SóProvas


ID
2590975
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I – Do que as pessoas têm medo?


A geração pós-1980 e início de 1990 só conhece os tempos militares pelos livros de História e pelas séries da TV. Para a maioria dela, as palavras “democracia” e “liberdade” têm sentido diferente daquele para quem conheceu a falta desses direitos e as consequências de brigar por eles. Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto.

A liberdade não é um benefício seletivo. Não existe numa sociedade quando alguns indivíduos têm mais liberdade que outros, ou quando a de uns se sobrepõe à de outros.

É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis. Foi assim com a conquista do voto da mulher, com a trajetória até o divórcio e para que a “desquitada” deixasse de ser discriminada. Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. Hoje, ninguém se importa em ver um casal se beijando numa novela (desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher). Há pouco mais de 60 anos, o primeiro beijo na TV, comportado, um encostar de lábios, foi um escândalo para a época.

A questão do momento é se existe limite para a expressão da arte.

                                    Simone Kamenetz, O Globo, 18/10/2017. (Adaptado) 

O título do texto é uma pergunta: De que as pessoas têm medo?


Segundo o que se pode depreender do texto, a resposta mais adequada seria:

Alternativas
Comentários
  • B- De mudanças   

  • Mudanças. Porque algumas são muito complexas devido ao seu alto nível de dificuldade de serem aceitas pela sociedade.  Exemplo: beijo na novela entre casais do mesmo sexo.

  • Para a autora, as pessoas têm medo das mudanças.

    Trecho do texto: " É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis.  (...) Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. (...)"

    Ao longo do texto, tive a impressão de que ela estaria, inclusive, incentivando o leitor, mais ou menos assim: "ei, não fique com medo de mudar; de ser diferente; sempre foi assim.... faz parte da evolução;  Veja como era antigamente; Mas algumas pessoas corajosas quebraram os paradigmas é hoje tudo isso é normal; você tbm precisar lutar, vamos nos unir e vencer os movimentos conservadores até que (......qualquer coisa conversadora....)  também seja normal" rs...

  • Respondi fazendo uma análise técnica do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. A resposta da questão estaria na conclusão que versa sobre as mudanças de paradigma. 

  • Coloquei radicalismo!

  • Excelente Questão !

  • Marquei b depois foi pra a...

    um dia ainda aprendo a fazer provas rsrsrsrs

  • Excelente comentário, Isabelle ..., além de inteligente, é vascaína! 

  • Todos os exemplos remetem a mudanças, cada qual ao seu tempo, que geraram revolta e aceitação posterior.

  • Para quem gosta de estatística: o primeiro colocado nesse concurso acertou 7 questões de português e o segundo acertou 6.

  • "se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta"

     

    POR IRONIA DO DESTINO, TROCARAM UMA DITADURA POR OUTRA

  • Acertei 60% das questões de português dessa prova. Geralmente é um aproveitamento que eu lamentaria, mas nessas circunstâncias... Foi uma prova extremamente difícil, com as primeiras perguntas sem nexo, com gabaritos completamente questionáveis. Uma verdadeira diarreia na cara do candidato, proporcionada por essa banca que todos conhecemos bem.


  • FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:

    Q587841

    Q878401

    Q870973

    Q628240

    Q633825

    Q74582

    Q574507

    Q623771

    Q110094

    Q691826

    Q603128

    Q110503

    Q837906

  • Acertei 9/10 dessa prova! nunca imaginei fazer isso numa prova da FGV! meu medo é que seja uma ilusão de que estou começando a ''entender'' melhor os critérios e estilo da banca.

  • A galerinha da puberdade sente orgasmos de loucura ao ler um texto desse. (A autora faz seu trabalho direitinho)

  • ..........e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer.