SóProvas


ID
2594173
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Pedro utilizou um computador na casa de um amigo e digitou seus dados no teclado para acessar sua conta bancária e conferir seu saldo, que era de R$ 900,00. Uma semana depois, Pedro foi ao banco e solicitou um extrato de sua conta, no qual percebeu um débito de R$ 300,00 realizado nesse intervalo, valor que ele não havia movimentado. Nessa situação hipotética, que ameaça instalada no computador pode ter possibilitado o prejuízo?

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Keylogger

    Tipo específico de spyware. Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Normalmente a ativação do keylogger é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking

     

    OBS:

    Keylogger -------> Captura teclas digitadas

    Screenlogger --------> Captura a tela e as posições do cursor.

     

     

    FONTE: https://cartilha.cert.br/glossario/#k

  • Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta.

     

    Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego que entra e sai da sua rede. Ele autoriza ou bloqueia o tráfego de acordo com um conjunto específico de regras de segurança.

     

    Antispywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.

     

    Spam pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa", ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.

     

    "Keylogger" é um termo usado para se referir a um dispositivo capaz de capturar as teclas digitadas no computador. O intuito do keylogger é principalmente roubar senhas e dados. O keylogger pode ser em software ou em hardware.

  • Keylogger: Programa que captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário.

  • Keylogger = Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário.

    GAB: E

  • spyware - progama espião

    keylogger - programa espião , tudo que é digitado, teclado é capitado (senhas, dados)

  • Falou em TECLADO é KEYLOGGER.

  • Keylogger. coleta informações. É um programa espião.

  • Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.

  • É, Pedro, seu amigo deve ser um ladrãozinho 

  • Keylogger - captura as teclas digitadas pelo usuário. Por este motivo os bancos utilizam o "teclado virtual".

  • MEU RESUMO SOBRE CÓDIGOS MALICIOSOS

    _____________________________________________________________________________

    PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:

     

    VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.

    WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.

    BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.

    BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.

    TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.

    PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira''.

    ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.

    TRAPDOORS: falhas de programação.

    SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado GABARITOscreenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.

    RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.

     

    obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.

  • GABARITO E


    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. 

    Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digitascreenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.


    bons estudos

  • A Palavra chave da questão foi "teclado".

  • GABARITO: E.

     

    Alguns tipos específicos de programas spyware são:

     

    Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

     

    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

     

    Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Gabarito: letra E

    Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta.

     

    Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego que entra e sai da sua rede. Ele autoriza ou bloqueia o tráfego de acordo com um conjunto específico de regras de segurança.

     

    Antispywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.

     

    Spam pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa", ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.

     

    "Keylogger" é um termo usado para se referir a um dispositivo capaz de capturar as teclas digitadas no computador. O intuito do keylogger é principalmente roubar senhas e dados. O keylogger pode ser em software ou em hardware.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware que é capaz de obter informações particulares da vítima, como, por exemplo, senha de contas bancárias. 

     

    A)     Incorreta – O malware “Adware” é um tipo de spyware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.

    B)     Incorreta – O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores.

    C)     Incorreta – Antispyware é um software utilizado para impedir a entrada de spywares, bem como detectar e eliminar os spywares presentes na máquina do usuário. 

    D)     Incorreta – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.

    E)     Correta – O “Keylogger” é um tipo de spyware que tem como função capturar as teclas digitadas do usuário para que o criminoso virtual possa obter acesso a informações confidenciais da vítima, como, por exemplo, senhas. Dessa forma, caso uma pessoa tenha seu computador infectado por um keylogger e insira a senha de sua conta bancária, o criminoso virtual conseguirá acessar a conta bancária da vítima e realizar movimentações sem a autorização da pessoa.

     

    Gabarito – Alternativa E.