SóProvas


ID
259090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à biodiversidade.

Denomina-se hotspot toda área prioritária para a conservação ambiental que apresenta alta biodiversidade de espécies endêmicas, e preservação de, ao menos, três quartos de sua vegetação original.

Alternativas
Comentários
  • Área rica em biodiversidade, com cerca de 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenham a vegetação original de sua região reduzida. A Mata Atlântica e o cerrado são os principais Hotspots do Brasil.

    O conceito de Hotspots foi criado por Dr. Norman Myers, em 1988, cujo conhecimento foi incorporado nos trabalhos da Consevation International como indicador para priorizar quais locais do mundo receberiam maior atenção dos programas de conservação.

    A teoria de Myers foi aperfeiçoada por Russel A. Mittermeier, presidente da Conservation, em 1996. A revista Nature, em 2000, publicou artigos que noticiavam que os conservacionistas estavam longe de protegerem todas as espécies ameaçadas de extinção no mundo.

    O conceito de Hotspot aumentou a eficiência de ações e projetos que investem recursos em trabalhos de conservação. Os pontos críticos estudados revelam que a biodiversidade não está distribuída de forma homogênea no planeta.

    Considera-se que 60 % de todas as espécies de plantas e animais se encontram em apenas 1, 4 % da superfície terrestre. Nos projetos prioriza-se o trabalho ambiental em áreas mais ricas em biodiversidade, como florestas tropicais.

    O que determina se uma região é considerada Hotspot é a existência de espécies endêmicas, espécies restritas e exclusivas de um determinado ecossistema. O grau de ameaça de um ecossistema também é considerado, no qual 75 % ou mais da vegetação nativa tenha sido devastada.

  • O CONCEITO DE HOTSPOTS
     
    Foi concebido em 1988, pelo ecólogo inglês Norman Myers. Ele definiu os Hotspots como ecossistemas que cobrem uma pequena parcela da superfície da Terra, mas que abrigam uma alta porcentagem da biodiversidade global, com ênfase às florestas tropicais. Mais tarde, o conceito foi refinado por Myers juntamente com os pesquisadores da Conservação Internacional.
     
    Dois fatores determinam a classificação de uma área como Hotspots: o número de espécies endêmicas (que existem ali e em nenhuma outra parte do planeta) e o grau de ameaça. As plantas são usadas como medida de endemismo.

    Fonte: 
    http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=71
  • Hotspot Ambiental: Região contendo pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas + ter perdido mais de ¾ de sua vegetação original.
    Área prioritária para conservação. Alta biodiversidade e com alto grau de ameaça. A Mata Atlântica é um hotspot. 
  • Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.
  • Hotspots  de diversidade =  locais onde se concentra uma alta diversidade de espécies associada a uma grande ocorrência de endemismos. Estes são  parâmetros indicadores de prioridade para a conservação e a preservação (MacNeedly et al. 1990)
  • Gabarito: errado

    A questão erra ao dizer que  "...... preservação de, ao menos, três quartos de sua vegetação original". 

    O correto é dizer perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.


    Fonte: Conservação Internacional - Brasil  

  • No mundo, existem áreas de grande riqueza natural e de ampla biodiversidade, mas que estão sob ameaça de degradação ou de extinção. São os chamados hotspots. No Brasil, encontram-se dois deles: a Mata Atlântica e o Cerrado.

    Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/2017/05/especies-unicas-e-ameacadas-fazem-da-mata-atlantica-hotspot-mundial/

  • Pensem em uma questao que eu sei mas sempre erro por falta de atencao....NAO E PRESERVADO 3/4 E SIM DEVASTADO UTILIZADO...