SóProvas


ID
259087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à biodiversidade.

Identificam-se duas abordagens no estudo denominado ecologia da paisagem, uma de ordem geográfica, que privilegia o estudo da influência do ser humano sobre a paisagem e a gestão do território, e outra de ordem ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial nos processos ecológicos, bem como a importância dessas relações no que se refere à conservação biológica.

Alternativas
Comentários
  • Ecologia da paisagem

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     
     

    Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os padrões espaciais e processos ecológicos em diversas escalas de paisagem e níveis de organização[1][2][3]. É uma ciência interdisciplinar, integrando biofísica e enfoques analíticos com perspectivas humanísticas e holísticas através das ciências naturais e sociais. Paisagens são áreas geográficas espacialmente heterogêneas, caracterizadas por diversas interações de ecossistemas, desde sistemas aquáticos e terrestres relativamente naturais como as florestas, campos e lagos, até ambientes dominados pelo homem, incluindo cenários urbanos e agrícolas.[2][4][5]. As principais características da ecologia das paisagens são sua ênfase no relacionamento entre os padrões, processos e escalas e seu foco em tópicos ambientais e ecológicos de grande escala. Isto exige a cooperação entre as ciências biofísicas e socioeconômicas. Os principais tópicos de pesquisa nesta área incluem fluxos ecológicos nos mosaicos de paisagens, uso e mudança da cobertura do solo, a relação do padrão das paisagens com os processos ecológicos, conservação da paisagem e sustentabilidade.

  • A ecologia de paisagens é uma nova área de conhecimento dentro da ecologia, marcada pela existência de duas principais  abordagens: uma geográfica, que privilegia o estudo da influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; e  outra ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância destas  relações em termos de conservação biológica. Estas abordagens apresentam conceitos e definições distintas e por vezes  conflitantes, que dificultam a concepção de um arcabouço teórico comum. Nesse trabalho, proponho uma definição  integradora de paisagem como sendo “um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo esta  heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação”.  Esse “mosaico heterogêneo” é essencialmente visto pelos olhos do homem, na abordagem geográfica, e pelo olhar das  espécies ou comunidades estudadas na abordagem ecológica. O conceito de paisagem proposto evidencia ainda que a  paisagem não é obrigatoriamente um amplo espaço geográfico ou um novo nível hierárquico de estudo em ecologia, justo  acima de ecossistemas, pois a escala e o nível biológico de análise dependem do observador e do objeto de estudo. A  ecologia de paisagens vem promovendo uma mudança de paradigma nos estudos sobre fragmentação e conservação de  espécies e ecossistemas, pois permite a integração da heterogeneidade espacial e do conceito de escala na análise ecológica,  tornando esses trabalhos ainda mais aplicados para resolução de problemas ambientais. 

    Fonte: Jean Paul Metzger - Biota Neotropica v1 (n1)  BN00701122001
  • A ecologia de paisagens lida com a relação espacial e processos ecológicos. E o foco principal da pesquisa em ecologia de paisagens é o estudo da casualidade entre padrões espaciais (a estrutura da paisagem) e os processos ecólogicos.