SóProvas


ID
2590831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a Idade Média (e em algumas regiões, até o século XVIII), o monacato converteu-se em um “estado” prestigioso, desempenhando muitas tarefas da vida pública e, em alguns casos, de forma monopolista.

G. Winkler. Monacato y ordenes religiosas. In: J. Lezenweger (Org.). Historia de 1a Iglesia Catolica. Barcelona: Editora Herder, 1998, cap. V.


Com relação às ideias do texto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra B.

    Na letra A fala fala que os conventos medievais tinham uma reduzida capacidade econômica devido ao voto de pobreza, isso não é verdade, na Medievalidade Européia, tudo que estava ligado a fé,religião tinha uma influência política, cultural e também econômica. Portanto na questão em si, o que retrata fielmente sobre o poder da religião, influência que ela tinha sobre a sociedade falando que os domínios monásticos na Idade Média constituíam senhorios com capacidade de justiça e imunidade jurisdicional é a letra B.

  • A Igreja católica foi a instituição mais poderosa pois controlava a cultura, o cotidiano e justificava a ordem estamental feudal com o discurso que Deus criou aqueles que oram (o clero) os que guerreiam (a nobreza) e os que trabalham (os servos). Também era a instituição mais rica e chegou a possuir um terço das terras europeias.

    *a igreja banalizou os prazeres materiais, afirmou que as doenças e as catástrofes eram resultado da ira Divina contra os pecados do povo, vendia indulgências para as pessoas salvarem sua alma da condenação eterna e etc.