SóProvas


ID
2594095
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um computador com Linux, deseja-se instalar o sistema de arquivos ext3, mas com o nível de Journaling no qual se grava mudanças em arquivos de metadados, que força que a escrita do conteúdo dos arquivos seja feita após a marcação de seus metadados. Esse nível de Journaling é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Há três níveis de journaling disponíveis na implementação do Ext3:

    Journal: os metadados e os dados (conteúdo) dos arquivos são escritos no journal antes de serem de fato escritos no sistema de arquivos principal. Isso aumenta a confiabilidade do sistema, porém com uma perda de desempenho, devido à necessidade dos dados serem escritos duas vezes no disco.

    Writeback: os metadados são escritos no journal mas não o conteúdo dos arquivos. Essa opção permite um melhor desempenho em relação ao modo journal, porém introduz o risco de escrita fora de ordem onde, por exemplo, arquivos que são apensados durante um crash podem ter adicionados a eles trechos de lixo na próxima montagem.

    Ordered: é como o writeback, mas força que a escrita do conteúdo dos arquivos seja feita após a marcação de seus metadados como escritos no journal. Esse é considerado um meio-termo aceitável entre confiabilidade e performance, sendo, portanto, o nível padrão.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ext3

  • Tipos de Journaling

     

     Ordered: Também grava no jornal apenas os metadados, mas garante a escrita dos dados antes de atualizar os metadados. Ele escreve apenas os metadados, porém o jounal é atualizado no fim de cada operação. Possui o melhor custo benefício.

     

     Writeback: As alterações dos metadados são escritos no jornal. Isso permite maior performance, mas não garante que os dados sejam escritos em ordem.


    Journal: Ambos os metadados e dados são escritos no jornal. Mais lento, mas mais seguro.

     

    Resposta: A