SóProvas


ID
2593684
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na compreensão global do texto e de elementos da composição textual, responda a questão.


                           As raízes do caráter nacional


      Parece possível distinguir duas tendências fundamentais na reação ao grupo estranho: uma de admiração e aceitação, outra de desprezo e recusa. 


      Aparentemente, quase todos os seres humanos apresentam essas duas tendências fundamentais. A participação em nosso grupo provoca sentimentos de segurança e bem estar, pois supomos entender que os que falam a nossa língua têm um passado em comum conosco, e também sabem o que esperar de nós. Mesmo quando nos desentendemos, sabemos por que isso ocorre, podemos esperar que nosso interlocutor acabe por nos entender e aceitar. E nisso talvez a linguagem desempenhe um papel fundamental, pois os homens geralmente são incapazes de utilizar perfeitamente mais de uma língua, e só naquela aprendida na infância somos capazes de exprimir todas as sutilezas do pensamento, todas as formas de ódio e amor. Além disso, o local em que nascemos e crescemos, a paisagem que conhecemos, tudo isso parece constituir um universo próximo e amigo, cujo reencontro é sempre uma alegria e uma consolação.

      No outro extremo, o estrangeiro provoca a nossa desconfiança, às vezes o nosso medo. Nem sempre entendemos os seus gestos e certamente não compreendemos a sua língua. Ele não se veste como nós, a sua fisionomia pode ser diferente da nossa e não adora nossos deuses. Entre os primitivos, o estrangeiro passava por uma complexa cerimônia, destinada a afastar os malefícios que trouxesse de seus demônios; ao voltar de uma viagem, as pessoas deveriam permanecer isoladas por algum tempo, até que delas se afastassem os demônios estranhos, acaso encontrados pelo caminho.

      E, no entanto, sentimos que o contrário também é verdade. Frequentemente sonhamos com um país distante, a terra prometida onde possamos realizar nossos desejos. Sentimos que aqueles que mais nos conhecem são também capazes de ignorar o que de melhor trazemos conosco. E o provérbio: “ninguém é profeta em sua terra” traduz precisamente essa ideia de que não podemos compreender integralmente quem está muito próximo de nós. As situações novas, além disso, são atraentes e provocantes: o novo ou desconhecido parece, pelo menos durante algum tempo, mais belo e atraente do que o velho; os nossos olhos parecem mais penetrantes ao observar a nova paisagem, ao admirar outras figuras humanas.

(LEITE, D. M. In.: O caráter nacional brasileiro. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1976. p. 11.)

Qual a função da linguagem predominante no texto?

Alternativas
Comentários
  • a) Emotiva.: tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

     

     b) Referencial. : tem como objetivo principal informar, referenciar algo.

     

     c) Apelativa.: caracterizada por uma linguagem persuasiva com o intuito de convencer o leitor.

     

     d) Metalinguística : caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma

     

     e) Fática : tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem.

     

    todamateria.com.br

  • "Aparentemente", "sonhamos com um país distante", "Sentimos"...não denota a função "Emotiva" ??

  • função emotiva- o emissor posiciona-se em relação ao tema, texto escrito em primeira pessoa, presença marcante das figuras de linguagem.

    função referencial- voltada para a informação, prevalece o texto escrito na terceira pessoa, transmite dados de uma realidade de forma direta e objetiva.

    função apelativa ou conativa-a intenção do emissor e influenciar o destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, presente nos anúncios publicitários.

    função fática- a preocupação do emissor é manter contato com o destinatário da conversa, testa o suporte através do qual a mensagem é veiculada, ex: conversas ao telefone.

    função metalinguística - presente em um texto que comenta outro texto, é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma, exemplo: dicionário.

  • Renan Cezar, a questão fala na linguagem PREDOMINANTE no texto.

  • Li com atenção e mesmo assim jurei que era um texto com puras características de uma opinião. AFF

  • ALGUÉM SABE O GABARITO DESSA QUESTÃO:

    O item abaixo em que NÃO ocorre qualquer forma de intensificação é:

    (A) ... pois os homens são geralmente incapazes de utilizar perfeitamente mais que

    uma língua...

    (B) Sentimos que aqueles que mais nos conhecem...

    (C) ... são também capazes de ignorar o que de melhor trazemos conosco.

    (D) ... não podemos compreender integralmente quem está muito próximo de nós.

    (E) ... o novo ou o desconhecido parece, pelo menos durante algum tempo, mais

    belo e atraente do que o velho...

  • Li o texto e percebi a presença de opiniões, subjetividade, 1ª pessoa....etc.