SóProvas


ID
2590960
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I – Do que as pessoas têm medo?


A geração pós-1980 e início de 1990 só conhece os tempos militares pelos livros de História e pelas séries da TV. Para a maioria dela, as palavras “democracia” e “liberdade” têm sentido diferente daquele para quem conheceu a falta desses direitos e as consequências de brigar por eles. Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto.

A liberdade não é um benefício seletivo. Não existe numa sociedade quando alguns indivíduos têm mais liberdade que outros, ou quando a de uns se sobrepõe à de outros.

É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis. Foi assim com a conquista do voto da mulher, com a trajetória até o divórcio e para que a “desquitada” deixasse de ser discriminada. Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. Hoje, ninguém se importa em ver um casal se beijando numa novela (desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher). Há pouco mais de 60 anos, o primeiro beijo na TV, comportado, um encostar de lábios, foi um escândalo para a época.

A questão do momento é se existe limite para a expressão da arte.

                                    Simone Kamenetz, O Globo, 18/10/2017. (Adaptado) 

Considerando o texto como um todo, assinale a opção que apresenta a função dos dois primeiros parágrafos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Fiquei entre a B (o 3 parágrafo já começa falando das mudanças inevitárveis da sociedade) e a E. Mas aí pensei, embora o parágrafo 1 valora a luta contra a ditadura, quem me garante, no texto, que foram os cidadãos que lutaram pela democracia? O texto não deixa claro quem foi. 

  • B.

    Questão difícil, o indivíduo deve ler um pedaço do terceiro parágrafo e nem o comando e nem as alternativas referem-se a algo sobre.

  • Gabarito: B

     

    Terceiro parágrafo: "É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando..."

  • O lance é conhecer essa bosta de banca, ela coloca argumentos lógicos para induzir o candidato ao erra, mas aje por pura teoria textual, ou seja, o que vem no inicio, logicamente, serve para introduzir o restante do texto. Só isso.

     

  • Poderia ser a letra B ou E, mas o examinador quis que fosse a letra B, FGV é isso bb! =)

    ..... tipo a prova é minha e eu pergunto o que eu quiser, e a resposta é minha vc só vai acertar se eu quiser tb! Tománestecu! 

  • péssimo texto, e a banca faz referencia ao primeiro e segundo paragráfo, mas a resposta vc só encontra no terceiro... aff

  • esse "inevitáveis" matou a alternativa, na minha humilde opnião. Fundamento com os seguintes trechos: "devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto." contido no primeiro parágrafo "e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis." contido no terceiro.

  • Também pensei assim, Ygor Vidal. No entanto, por eliminação, a alternativa certa é a letra "B".

  • Nunca leia só a parte menciada no cabeçalho da questão :((( Errei

  • O pulo do gato está no comando que pede para considerar o texto como um todo e depois pede a função dos dois primeiros parágrafos.

     

  • Questão difícil,mas honesta.Quem reclama da FGV, não teve o desprazer de conhecer :Fundatec e Quadrix.

    Gabarito: B.

  • To começando a responder questões de português da FGV agora pra fazer o TJ-AL e to vendo que são piores que as da FCC...

     

    As da FCC são viajadas mas pelo menos consigo acertar.

  • Para responder as questões de da banca não é possível se prender ao enunciado. Ler e reler o texto inteiro é fundamental.

     

    A resposta dessa questão, por exemplo, estava no terceiro parágrafo, quanto o enunciado mencionou o primeiro e o segundo. Interpretação se faz de texto inteiro, e não de enunciado.

     

    Mas concordo! Essa FVG é o Ó!!

     

    Eu que estava achando a Fundatec do capiroto.....

  • Conforme os colegas disseram que "a resposta você encontra no terceiro parágrafo", concordo em partes, na verdade, você encontra o enredo do comando da questão no terceiro parágrafo, todavia consoante ao verbo "Introduzir" da alternativa b), a função primordial do parágrafo primeiro e o do parágrafo segundo é "Iniciar o tema das mudanças inevitáveis de uma sociedade." Sendo assim, alternativa b está correta!

  • Na moral, a FGV quer se passar pela banca geniosa do português, mas se esqueceu que geniosidade requer, antes de qualquer coisa, simplicidade.

  • Desde quando são mudanças inevitáveis?????????? A própria autora do texto deixa claro que é preciso muita luta pra se alcançar determinadas mudanças. Banca bosta.

  • A palavra "INEVITÁVEIS", na minha opinião, extrapola os limites do texto.

     

    Mas, infelizmente, esse tipo de questão é recorrente em prova da FGV. 

  • vamos indicar para comentario dos professores......

     

  • Errei por conta do termo "inevitáveis". Como podem ser inevitáveis se precisam vencer os movimentos conservadores?

  • Gabarito: "B" >>> Introduzir o tema das mudanças inevitáveis de uma sociedade. 

     

    Em que pese a FGV pede ao candidato para se basear nos dois primeiros parágrafos, a resposta está no terceiro, quando a autora diz que: "(...) o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis. (...)"

     

  • Quando vc não conseguir interpretar as questões da fgv, faça o seguinte:

    1°Não marque logo de cara aquela que vc tem certeza que é a certa,por mais que seja 2+2=4

    2°Elimine aquelas que de uma maneira ou de outra falam a mesma coisa,porém com outras palavras,memo sentido...

    3°analise aquela que está escrita de uma maneira complicada,inteligente... (em se tratando de fgv eu sempre marco ela) 80 % de acertos

     

     

  • Trecho que faz a ligação:

    É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações...

    A luta contra a ditadura foi utilizada como exemplo de mudança.

  • Gente, com a FGV não existe essa de ler só o trecho ou só o parágrafo que eles indicam.

     

    Se não bastasse, nessa questão eles deixaram claro que era para considerar o texto como um todo. De fato, só se encontra a finalidade do texto lá pelo terceiro parágrafo.

     

    Agora a parte de inevitável...

  • A RESPOSTA DA QUESTÃO TÁ NO 3 PARAGRAFO 

     

    NOTE QUE ELA FALA CONSIDERANDO O TEXTO COMO UM TODO 

     

    ....Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer....

     

    SENTIRAM A MALDADE ??

     

    FICOU FÁCIL NÉ ??  SEGUIMOS ....

  • Atentem-se que a questão pede para considerar o texto COMO UM TODO, porém com foco direcionado para o significado dos dois primeiros parágrafos como forma de justificativa, motivação, do terceiro parágrafo, é mais ou menos isso.

  • O índios praticamente não traziam mudanças - se elas ocorriam, eram quase imperceptíveis. O mesmo acontecia com diversas tribos. Talvez, não por acaso, foram dizimadas. Não dá para chamar de inevitáveis as mudanças. Até porque se fossem inevitáveis esses poucos cidadãos não teriam de pagar um preço tão caro para lutar por elas. Eles fizeram acontecer.

  • Questãozinha difícil, pero no mucho. Tinha que se atentar ao enunciado: Considerando o texto como um todo, assinale a opção que apresenta a função dos dois primeiros parágrafos."

    A) Estabelecer o sentido de “liberdade” para a autora do texto. ERRADO, porque vc só considera parte do texto.

    "A liberdade não é um benefício seletivo. Não existe numa sociedade quando alguns indivíduos têm mais liberdade que outros, ou quando a de uns se sobrepõe à de outros."

    B) Introduzir o tema das mudanças inevitáveis de uma sociedade. Eis a resposta CORRETA.

    Os dois parágrafos introduzem o tema, contextualizando-o no período militar, na qual a liberdade era restrita, e que serviu de embrião para as mudanças de paradigmas que são explicitadas no decorrer do texto pela autora.

    C) Criticar a falta de conhecimento histórico das gerações atuais. ERRADA. Extrapolação.

    D) Demonstrar que nem todas as mudanças históricas são fáceis. ERRADA. De fato não são. O 1º parágrafo expõe isso. Porém, novamente, o contexto deve ser levado em conta. O texto fala sobre "a evolução das sociedades, quebra de paradigmas". Os parágrafos iniciais introduzem e contextualizam o tema, que é desenvolvido no decorrer do texto com exemplos

    E) Valorizar a disposição de luta de alguns cidadãos. ERRADA

    Essa letra E é similar à alternativa A. Ambas encontram amparo no 1º parágrafo. Mas, de novo, vc se atém apenas a parte do texto, e não ao TODO, como pede o enunciado.

    "Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto.

    Questãozinha chata e que complica um pouco na hora da prova. Mas com treino chegamos lá.

    @v@nte_rumo@posse

  • coitado do contador do SEFIN-RO

  • Acertei por conhecer questões da FGV, mas é evidente que o gabarito está errado. Eu falo que os examinadores de português deles são quase analfabetos funcionais.

  • Um indicativo-> Compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando.

    Não há argumento racional para a prevalência do gabarito da questão. O argumento é a subjetividade da banca que tem que ser apreendida pelo candidato.

    Só acertei porque vim avisado e já estou entendendo mais a banca.

    Indico a Q871101 para praticar. Vá com o mesmo raciocínio desta questão e acertará.

    Letra B

  • O PRIMEIRO VERBO DAS ALTERNATIVAS É PRIMORDIAL.

    INTRODUZIR O TEMA.

  • Novamente, atentem ao COMANDO da questão:

    "Considerando o texto como um todo, assinale a opção que apresenta a função dos dois primeiros parágrafos."

    Não pede a interpretação exclusiva dos dois primeiros parágrafos, mas do texto inteiro, analisando em sequência os parágrafos iniciais.