SóProvas


ID
2590966
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I – Do que as pessoas têm medo?


A geração pós-1980 e início de 1990 só conhece os tempos militares pelos livros de História e pelas séries da TV. Para a maioria dela, as palavras “democracia” e “liberdade” têm sentido diferente daquele para quem conheceu a falta desses direitos e as consequências de brigar por eles. Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto.

A liberdade não é um benefício seletivo. Não existe numa sociedade quando alguns indivíduos têm mais liberdade que outros, ou quando a de uns se sobrepõe à de outros.

É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis. Foi assim com a conquista do voto da mulher, com a trajetória até o divórcio e para que a “desquitada” deixasse de ser discriminada. Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. Hoje, ninguém se importa em ver um casal se beijando numa novela (desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher). Há pouco mais de 60 anos, o primeiro beijo na TV, comportado, um encostar de lábios, foi um escândalo para a época.

A questão do momento é se existe limite para a expressão da arte.

                                    Simone Kamenetz, O Globo, 18/10/2017. (Adaptado) 

O segmento colocado entre parênteses – “desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher” – indica que

Alternativas
Comentários
  • "...e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. Hoje, ninguém se importa em ver um casal se beijando numa novela (desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher)". Logo, de acordo com o texto, alguns movimentos conservadores não foram vencidos; como os de casais homoafetivos se beijando numa novela, por exemplo. 

  • Apesar da sociedade possuir liberdade alguns paradigmas ainda não foram quedrados.

  • excelente questão

  • Que comentário mais inútil esse do Rodrigo

  • A) 

    nem todos os paradigmas conservadores foram quebrados. porém deve ser entre um homem e uma mulher, caso contrário,  será rejeitado pela sociedade, ou seja, isso é uma verdade poucos aceitam ambos do mesmo sexo se beijarem, eu não aceito, mas uma minoria aceita isso

  • a) CORRETA. O texto traz esse exemplo justamente para demonstrar que as mudanças podem ocorrer de maneira fracionada. Ou seja, para que ocorra uma efetiva mudança há de se quebrar paradigmas, de modo que movimentos conservadores precisam ser vencidos para que a mudança se dê de forma integral.

    b) INCORRETA. O texto fala justamente da inevitabilidade das mudanças sociais, no que tange à percepção do que é moral ou não. Assim, não há se falar que a sociedade preserva valores permanentes. Se assim fosse, até hoje as conquistas sociais não teriam se operado.

    c) INCORRETA. O texto não defende ideias, mas propõe uma reflexão sobre as mudanças sociais.

    d) INCORRETA. Alguém já viu beijo entre pessoas do mesmo sexo na TV aberta? É notório que a sociedade, hoje em dia, aceita com muito mais naturalidade o homossexualismo, até há relacionamentos homoafetivos nas novelas. Mas a homossexualidade não é exibida com a mesma naturalidade de um relacionamento heteroafetivo na TV. Ou seja, não se pode falar que a TV já aderiu às mudanças modernizadoras.

    e) INCORRETA. O texto se refere à inevitabilidade das mudanças e das alterações dos valores sociais, não dá ideia de que algumas ideias não são passíveis de mudança. O sentido é diferente.

  • Amigos, enfim uma questão fácil da FGVVVVVVVVVVVVVVV!!

  • (OFF TOPIC) E quem disse q todos os paradigmas da sociedade devem ser quebrados??