Bruno Rodrigues, colunista do Webinsider, está lançando um livro sobre técnicas de redação para internet, aquilo que muitos chamam de webwriting. É um livro pioneiro, o primeiro no gênero em língua portuguesa e possivelmente o terceiro no mundo, segundo pesquisas do autor.
Webwriting – Pensando o texto para a mídia digital aborda o processo para a construção de textos para a internet, de caráter publicitário, jornalístico ou empresarial.
Bruno vai além das definições comuns e dá dicas de como "fisgar" o leitor. Aborda o que seriam os princípios do webwriting e aprofunda em capítulos individuais cada um dos seus três mandamentos: a objetividade, a navegabilidade e a visibilidade.
Fonte: https://webinsider.com.br/livro-comenta-tecnicas-de-redacao-para-a-web/
OS 3 MANDAMENTOS DO WEBWRITING
Objetividade: O redator da internet deve evitar as tentações de ser pomposo ou prolixo demais. Passe as informações sem rodeios. Um bom limite para se ter em mente é o de não ultrapassar vinte linhas em cada texto. Não confunda objetividade com simples textos curtos. A linha do equilíbrio é o desejo do leitor. Pense como se fosse o leitor no momento da leitura. Se seu texto precisa ter mais de 20 linhas, considere quebrar ele em tópicos, subtítulos e links.
Visibilidade: O excesso de informação é um perigo constante. Os visitantes querem ser seduzidos pelo seu site como quem vai passear em um shopping quer ser seduzido pelas vitrines. E da mesma forma que existe toda uma técnica de vitrinismo, os sites também devem direcionar a atenção do leitor para os produtos certos. Isso envolve uma decisão estratégica de quais são as informações realmente prioritárias.
Navegabilidade: Aprenda com os guias de turismo. Permita que seus leitores cheguem com rapidez as informações que procuram. Evite levá-lo por caminhos indesejáveis e sempre que possível sugira algum atalho.
Vamos ver agora mais detalhes sobre cada um desses princípios.
• Evite o uso excessivo de links. Seu texto não deve ser uma estrada repleta de atalhos e saídas;
• Evite links nas primeiras linhas, este é o lugar onde você deve se concentrar em apresentar a principal informação que deseja passar;
• Evite na medida do possível usar links para sites externos dentro do seu próprio seu site. O leitor pode nunca mais voltar.
Fonte: https://aprendeai.com/microbook-webwriting-como-criar-textos-incriveis-como-ser-um-webwriter