Resumo: Conferência do Equador
> Mesmo contando com alguns princípios de natureza liberal, a Constituição de 1824 foi marcada por uma série de dispositivos contrários ao seu aparente liberalismo. A centralização dos poderes acabava gerando a insatisfação de muitos dos representantes políticos do período.
> Tomado por essa orientação contraditória de sua carta constitucional, um grupo de habitantes de Pernambuco iniciou um movimento antimonarquista. Tal oposição originou-se nas constantes crises da economia regional e as cargas tributárias impostas pelo governo.
> Confederação do Equador ganhou tal nome em razão de sua proximidade geográfica com a Linha do Equador.
.> Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba participaram do movimento.
> Os revoltosos buscaram criar uma constituição de caráter republicano e liberal
> O governo imperial tomou medidas severas contra o movimento separatista. Dom Pedro I pediu empréstimos à Inglaterra e contratou mercenários ingleses para que lutasse contra os revoltosos
> Não resistindo ao enfraquecimento interno do movimento e a dura reação imperial, a Confederação do Equador teve seu fim. Dezesseis envolvidos foram acusados e executados pelas instituições judiciárias do Império. Entre eles, Frei Caneca teve como pena a morte por fuzilamento.
Fonte: Meus resumos baseados no https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-confederacao-equador.htm