Entrevista - O Diálogo Possivel (Cremilda Medina)
Cap. 3 Pág. 16-18
Subgêneros da espetacularização:
1) Perfil do pitoresco
2) Perfil do inusitado
3) Perfil da condenação
4) Perfil da ironia "intelectualizada
Subgêneros da compreensão aprofundamento:
1) Entrevista conceitual
2) Entrevista-enquete
3) Entrevista investigativa
4) Confrontação-polemização
5) Perfil humanizado
“Neoconfissões”.
Trata-se de um tipo de entrevista jornalística que funcionaria como uma espécie de divã. Um “striptease da alma” ou confissão que vai além do superficial, da informação, colocando o jornalista no papel de um confessor.
Entrevista diálogo
A entrevista-diálogo 'é uma busca em comum. O entrevistador e o entrevistado colaboram no sentido de trazer à tona uma verdade que pode dizer respeito à pessoa do entrevistado ou a um problema'. Pode parecer redundância chamar uma entrevista de diálogo, entretanto, o que se pode notar em muitos veículos de comunicação é a participação acentuada do próprio entrevistador, que muitas vezes acaba tendo mais evidência do que a fonte, ou ainda o depoimento como uma espécie de referendum de uma situação pré-estabelecida, a chamada entrevista-rito. Assim, ao estabelecer dialogias no interior da produção jornalística, o profissional contribuirá para mostrar uma visão polissêmica da realidade.
Entrevista-rito
Trata-se de obter uma palavra, que de resto não tem outra importância se não a de ser pronunciada hic et nunc. Um exemplo típico são as palavras dos campeões no final dos jogos, das misses após ter ganho o troféu, um ator com o Oscar na mão. “As próprias palavras da entrevista-rito são rituais. Elas completam a cerimônia.”
Entrevista anedótica
“ Muitas, a maior parte sem dúvida, das entrevistas de vedetes são conversações frívolas, ineptas, complacentes, onde o entrevistador busca a anedota picante, faz perguntas tolas sobre as fofocas e os projetos, onde o entrevistador e o entrevistado permanecem deliberadamente fora de tudo que possa comprometer. Esta entrevista se situa no nível dos mexericos.”