-
As terras atualmente pertencentes ao Ceará foram doadas, em 1535, a Antônio Cardoso de Barros, mas este não se interessou em colonizá-las e nem sequer chegou a visitar a capitania,embora tivesse ocupado o cargo de provedor-mor da Bahia no governo geral de Tomé de Sousa. Cardoso de Barros, inclusive, faleceu em 1556, ao lado do primeiro bispo do Brasil dom Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos índios Caetés, após um naufrágio na costa de Alagoas(por: Farias, Airton de). A primeira tentativa séria de colonização portuguesa ocorre com Pero Coelho de Sousa, que lidera a primeira bandeira feita em 1603, demonstrando por isso certo interesse de Portugal em colonizar o Ceará.
O Forte São Sebastião de Martin Soares Moreno A missão dos bandeiristas era explorar o rio Jaguaribe, combater piratas, "fazer a paz" com os indígenas e tentar encontrar metais preciosos. partindo da Paraíba, à frente de 200 índios "mansos" (já submissos ao conquistador) e de 65 soldados (entre os quais o jovem Martim Soares Moreno), Pero Coelho atingiu pelo litoral a serra de Ibiapaba, onde travou combate com os índios Tabajaras e alguns franceses, então aliados. Derrotando os adversários, Pero Coelho tentou seguir para o Maranhão, mas só atingiu o rio Parnaíba (Piauí) pois seus homens, cansados, maltrapilhos e famintos recusaram-se a prosseguir viagem. De retorno ao litoral, o capitão-mor fundou o Forte de São Tiago, às margens do Rio Ceará e o povoado de Nova Lusitânia. Ficou ali pouco tempo. Os índios, ressentidos com o comportamento brutal dos "civilizados" europeus passaram aatacar o Fortim. Pero ,então, retirou-se para o rio Jaguaribe, construindo nas margens deste o forte de São Lourenço. Contudo, a pesada seca de 1605 a 1607 (a primeira registrada pela historiografia local) e os persistentes ataques indígenas levaram Pero Coelho a deixar o Siará em dolorosa caminhada, na qual pereceram de fome e sede alguns soldados e seu filho mais velho. Dirigindo-se ao forte do Reis Magos no rio Grande do Norte e depois Paraíba e Europa, Pero Coelho faleceu em Lisboa, pobre, após tentar cobrar de Portugal os pagamentos pelos serviços prestados nas terras cearenses. Fracassava, assim, a tentativa pioneira de ocupação do "ceará Grande".
FONTE: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Cear%C3%A1)
-
Fortaleza foi fundada em 13 de abril de 1726, tendo como sua primeira "sede" a vilda de Aquiraz, e em 1799 a Província do Ceará é desmembrada da Província de Pernambuco e Fortaleza é eleita Capital.
-
Em 1649, uma nova expedição holandesa no Ceará, expedição antes negociada com os indígenas, construiu, às margens do Riacho Pajeú, o Forte Schoonenborch. Começava, nesse momento, a história de Fortaleza, sendo responsável por seu início o comandante holandês Matias Beck. Em 1654, com a retirada dos holandeses, o forte foi rebatizado de Forte de Nossa Senhora de Assunção. Em 1726, o povoado do forte foi elevado à condição de vila. Em 1799, a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza foi escolhida capital.
-
A cidade de Fortaleza foi fundada após a expulsão definitiva dos holandeses pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte Shoonemborch, criado pelos holandeses, para Nossa Senhora da Assunção.
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.
A resposta está errada.
-
Fortaleza, a capital do Ceará, foi fundada no dia 13 de abril de 1726, ao redor do rio Pajeú. Sua elevação à condição de cidade ocorreu apenas em 1823, mas seu núcleo original remonta do século XVII. A ideia de Portugal era estabelecer no local um forte que servisse para defender a região contra estrangeiros e facilitasse o contato com o norte do Brasil.
Durante o período colonial, o domínio português no Ceará foi interrompido em dois momentos pelos holandeses: em 1637, quando conquistaram o forte de São Sebastião, e em 1649, com a construção do Forte de Schoonemborch.
GABARITO: INCORRETO ( Pois a capital foi fundada em 1726 o que indica início do Séc.XVIII e não fim do Séc.XVIII ).
FONTE: https://seuhistory.com/hoje-na-historia/e-fundada-cidade-de-fortaleza
-
Sai daqui Jack Sparrow
-
ESTRATÉGIA CONCURSOS
A aglomeração inicial da região de Fortaleza é conhecida pela presença da etnia Potyguara
estabelecida nas margens do rio Cocó e o Ceará. Já no início do século XVII os portugueses iniciaram
o processo de colonização do Ceará construindo naquela região o Fortim de São Tiago nomeando de
Nova Lisboa aquele povoado, sendo abandonado após a seca de 1605. Posteriormente, no ano de
1613, o português Martim Soares Moreno retomou o forte dando a esse o nome de Forte de São
Sebastião que no ano de 1631 após aliança entre Potyguaras e holandeses sofre uma tentativa de
tomada sem êxito. No ano de 1644, esse Forte foi destruído por índigenas que expulsaram os
holandeses que haviam tomado o forte em 1637. Já em 1649 a segunda expedição holandesa
construiu o Forte de Schoonenborch que depois de sete anos foram expulsos pelos portugueses que
melhoraram a estrutura do forte e nomearam a região de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção,
que no ano de 1690 teve o surgimento de um simples povoado.
Em 17 de março de 1823 Fortaleza é elevada pelo Imperador D. Pedro I a categoria de cidade sob o
título de Cidade de Fortaleza de Nova Bragança que depois de pouco tempo retoma ao nome de
Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.
Nesse período apesar de sua dependência de outras regiões estabeleceu seu comércio de
exportação de algodão principalmente para a Inglaterra que promoveu o desenvolvimento da
cidade. Essa nova fase despertou interesses de Portugal na qual veio separar Ceará de Pernambuco
no ano de 1799, o que despertou diversos interesses da elite local para que a então vila se tornasse
capital. Sendo assim o surgimento de Fortaleza se deu por um movimento próprio que envolveu
diversos interesses econômicos e políticos ao longo de sua formação, não sendo um fator de simples
proteção territorial.
Gabarito: Errado
-
A cidade de Fortaleza foi fundada após a expulsão definitiva dos holandeses pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte Shoonemborch, criado pelos holandeses, para Nossa Senhora da Assunção.
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.
GABARITO: ERRADO