SóProvas


ID
2593300
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Maria traz seu filho Marcelo, de 2 anos de idade, em consulta médica na unidade de saúde, com queixa de tosse e chiado como se tivesse “gatinho” no peito. Relata que começou a chiar aos 2 meses de idade, quando foi diagnosticado com bronquiolite, tendo sido internado na ocasião. Desde então, ao iniciar resfriados, já começa a chiar. Está na creche há 6 meses, e nesse tempo, adoeceu diversas vezes com chiado. A mãe comprou um aparelho de inalação e costuma fazer sempre que a criança começa a tosse, obtendo melhora. A respeito desse quadro, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Teste capicioso...

    a

    Independentemente da etiologia da sibilância, os broncodilatadores e corticoides inalatórios para terapia de manutenção estão bem indicados, em uso com espaçador com máscara. - e se for uma obstrução de via aérea inferior por corpo estranho?

    b

    A maioria das crianças com sibilância nessa fase vai evoluir para quadros graves de asma a partir de 6 anos. - Os estudos do NEJM de 1997 mostram que 20-30% das crianças evolui para asma (não grave) por volta dos 5 anos.

    c

    Um dos critérios para o diagnóstico precoce de asma é o fato de esta criança já ter tido uma internação relacionada à sibilância. - A internação foi por bronquiolite e isto, sozinho, jamais diagnostica asma.

    d

    Um dos diagnósticos diferenciais prevalentes nesses casos é a alergia ao leite de vaca. - Sem esta palavra, a alternativa estaria correta.

    e

    No caso em questão, apesar da evidente sibilância, ainda não se pode afirmar que essa criança tem asma. - CORRETA (vide B)