-
Gabarito: letra B.
A pecuária foi a principal atividade econômica para o povamento do Ceará.
-
A crianção do Gado foi um importante evento para “os sertões” mais pra frente como é explicado na história do Ceará, o charque assumiu um papel muito importante por questões de conservar a carne para longas viagens. O algodão que foi durante um bom período com a crise americana, a nossa principal fonte economia.
-PMCE
-
Período Colonial: Pecuária, destaque para a charqueada.
Obs: Charqueadas entrou em decadência por alguns fatores: Seca (1777-1778, 1790-1793), a concorrência com a charque do sul do país e as mudanças ocorridas no mercado europeu como a preferencia europeia para o algodão.
Período Imperial: Agricultura (Algodão)
-
A ocupação da Capitania do Siara Grande foi feita através da atividade pecuária, a principal responsável pela ocupação da capitania, sendo que dos 2472 lotes das sesmarias solicitados entre 1679 e 1824, 90,85% eram para criação de gado.
Até a primeira metade do século XVIII, a Capitania do Siara foi marcada pela presença de fazendas de gado dispersas pelo sertão, na qual promoveu o processo de povoamento da região.
gab : B
-
lembrando que essa interiorização no ceará foi feita por uma figura marcante até hoje na cultura nordestina, os vaqueiros
-
PMCE 2021
-
GABARITO: B
O processo de colonização do Ceará aconteceu tardiamente comparado as principais capitanias: Pernambuco e Bahia. Isso, devido ao desconhecimento do território e a resistência indígena e a fatores naturais como as correntes marítimas que dificultavam o acesso ao território. Nesse momento A criação de gado se tornou uma atividade central no processo de ocupação do interior do Ceará.