SóProvas



Prova IADES - 2017 - CREMEB - Médico Fiscal


ID
2594137
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina foi aprovado pelo Decreto nº 44.045/1958. O capítulo IV desse regulamento versa quanto às eleições dos Conselhos Regionais. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.26. O voto é pessoal e obrigatório em toda eleição, salvo doença ou ausência comprovadas plenamente.

  • A)E,  Art . 26, § 2º Os médicos que se encontrarem fora da sede das eleições, por ocasião destas, poderão dar seu voto em

    dupla sobrecarta, opaca, fechada, e remetida pelo correio, sob registro, por ofício com firma reconhecida, ao Presidente

    do Conselho Regional.

     

    B) E, Art . 26, § 1º Por falta injustificada à eleição, incorrerá o membro do Conselho na multa de Cr$200,00 (duzentos cruzeiros),

    dobrada na reincidência.

     

    C)  E, A falta de quitação da anuidade IMPEDE que o médico vote, apenas que seja candidato nas eleições.

    RESOLUÇÃO 1.896/2009 - Art. 8º São elegíveis os médicos regularmente inscritos, primária ou secundariamente, nos Conselhos Regionais de Medicina dos Estados e do Distrito Federal nos quais exercem a profissão, e que: I.     sejam brasileiros natos ou naturalizados;  II.     sejam portugueses, de acordo com o § 5º do art. 4º desta resolução;   III.     estejam quites com o Conselho Regional de Medicina até o momento da inscrição da chapa na qual conste o seu nome;  IV.     apresentem requerimento formal de candidatura; e  V.     apresentem Certidão Negativa de Crime Eleitoral fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

     

    D) E, não pode compor mais de uma chapa.

     

    E) C 

     

  • GAB: E

     

    a) Os médicos eventualmente ausentes da sede das eleições podem encaminhar seus votos pelos Correios. (Osb: Algumas regras devem ser seguidas. Ex: Dve-se usar dupla sobrecarta)

     

    b) O médico que não comparecer às eleições como por exemplo nos casos de falta injustificada, paga multa.

     

    c) O médico que não quitar suas obrigações fica impedido de votar. 

     

    d) Os candidatos podem participar de apenas uma chapa eleitoral. 

     

    e) O voto será pessoal e obrigatório em todas as eleições.  


ID
2594140
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

A Resolução CFM nº 1.980/2011 regulamenta o registro e o cadastro de empresa, instituição, entidade ou estabelecimento nos Conselhos Regionais de Medicina. A respeito dessa resolução, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  A) Art. 5º O cadastro ou registro da empresa, instituição, entidade ou estabelecimento deverá ser requerido pelo profissional médico responsável técnico, em requerimento próprio, dirigido ao conselho regional de medicina de sua jurisdição territorial.

    B) CORRETA

    C)Art. 7º A alteração de qualquer dado deverá ser comunicada ao conselho regional de medicina competente, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua ocorrência, sob pena de procedimento disciplinar envolvendo o médico responsável técnico.

    D) Art 8º§1º A empresa, instituição, entidade ou estabelecimento que não renovar o cadastro ou registro por período superior a 2 (dois) exercícios consecutivos estará sujeita à suspensão de cadastro ou registro a partir de deliberação de plenária do respectivo regional, sem prejuízo das anuidades em débito até sua inativação ex officio no cadastro de pessoas jurídicas.

  • RESOLUÇÃO CFM Nº 1.980/2011

    Art. 8º, Parágrafo terceiro.

    É obrigatória a disponibilização ao público em geral do Certificado de Inscrição de Empresa expedido pelos conselhos regionais de medicina, devidamente atualizado.

    Resposta correta: B


ID
2594143
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Quanto à Resolução CFM nº 1.980/2011, que fixa regras para cadastro, registro, responsabilidade técnica e cancelamento para as pessoas jurídicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFM Nº 1.980/2011

    Art. 9º O diretor técnico responde eticamente por todas as informações prestadas perante os conselhos federal e regionais de medicina.

  • Resolução CFM 1980/2011 ALTERNATIVA A: errada Art. 13 O cancelamento de cadastro ou registro ocorrerá nas seguintes hipóteses: I - Pelo encerramento da atividade e requerido pelo interessado, fazendo-se instruir com: a) Requerimento, assinado pelo responsável técnico, proprietário ou representante legal, solicitando o cancelamento do registro; ALTERNATIVA B e C: erradas Art. 16 Caso a empresa, instituição, entidade ou estabelecimento não estiver quite com a anuidade quando do pedido de cancelamento de registro, pagará a última anuidade na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de atividade, entendendo-se como final da atividade a data constante do protocolo no requerimento de cancelamento ou a data do documento de baixa expedido por outro órgão oficial. ALTERNATIVA D: Gabarito ALTERNATIVA E: errada Art. 17 O cancelamento de cadastro ou registro da pessoa jurídica no conselho regional de medicina encerra definitivamente as atividades médicas da empresa.

ID
2594146
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

A Resolução CFM nº 2.145/2016, que aprova o Código de Processo Ético-Profissional, aborda as hipóteses de suspensão e impedimento dos conselheiros na sindicância ou no processo ético-profissional. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: A

    Art. 104

  • Art. 104. O impedimento poderá ser alegado a qualquer tempo antes do trânsito em julgado da decisão, em petição específica, na qual indicará, com clareza, o fundamento da recusa; podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas, se for o caso.


ID
2594149
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com a Lei nº 3.268/1957, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito

Alternativas
Comentários
  • B) Art . 1o O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina, instituídos pelo Decreto-lei no 7.955, de 13 de setembro de 1945, passam a constituir em seu conjunto uma autarquia, sendo cada um dêles dotado de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

  • GAB: B

     

    As autarquias são entidades da administração indireta. São de direito público e possuem autonomia administrativa e financeira.

     

    Obs: Olha o tipo de pergunta para o cargo de advogado....

    Quando é prova de nível médio, faltam perguntar a circunferência da lua....


ID
2594152
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Considerando a Resolução CFM nº 2.145/2016, que aprova o Código de Processo Ético-Profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA Art. 5o O processo e julgamento das infrações às disposições previstas no Código de Ética Médica (CEM) são independentes, não estando em regra, vinculado ao processo e julgamento da questão criminal ou cível sobre os mesmos fatos.
    B) ERRADA De acordo com as considerações iniciais quem responde é a classe médica.

    C) ERRADA Art. 1o A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) serão regidos por este Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) e tramitarão em sigilo processual.

    D) CORRETA Art. 2o A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.
    E) ERRADA Art. 18 § 2o É vedado qualquer acerto pecuniário no âmbito da conciliação.
     

  • GAB: D

     

    COMPETÊNCIA PARA INSTAURAR SINDICÂNCIA: CRM onde o fato ocorreu.

     

    COMPETÊNCIA PARA JULGAR E APLICAR INFRAÇÕES ÉTICAS: CRM que o médico estava escrito na época do fato.

     

     

    Fonte: Aulas - professor Ismael Noronha.

  • Competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível; 

    Competência para instaurar sindicância, analisar seu relatório e, se for o caso, instaurar o PEP e sua instrução é do CRM onde o fato punível ocorreu, ainda que o médico não possua inscrição na respectiva circunscrição.


ID
2594155
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com a Resolução CFM nº 2.145/2016, uma sindicância será instaurada

Alternativas
Comentários
  • C) Art. 12. A sindicância será instaurada:
    I − de ofício pelo próprio CRM;
    II − mediante denúncia escrita ou verbal, com identificação completa do denunciante, na qual
    conste o relato circunstanciado dos fatos, e quando possível, a qualificação completa do
    médico denunciado, com a indicação das provas documentais.
    § 1o A denúncia verbal deverá ser tomada a termo por servidor designado.
    § 2o A denúncia deverá ser dirigida ao CRM, devidamente assinada pelo denunciante, seu
    representante legal ou por procurador devidamente constituído.
    § 3o Caso a denúncia esteja deficiente a ponto de comprometer sua exata compreensão em
    relação aos fatos e provas, o corregedor poderá conceder ao denunciante prazo de 15 dias
    para sua complementação.
    § 4o Se o denunciante não cumprir o disposto no parágrafo antecedente, o corregedor levará
    a denúncia para apreciação da câmara de sindicância, onde poderá ser arquivada ou
    determinada a instauração de sindicância de ofício, para apurar os fatos nela contidos.
    § 5o A sindicância poderá ser arquivada por desistência da parte denunciante a critério de
    decisão da Câmara do CRM e, somente será admitida nos casos em que não envolvam
    lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1o a 3o do Código Penal), assédio sexual ou
    óbito do paciente.
    § 6o A denúncia anônima não será aceita.

  • GAB: C

     

    Sindicância:

     

    De ofício: Pelo CRM

    A pedido: Mediante denúncia escrita ou verbal SEMPRE IDENTIFICADA !

     

     

    Fonte: Professor Ismael Noronha - Gran Cursos

  • Gab. C

    a- de ofício ou mediante denúncia escrita (a pedido)

    b- de ofício ou mediante denúncia escrita (a pedido)

    d- vedado denúncia anônima

    e- vedado denúncia anônima


ID
2594158
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Acerca das provas produzidas no âmbito dos processos ético-profissionais previstos na Resolução CFM nº 2.145/2016, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A) ERRADA Art. 51. O conselheiro instrutor poderá, fundamentadamente, indeferir as provas consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatórias.

    B) ERRADA Art. 48. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais para provar a verdade dos fatos e influir eficazmente na convicção dos conselheiros julgadores.

    C) ERRADA Art. 52. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas dos autos do PEP, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

    D) ERRADA Art. 49. O conselheiro-relator formará sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas nos autos do PEP, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância.

    E) CORRETA Art. 48. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais para provar a verdade dos fatos e influir eficazmente na convicção dos conselheiros julgadores.


ID
2594161
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

A respeito das testemunhas inquiridas no âmbito dos processos ético-profissionais previstos na Resolução CFM nº 2.145/2016, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A) CORRETA Art. 68. A testemunha fará a promessa de dizer a verdade do que souber e for perguntado, devendo declarar seu nome, idade, estado civil e residência; sua profissão, lugar onde exerce sua atividade; se é parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relações com qualquer delas; e relatar o que souber, explicando sempre as razões de sua ciência ou as circunstâncias pelas quais seja possível avaliar sua credibilidade.

    B) ERRADA Art. 75 Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput deste artigo, a oitiva de testemunha poderá ser realizada por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, permitida a presença das partes e dos defensores.

    C) ERRADA Art. 69. O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, não sendo vedada, entretanto, breve consulta a apontamentos.

    D) ERRADA Art. 68 Parágrafo único. As testemunhas serão inquiridas separadamente, de modo que umas não saibam nem ouçam os depoimentos das outras...

    E) ERRADA Art. 71. O depoimento da testemunha será reduzido a termo, assinado por ela, pelo conselheiro instrutor e pelas partes, caso estejam presentes. Se a testemunha não souber assinar, ou não puder fazê-lo, pedirá a alguém que o faça por ela, depois de lido na presença de ambos ou aposição de sua digital.

  • GAB: A

     

    a) A testemunha assumirá o compromisso de dizer a verdade do que souber e for perguntado.

    b) É permitido o depoimento de testemunhas por meio de videoconferência. 

    c) O depoimento das testemunhas será oral e não poderá ser levado por escrito. 

    d) As testemunhas serão inquiridas (ouvidas) separadamente.

    e) A testemunha dos fatos que não souber assinar o próprio nome pode prestar depoimento e pedir para que alguém assine por ela.

     

     

    Fonte: Profº Ismael Noronha


ID
2594164
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

A Resolução CFM nº 2.148/2016 dispõe quanto à homologação da Portaria CME nº 01/2016, que disciplina o funcionamento da Comissão Mista de Especialidades (CME), composta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Com base nessa resolução, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 4º A extinção de qualquer especialidade médica e/ou área de atuação será efetivada após solicitação da AMB, do CFM ou da CNRM e com aprovação por unanimidade pelos componentes da CME.
    Parágrafo único. A efetivação da extinção da especialidade médica e/ou área de atuação respeitará o tempo mínimo de duração do programa de residência médica.

    B) Art. 17. São proibidos aos médicos a divulgação e o anúncio de especialidades ou áreas de atuação que não tenham o reconhecimento da CME.
    Parágrafo único. O médico só poderá fazer divulgação e anúncio de até duas especialidades e duas áreas de atuação, desde que registradas no CRM de sua jurisdição.

    C) Art. 11. Os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) deverão registrar apenas títulos de especialidade e certificados de áreas de atuação reconhecidos pela CME e emitidos pela AMB ou pela CNRM.

    D) Art. 1º, § 7º O número de médicos e o tempo de existência de uma atividade não são parâmetros para reconhecimento ou exclusão de especialidade ou área de atuação.

    E) Art. 5º A CME somente reconhecerá especialidade médica com tempo de formação mínimo de dois anos e área de atuação com tempo de formação mínimo de um ano, sendo obrigatória carga horária anual mínima de 2.880 horas.


ID
2594167
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do editor de planilhas Excel e do editor de textos Word, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     

     a) O atalho desempenha a mesma função no Excel e no Word 2016: CTRL + A = Abre uma pasta de trabalho.

     

     b) É possível copiar uma tabela do Word e colá-la em uma planilha do Excel.

     

    c) O usuário não fica impossibilitado de alterar. Esse recurso é para facilitar o trabalho e pode ser desfeito a qualquer momento.

    "Quando você congela painéis, o Microsoft Excel mantém linhas ou colunas específicas visíveis durante a rolagem na planilha. Por exemplo, se a primeira linha da planilha inclui cabeçalhos, você pode congelá-la para garantir que os cabeçalhos das colunas fiquem visíveis, enquanto você rola para baixo na planilha."

     

    d)Para centralizar, selecione o texto e aplique CTRL+ E ou: 

    Selecione o texto que você deseja centralizar.

    Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Centralizar .

     

     

    e) Para alinhar um texto à esquerda no Word, selecione e aplique CTRL + L ou

    Alinhar o texto à esquerda ou à direita:

    Selecione o texto que você deseja alinhar.

    Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Alinhar à Esquerda  ou Alinhar à Direita 

     

     

     

    FONTE: https://support.office.com/pt-br/article/congelar-pain%C3%A9is-para-bloquear-linhas-e-colunas-dab2ffc9-020d-4026-8121-67dd25f2508f

    https://support.office.com/pt-br/article/alterar-o-alinhamento-horizontal-do-texto-em-uma-p%C3%A1gina-70da744d-0f4d-472e-916d-1c42d94dc33f

     

    OBS: Complicado estudar esses atalhos, nos comentários sempre dá divergêcias, mas enfim, vamos sempre citar a fonte, isso ajuda muito ! :)

  • Alinhar à esquerda = selecionar o texto e clicar CRTL + Q

    Alinhar à direita = selecionar o texto e clicar CRTL + G

    Centralizar = selecionar o texto e clicar CTRL + E

    Justificar = selecionar o texto e clicar CTRL + J

  • b)

    É possível copiar uma tabela do Word e colá-la em uma planilha do Excel.

  • Excel (2013):

    Ctrl + A: abre a aba Arquivo

  • Complementando a Gisele:

     

    Alinhar à esquerda = selecionar o texto e clicar CRTL + Q

    Alinhar à direita = selecionar o texto e clicar CRTL + riGht

    Centralizar = selecionar o texto e clicar CTRL + E

    Justificar = selecionar o texto e clicar CTRL + J

  • Ctrl + Q = Esquerda

    Ctrl + E = Centralizado

    Ctrl + G = Direita

    Ctrl + J = Justificado

  • Achei que só dava para colocar do excel no Word e não o inverso.

     

  • Q E G

    <  I  >

  • a) Ctrl + A desempenha a mesma função em ambos os programas (ABRIR DOCUMENTO)

    b) Por que não seria possível, né? hehe 

    c) Congelar painéis serve apenas para melhor visualização dos dados na planilha, não tem nada haver com "congelar formatação".

    d) Centralizar é Ctrl + E

    e) Alinhas à esquerda é Ctrl + Q

     

    GAB. Letra B

  • Gabarito: letra B

    Para ajustar a formatação, clique em Opções de colagem ao lado dos dados colados e faça o seguinte: Para usar a formatação que é aplicada às células da planilha, clique em Fazer Correspondência com a Formatação de Destino. Para usar a formatação da tabela do Word, clique em Manter Formatação Original.

    fonte: support.office.com/pt-br/article/copiar-uma-tabela-do-word-para-o-excel-b4f89ace-513c-4226-a167-ea3a9c307e43


ID
2594170
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à segurança em conexões e navegadores web, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    O protocolo HTTP, além de não oferecer criptografia, também não garante que os dados não possam ser interceptados, coletados, modificados ou retransmitidos e nem que você esteja se comunicando exatamente com o site desejado. Por estas características, ele não é indicado para transmissões que envolvem informações sigilosas, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, e deve ser substituído pelo HTTPS, que oferece conexões seguras.

     

     

    Fonte:  Cartilha de Segurança para internet - Cert Br.

  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

  • execução de JavaScript e de programas Java 

    pra que servem?

  • Viniciu santo, pessoas podem inserir códigos, normalmente maliciosos, JavaScript e Java em e-mails. Então, caso se deseje uma conexão mais segura, o ideal é desabilitá-los.

  • HTTPS = oferece conexões Seguras.

    HTTP = Não oferece conexões seguras.

  • Gabarito: A

    A alternativa D está errada, pois ao desligar ou desabilitar as opções que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados às mensagens você aumentará a segurança do seu programa leitor de e-mail.

    Outras dicas para melhorar a segurança:

    Desligar as opções de execução de JavaScript e de programas Java; 

    Desligar, se possível, o modo de visualização de e-mails no formato HTML.

    Estas configurações podem evitar que o seu programa leitor de e-mails propague automaticamente vírus e cavalos de tróia, entre outros. Existem programas leitores de e-mails que não implementam tais funções e, portanto, não possuem estas opções.

    É importante ressaltar que se o usuário seguir as estas recomendações mas ainda assim abrir os arquivos ou executar manualmente os programas que vêm anexados aos e-mails, poderá ter algum problema que resulte na violação da segurança do seu computador.

     

    Fonte: https://duvidas.terra.com.br/duvidas/582/e-possivel-configurar-um-programa-leitor-de-e-mails-de-forma-mais-segura

  • "No uso de programas leitores de e-mail, as opções de execução de JavaScript e de programas Java devem estar ligadas para fornecer uma conexão segura".

     

    Isso é suicídio virtual! kkkkkkkkkkkk

  • O protocolo HTTPS usa tanto cripitografia quanto certificado digital.

    Banca: CESPE   No que se refere a redes de computadores e suas formas de uso,
    julgue os itens a seguir.

    O HTTPS é um protocolo de comunicação para o acesso a páginas web por meio de uma conexão criptografada a partir de certificados digitais.

     

    Gab:Certo

  • A) Certo

    B) Errado . o Protocolo HTTPS - HyperText Transfer Protocol Secure , diferencia-se do HTTP justamente pela incoporação da camada de segurança nele

    C) Errado . Significa que a transferência do conteúdo da página é feita por HTTPS

    d) Errado

    E) eRRADO

  • GABARITO: A.

     

    O protocolo HTTP, além de não oferecer criptografia, também não garante que os dados não possam ser interceptados, coletados, modificados ou retransmitidos e nem que você esteja se comunicando exatamente com o site desejado. Por estas características, ele não é indicado para transmissões que envolvem informações sigilosas, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, e deve ser substituído pelo HTTPS, que oferece conexões seguras.

     

    O protocolo HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade, tanto do site de destino como a sua própria, caso você possua um. Também utiliza métodos criptográficos e outros protocolos, como o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security), para assegurar a confidencialidade e a integridade das informações.

     

    https://cartilha.cert.br/uso-seguro/​

  • Gabarito: letra A

    Q589747 - Em conformidade com a Cartilha de Segurança para Internet, sobre a segurança em conexões web, analisar os itens abaixo: 

    I - O protocolo HTTP, além de não oferecer criptografia, também não garante que os dados não possam ser interceptados, coletados, modificados ou retransmitidos, nem que o usuário esteja se comunicando exatamente com o site desejado. Por essas características, ele não é indicado para transmissões que envolvem informações sigilosas, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, e deve ser substituído pelo HTTPS, que oferece conexões seguras. CERTO

    II - O protocolo HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade, tanto do site de destino quanto a sua própria, caso o usuário possua um. Também utiliza métodos criptográficos e outros protocolos, como o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security), para assegurar a confidencialidade e a integridade das informações. CERTO

  • Analisando os itens:

    a) Correto. Não há criptografia no HTTP, apenas no HTTPS.

    b) O HTTPS oferece conexões seguras, à medida que criptografa as transmissões entre o navegador do usuário e o servidor.

    c) O cadeado indica que o site utiliza o HTTPS e que a comunicação é criptografada.

    d) JavaScript não deve ser habilitado automaticamente, pois scripts maliciosos podem ser executados.

    e) Apenas o HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade do site de destino.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Desativar Java e Javascript: ajuda na segurança. Justificativa: o número de sites que depende do plugin do Java em navegadores web é muito pequeno (então se você desativar não irá fazer tanta falta), enquanto a quantidade de sites maliciosos que se aproveita dele é muito grande. Uma opção para quem faz questão de tê-lo é instalar o plugin Java em um navegador específico com ele ativado do que deixa-lo funcionando o tempo todo e correr riscos sem necessidade.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funções dos protocolos HTTP e HTTPS, bem como as medidas de segurança ao navegar na internet.

     

     

    A)     Correta – HTTP é o protocolo responsável pela transferência de hipertextos, ou seja, é o protocolo que permite abrir páginas da Internet e permitir a navegação pelos websites. O protocolo HTTP é menos seguro do que o HTTPS, uma vez que não realiza uma criptografia das comunicações realizadas. 

    B)     Incorreta – O protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, que proporciona uma camada de segurança maior nas atividades do usuário, uma vez que as conexões realizadas são criptografadas.

    C)     Incorreta – O símbolo de um cadeado fechado, presente ao lado na barra de endereços do navegador, simboliza que a conexão com o site é segura, uma vez que as informações enviadas permanecerão privadas. 

    D)     Incorreta – Ao deixar a opção de execução de JavaScript e de programas Java ativada, o usuário ficará vulnerável a execução de códigos maliciosos presentes em e-mails ou em sites mal-intencionados. Portanto, é recomendável que essa opção fique desativada ou que exija a autorização do usuário para realizar a execução. 

    E)     Incorreta – Apenas o protocolo HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade do site de destino. 

     

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
2594173
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Pedro utilizou um computador na casa de um amigo e digitou seus dados no teclado para acessar sua conta bancária e conferir seu saldo, que era de R$ 900,00. Uma semana depois, Pedro foi ao banco e solicitou um extrato de sua conta, no qual percebeu um débito de R$ 300,00 realizado nesse intervalo, valor que ele não havia movimentado. Nessa situação hipotética, que ameaça instalada no computador pode ter possibilitado o prejuízo?

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Keylogger

    Tipo específico de spyware. Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Normalmente a ativação do keylogger é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking

     

    OBS:

    Keylogger -------> Captura teclas digitadas

    Screenlogger --------> Captura a tela e as posições do cursor.

     

     

    FONTE: https://cartilha.cert.br/glossario/#k

  • Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta.

     

    Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego que entra e sai da sua rede. Ele autoriza ou bloqueia o tráfego de acordo com um conjunto específico de regras de segurança.

     

    Antispywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.

     

    Spam pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa", ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.

     

    "Keylogger" é um termo usado para se referir a um dispositivo capaz de capturar as teclas digitadas no computador. O intuito do keylogger é principalmente roubar senhas e dados. O keylogger pode ser em software ou em hardware.

  • Keylogger: Programa que captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário.

  • Keylogger = Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário.

    GAB: E

  • spyware - progama espião

    keylogger - programa espião , tudo que é digitado, teclado é capitado (senhas, dados)

  • Falou em TECLADO é KEYLOGGER.

  • Keylogger. coleta informações. É um programa espião.

  • Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.

  • É, Pedro, seu amigo deve ser um ladrãozinho 

  • Keylogger - captura as teclas digitadas pelo usuário. Por este motivo os bancos utilizam o "teclado virtual".

  • MEU RESUMO SOBRE CÓDIGOS MALICIOSOS

    _____________________________________________________________________________

    PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:

     

    VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.

    WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.

    BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.

    BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.

    TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.

    PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira''.

    ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.

    TRAPDOORS: falhas de programação.

    SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado GABARITOscreenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.

    RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.

     

    obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.

  • GABARITO E


    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. 

    Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digitascreenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.


    bons estudos

  • A Palavra chave da questão foi "teclado".

  • GABARITO: E.

     

    Alguns tipos específicos de programas spyware são:

     

    Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

     

    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

     

    Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Gabarito: letra E

    Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta.

     

    Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego que entra e sai da sua rede. Ele autoriza ou bloqueia o tráfego de acordo com um conjunto específico de regras de segurança.

     

    Antispywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.

     

    Spam pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa", ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.

     

    "Keylogger" é um termo usado para se referir a um dispositivo capaz de capturar as teclas digitadas no computador. O intuito do keylogger é principalmente roubar senhas e dados. O keylogger pode ser em software ou em hardware.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware que é capaz de obter informações particulares da vítima, como, por exemplo, senha de contas bancárias. 

     

    A)     Incorreta – O malware “Adware” é um tipo de spyware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.

    B)     Incorreta – O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores.

    C)     Incorreta – Antispyware é um software utilizado para impedir a entrada de spywares, bem como detectar e eliminar os spywares presentes na máquina do usuário. 

    D)     Incorreta – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.

    E)     Correta – O “Keylogger” é um tipo de spyware que tem como função capturar as teclas digitadas do usuário para que o criminoso virtual possa obter acesso a informações confidenciais da vítima, como, por exemplo, senhas. Dessa forma, caso uma pessoa tenha seu computador infectado por um keylogger e insira a senha de sua conta bancária, o criminoso virtual conseguirá acessar a conta bancária da vítima e realizar movimentações sem a autorização da pessoa.

     

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
2594176
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que, em seu computador, Maria trabalha com arquivos de texto sigilosos do Word. Estes sofrem alterações diariamente, e ela não segue procedimentos de segurança para o caso de perdê-los. Quanto a procedimentos de segurança e backup, e considerando a situação apresentada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D 

     

    a) Maria não deve gravar os arquivos de backup em CDs ou DVDs, pois essas mídias podem quebrar facilmente. 

    Armazenadas da forma correta,  as mídias não quebram com facilidade e nem se deterioram rápido.

     

    b) É extremamente necessário fazer também uma cópia de backup do programa utilizado para editar os arquivos.

    Não é "extremamente" necessário, pois o programa pode ser encontrado na internet, mas os arquivos não, esses merecem toda atenção.

     

    c) Atualmente, os sistemas operacionais não contam mais com ferramentas de backup e recuperação integradas. Assim, Maria deve procurar algum programa externo para realizar esses procedimentos. 

    Os sistemas operacionais já vêm com as ferramentas de backup e recuperação integradas.

     

    d) Maria pode criar quantas cópias dos arquivos forem necessárias, sempre que realizar alterações importantes. 

     

    e) É recomendável que Maria faça cópias de segurança apenas uma vez ao mês, independentemente da frequência de alteração dos arquivos. 

    O buckup deve ser feito de acordo com a frequência de alteração dos arquivos, que neste caso são modificados todos os dias. Caso Maria faça esse procedimento só uma vez por mês, corre grande risco de perder informações importantes.

     

     

    FONTE: Anotações - Aulas do professor Mauricio Franceschini.

  • vlw jordana

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ter várias cópias.
    A imagem do sistema, que necessita essencialmente de apenas uma cópia, também poderá ter várias cópias. Não há limite ou exclusão automática das cópias anteriores.

    A letra A está errada, porque as mídias óticas são as mais indicadas para a cópia de segurança.
    A letra B está errada, porque os programas podem ser instalados no novo local de restauração, e não precisam estar na cópia de backup.
    A letra C está errada, porque os sistemas operacionais oferecem ferramentas para a realização das cópias de segurança.
    A letra E está errada, porque a frequência é determinada pelo plano de tecnologia da informação da empresa, ou quando o usuário julgar necessário, pela quantidade de arquivos trabalhados no período.

    Gabarito: Letra D.

  • O comentário dizendo que as mídias ótimas são as mais recomendadas para cópia de segurança, mas atualmente não é o cloud backup não?

  • Não entendi. Se é sigiloso, como que ela pode gravar quantas copias quiser? Eu hein.

  • GABARITO D


    BACKUP é a cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

    TIPOS DE BACKUPS

    Normal/Completo/Total

    → Copia todos os arquivos

    → Backup Lento , restauração rápida

    INCREMENTAL

    → Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental e Marca que passou por backup

    → Backup rápido , restauração lenta .

    Diferencial

    → Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental . Como ele é o diferentão, não marca que correu backup.


    Bons estudos


  • A BANCA PODE CRIAR DIVERSAS QUESTÕES ..... CRIA A MAIS FULEIRA

  • Gab. D.

    CD´s e DVD´s são recomendados para se fazer backup dos dados.

    Não é necessário fazer o backup do editor de texto.


  • A banca pode escolher a opção que quiser e vc deve aceitar. banca fuleira

  • fulera demais essa banca, "podem quebrar" existe ou não a possibilidade? minha sobrinha de 3 anos quebra um DVD!

  • Analisando os itens:

    a) arquivos de backup devem ficar afastados dos originais, para que ambos não sejam afetados por um mesmo desastre; 

    b) errado, vide item a);

    c) qualquer arquivo pode ser feito backup;

    d) item correto. Pendrives podem possuir vários GB, enquanto CD-ROMs não passam de 700MB;

    e) o armazenamento na nuvem, nos dias de hoje, é extremamente rápido, pois pode ser feito até mesmo em tempo real.

  • complicado, não é bom gravar uma questão dessa, as bancas mudam o posicionamento sobre a segurança das mídias ópticas e de nuvem. Algumas consideram as mídias ópticas seguras outras não...

  • as respostas mais sem noção que ja vi.

  • Item D correto.

    Item A ficou errado porque nada impede a Maria de gravar em CDs ou DVDs, e tendo lá suas desvantagens essas mídias eram utilizadas como backup até um passado recente.

    Item B está errado porque não existe a necessidade de fazer backup do programa que vai executar o arquivo.

    Item C está errado porque o próprio Windows permite fazer backup dos arquivos: Iniciar, depois em configurações, atualização e segurança, clica em backup e adiciona um dispositivo de armazenamento. Tudo nativo do windows.

    Item E está errado porque se a Maria faz alterações diariamente, ela tem que fazer backups diários. Se fizer uma vez por mês estes backups corre o risco de não recuperar alguma informação, caso haja problemas.

    Não tem como reclamar do gabarito dessa questão,


ID
2598274
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O desenvolvimento de fármacos e de novas terapias e a otimização do manejo clínico do paciente têm por premissa os estudos realizados em laboratórios e nos serviços médicos. Há que se considerar a necessária participação de pessoas nessas pesquisas, assim como o acompanhamento próximo do rigor metodológico na utilização destas. Com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades, normas regulamentadoras emergem das pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como ponto de partida a Resolução CNS n° 196/1996. Considerando essa normativa, bem como suas atualizações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ficou em dúvida na letra E, ela traz um excerto da Resolução de 2012, não da de 1996, conforme solicitado pelo comando da questão.

    VIII - DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) ATRIBUIÇÕES:

    VIII.1 - avaliar protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base nos indicadores epidemiológicos, emitindo parecer, devidamente justificado, sempre orientado, dentre outros, pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, dentro dos prazos estabelecidos em norma operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise;


ID
2598277
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A relação paciente-profissional é permeada por diversos aspectos psicodinâmicos. Diante dessa complexidade, emergem conceitos fundamentais à boa prática profissional, como os conceitos profissionais de sigilo e segredo. Considerando os princípios norteadores da prática médica, é correto afirmar que o (a)

Alternativas

ID
2598280
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Código de Ética Médica (CEM) contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da medicina. Trata-se de um documento norteador das condutas diante dos difíceis dilemas profissionais que são postos aos médicos. Quanto à abrangência relativa às ações do CEM, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 2. DICEOLOGIA E A DEONTOLOGIA

    Diceologia é a teoria dos direitos. Deontologia é a teoria dos deveres.

    Os direitos profissionais, para fins de estudo, são abordados por uma teoria chamada Diceologia. Assim, os direitos estabelecidos em normas constitucionais ou infra-constitucionais, quando examinados com olhar crítico, fazem parte da diceologia. O homem, pela sua natureza individualista, quase sempre procura se inteirar de seus direitos. Somente alguns se preocupam com os deveres. Mas, a cada direito existe um dever correspondente. Cada norma exprime um dever e se dirige a seres capazes de cumpri-la ou violá-la. É da essência da norma a possibilidade de sua violação. Aquilo que deve ser pode não haver sido, não ser atualmente nem chegar a ser nunca, mas perdurará como algo obrigatório. É nesse espaço que se insere a ética,esse conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos concernentes ao comportamento moral humano. A moral é o objeto da ética. Somos sabedores de que buscamos os nossos direitos desde a mais tenra idade; mas e os nossos deveres? É de extrema importância que estudemos a Deontologia, a teoria dos deveres.

     

    Disponível em: https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/diceologia-e-a-deontologia-forense/ 

  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTA IS

    d)ERRADA  IX – A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

    e) Não é absoluto  VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de 
    sua consciência ou a quem não deseje,...


ID
2598283
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A publicidade é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho médico. As estratégias de comunicação promovem aumento da taxa de frequentação e de fidelização dos pacientes ao consultório, sobretudo em ambientes altamente concorrenciais e saturados de profissionais. Cumpre destacar que grande parte das infrações éticas relativas à publicidade tem origem na inobservância das normas que estabelecem os critérios norteadores da propaganda em medicina. Considerando os apontamentos e a legislação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É vedado ao médico:

    Art. 111. Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.

    Assim, para fins educativos e conhecimento da sociedade, o médico poderá divulgar informações.

  • De acordo com a Resolução nº 1.974/2011 do CFM:

    A) Não há vedação prevista à inclusão do nome do médico em concursos com objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo - FALSO

    Art. 12. O médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o “médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam ao objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo.

    B) É permitido expor a figura de paciente desidentificado como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, desde que com autorização expressa do paciente e com o destino exclusivo para o público leigo - FALSO

    Art. 3º. É vedado ao médico:

    g) Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo ressalvado o disposto no art. 10 desta resolução;

    Art. 10. Nos trabalhos e eventos científicos em que a exposição de figura de paciente for imprescindível, o médico deverá obter prévia autorização expressa do mesmo ou de seu representante legal.

    C) O uso de imagens contendo o “antes e o depois” do tratamento é fundamental para apresentar os bons resultados que o profissional obtém com suas técnicas. Essa ação é permitida, pois a simples apresentação não configura garantia de bons resultados do tratamento - FALSO

    Art. 13. § 3º É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.

    D) Os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome do profissional; especialidade e (ou) área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; e número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for. Destaca-se que é permitido o anúncio de até três especialidades, desde que sejam áreas afins - FALSO

    A propaganda ou publicidade médica deve cumprir os seguintes requisitos gerais, sem prejuízo do que, particularmente, se estabeleça para determinadas situações, sendo exigido constar as seguintes informações em todas as peças publicitárias e papelaria produzidas pelo estabelecimento:

    I - nome completo do médico;

    II - registro do médico junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), contemplando a numeração e o estado relativo;

    III - nome da(s) especialidade(s) para a(s) qual(is) o médico se encontra formalmente habilitado (no máximo duas), se considerado pertinente;

    IV - o número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

    E) O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos de fins estritamente educativos quanto a assuntos médicos - VERDADEIRO


ID
2598286
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Lei n° 12.842/2013 dispõe quanto ao exercício da medicina. Trata-se de um importante marco para delimitar o ato médico; por efeito, promove segurança jurídica para aqueles que o praticam. Com base no exposto, é correto afirmar que são atividades e atos privativos do médico a (o)

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 12.482/2013:

    Art. 4º São atividades privativas do médico:

    II - indicação e execução da intervenção cirúrgica e prescrição dos cuidados médicos pré e pós-operatórios;

    X - determinação do prognóstico relativo ao diagnóstico nosológico;

    Resposta: Item C


ID
2598289
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Código do Processo Ético-Profissional apresenta como instrumentos de apuração a sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM). Esses instrumentos destinam-se à averiguação dos fatos ocorridos durante o exercício profissional daqueles profissionais regularmente inscritos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) O processo e o julgamento das infrações às disposições previstas no Código de Ética Médica (CEM) são interdependentes, estando, em regra, vinculados ao processo e ao julgamento da questão criminal ou cível dos mesmos fatos. Tal constatação é reforçada pela afirmativa de que a responsabilidade ético-profissional é subsidiária à criminal. Independentes!

     c)A sindicância será instaurada por ofício ou ex officio mediante denúncia escrita ou verbal, com identificação do denunciante, ou por denúncia anônima, na qual conste o relato circunstanciado dos fatos e, quando possível, a qualificação completa do médico denunciado, com a indicação das provas documentais. Não pode denúncia anônima, deve ser devidamente registrada, identificada

     d)A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM no qual o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível. Destarte, somente a apreciação de sindicância poderá ser desaforada por decisão fundamentada da plenária ou da câmara respectiva, enquanto o PEP somente poderá ser apreciado no CRM onde o fato punível ocorreu, ainda que o médico não possua inscrição na respectiva jurisdição. Art. 6 - fundamentada da plenária, poderá ser desaforada, com a remessa dos autos ao CFM

     e)A pessoa jurídica, pública ou privada, poderá exercer o direito de denúncia, devendo ser representada, exclusivamente, pelos seus diretores ou sócios-gerentesrepresentadas por quem a lei ou os respectivos estatutos indicarem, ou no silêncio destes, pelos seus diretores ou sócios-gerentes.

     

  • Um dos erros da letra (D) está em afirmar que somente a apreciação da sindicância poderá ser desaforada, quando na verdade tanto a apreciação da sindicância quanto o julgamento do PEP poderão ser desaforados por decisão fundamentada da plenária ou da câmara respectiva. Ademais, o outro está na afirmativa de que somente o PEP poderá ser apreciado pelo CRM onde o fato punivel ocorreu, quando na verdade poderá ser instaurada a sindicância, analisada o relatório da sindicância e instaurado o PEP.

     

    —> Adicionalmente, é importante ressaltar essa diferença da competência dos CRM: 

     

    - Compete ao CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível : APRECIAR  e JULGAR INFRAÇÃO ETICAS

     

    - Compete ao CRM onde o fato punível ocorreu (ainda que o médico não tenha inscrição na respectiva circunscrição) INSTAURAR sindicância, ANALISAR seu relatório e, se for o caso, INSTAURAR o PEP


ID
2598292
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O princípio constitucional de pleno exercício de uma profissão não é garantia para que qualquer um possa desempenhar uma atividade profissional. Infere-se que o profissional que irá exercê-la deverá possuir autorização, competência e legitimidade do ato praticado. O exercício da medicina, especificamente por cuidar da saúde pública, quando feito ilegalmente, é tipificado como crime. Considerando os apontamentos relacionados ao exercício profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2598295
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As Resoluções CFM n° 2.127/2015 e CFM n° 2.147/2016 normatizam critérios para a ocupação de função de diretor técnico em serviços médicos e estabelecem normas quanto à responsabilidade, às atribuições e aos direitos de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos.


Com relação ao exposto, assinale a alternativa que indica os deveres do diretor técnico.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º O diretor técnico...................

    § 3º São deveres do diretor técnico:

    VI) Tomar providências para solucionar a ausência de plantonistas;

    XI) Cumprir o que determina a norma quanto às demais comissões oficiais, garantindo seu pleno funcionamento;

    LETRA D

  • Gabarito D

    A. Assegurar que todo paciente internado na instituição tenha um médico assistente e exigir dos médicos assistentes ao menos uma evolução e uma prescrição diária de seus pacientes, assentada no prontuário. → Competência do Diretor Clínico (Art. 5º, I e II)

    B. Dirigir e coordenar o corpo clínico da instituição e zelar pelo fiel cumprimento do Regimento Interno do Corpo Clínico da instituição. → Dever do Diretor Clínico (Art. 6º, I e III)

    C. Supervisionar a efetiva realização do ato médico, da compatibilidade dos recursos disponíveis, da garantia das prerrogativas do profissional médico e da garantia de assistência disponível aos pacientes e atestar a realização de atos médicos praticados pelo corpo clínico e pelo hospital sempre que necessário. → Dever do Diretor Clínico (Art. 6º, I e III)

    D. Cumprir o que determina a norma quanto às demais comissões oficiais, garantindo seu pleno funcionamento, e tomar providências para solucionar a ausência de plantonistas. → Dever do Diretor Técnico (§ 3, XI e VI)

    E. Incentivar a criação e a organização de centros de estudos, visando à melhor prática da medicina, e recepcionar e assegurar, aos estagiários (acadêmicos e médicos) e residentes médicos, condições para o exercício de suas atividades com os melhores meios de aprendizagem, com a responsabilidade de exigir a sua supervisão. → Dever do Diretor Clínico (Art. 6º, IV e VII)


ID
2598298
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A compreensão da bioética principialista e de suas interfaces com as ciências médicas é premissa das boas práticas. O médico vive conflitos de ordem moral desde a sua formação, devendo tomar decisões que impactam significativamente a qualidade de vida daqueles que são assistidos. O mestre Hipócrates de Cós ensina a reflexão acerca das práticas médicas, tendo por princípio base “primmun non nocere”, ou seja, que o médico inicialmente não cause danos ao doente. Esse princípio dialoga profundamente com a bioética principialista quando promove a reelaboração dos conceitos e do código de conduta médicos.


Acerca do exposto, assinale a alternativa que apresenta a correspondência entre o princípio hipocrático citado e o princípio bioético.

Alternativas

ID
2598301
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A responsabilidade profissional em medicina é o fardo que pesa sobre o médico quando este suporta as consequências resultantes dos seus atos profissionais. Destaca-se que as esferas de responsabilidade em que se aciona o médico são compreendidas como cível, criminal, ética e consumerista. Nesse sentido, o Código de Ética Médica é o instrumento garantidor dos princípios da atividade e da relação médico-paciente.


Considerando-se a responsabilidade profissional, é permitido ao médico

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM nº 1.931 de 17 de setembro de 2009 (Código de Ética Médica)

     

    É direito do médico:
    VII - Requerer desagravo público ao Conselho Regional de Medicina quando atingido no exercício de sua profissão.


ID
2598304
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Hoje, a atenção básica, como é denominada no Brasil a atenção primária, é vista como ordenadora de serviços, a fim de garantir a integralidade destes. Com o incremento da participação social, é correto afirmar que sua abordagem é definida como atenção primária

Alternativas
Comentários
  • D abrangente e integral.


ID
2598307
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O paciente de 76 anos de idade, ativo e saudável, vendedor de pipocas do bairro em que reside, é portador de HAS e diabetes mellitus e frequenta as consultas trimestrais, conforme orientação do médico da Estratégia Saúde da Família (ESF). O paciente retira os medicamentos na unidade básica de saúde (UBS), recebe a visita semanal do agente comunitário de saúde (ACS) para aferição de sua pressão arterial e ainda comparece ao Programa HiperDia uma vez ao mês, o que garante o seu controle glicêmico e pressórico.


A qual princípio doutrinário do SUS atribuem-se essas atividades?

Alternativas
Comentários
  • Integralidade pois:éo pricípio Doutrinário onde ''o modelo de atenção integral á saúde'' contempla o conjunto de ações de promoção da saúde,prevenção de risos e agravos,asistencia e reuperação

  • Equidade

    Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

    Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

    O princípio da equidade também norteia políticas de saúde, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto dos determinantes sociais da saúde aos quais estão submetidos. Neste sentido, no Brasil, existem programas de saúde em acordo com a pluralidade da população, contemplando as populações do campo e da floresta, negros, ciganos, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.


ID
2598310
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.080/1990, é de competência municipal na gestão do SUS

Alternativas
Comentários
  • a) Nem consta na Lei.

    b) Art 17. XI - estabelecer normas, em caráter SUPLEMENTAR, para o controle e avaliação das
    ações e serviços de saúde; - ESTADUAL

    c) Art 17. XIII - colaborar com a União na execução da vigilância sanitária de portos,
    aeroportos e fronteiras; - ESTADUAL

    d) O mais próximo seria Art 17. XIV - o acompanhamento, a avaliação e divulgação dos indicadores de morbidade e
    mortalidade no âmbito da unidade federada. - ESTADUAL

    e) Gabarito. Art. 18. IV - executar serviços:
    a) de vigilância epidemiológica;
    b) vigilância sanitária;
    c) de alimentação e nutrição;
    d) de saneamento básico; e
    e) de saúde do trabalhador;

  • Essa questão é aquela que o concurseiro tem que usar um pouco de lógica p/ evitar decorar tanta informação.

    a) prestar apoio técnico e financeiro aos municípios circunvizinhos.  (Apoio técnico até que poderia com certa boa vontade, mas financeiro, não tem como. Financeiro quem faz é a Adm Nacional, só ela que presta esse tipo de apoio às demais).

    b) estabelecer normas, em caráter exclusivo, de controle e de avaliação dos serviços de saúde. (Estabelecer normas exclusivas? Só quem tem competência para estabelecer normas é a administração NACIONAL, logo, as demais têm mera participação suplementar ou complementar).

    c) corroborar com a União na fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras. (Essa pode confundir, mas, note que foi excluída a administração estadual. Como é hierarquia, uma não pode participar sem a outra. Então, se fosse a municipal, constaria além da união, a participação estadual. Logo, essa função descrita é da administração estadual, não municipal).

    d) acompanhar, analisar e divulgar os indicadores de saúde. ( Essa é uma das alternativas que poderia levar ao erro muito concurseiro. Mas, quem tem competência para isso é a adm estadual.)

    e) executar ações de saúde do trabalhador e de vigilância epidemiológica.  (A única alternativa que traz uma das competências da administração municipal, art, 18, IV, da lei)

  • Geralmente o verbo EXECUTAR é usado para atribuições municipais (dica de prova relacionada ao SUS)


ID
2598313
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme o artigo 24 da Lei n° 8.080/1990, quando as disponibilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) forem insuficientes para garantir a assistência integral à população de uma determinada área, este poderá recorrer a serviços prestados pela iniciativa privada. Nessa situação, a contratação dos serviços deverá ser formalizada

Alternativas
Comentários
  • Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

  • DA PARTICIPAÇÃO COMPLEMENTAR

    ART. 24 QDO AS SUAS DISPONIBILIDADES FOREM INSUFICIENTES PARA GARANTIR A COBERTURA ASSISTENCIAL À POPULAÇÃO DE UMA DETERMINADA ÁREA, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PODERÁ RECORRER AOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA INICIATIVA PRIVADA.


ID
2598316
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Regulação do Acesso à Assistência, efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, por meio de atendimentos às urgências, de consultas, de leitos e de outros que se fizerem necessários, contempla a(s) seguinte(s) ação(ações) realizada(s) pelos médicos nos serviços de saúde:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 5º da Portaria nº 1.559, de 1º de Agosto de 2008:

    A Regulação do Acesso à Assistência efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão por meio de atendimentos às urgências, consultas, leitos e outros que se fizerem necessários contempla as seguintes ações:

    (...)

    II - controle dos leitos disponíveis e das agendas de consultas e procedimentos especializados

    Conforme está descrito no item D


ID
2598319
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Vigilância Sanitária deve realizar suas atividades por meio de visitas e de inspeções sistemáticas e obrigatórias, realizadas pelas autoridades sanitárias devidamente credenciadas. Uma vez constatada infração às leis sanitárias e às demais normas regulamentares pertinentes, a autoridade competente procederá da seguinte forma:

Alternativas

ID
2598322
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Decreto n° 77.052/1976 dispõe quanto à fiscalização sanitária das condições de exercício de profissões e de ocupações técnicas e auxiliares relacionadas diretamente com a saúde. Quando encontrada infração, a Fiscalização Sanitária deve proceder da seguinte maneira:

Alternativas

ID
2598325
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entende-se por Regulação do Acesso à Assistência aquela efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, por meio de atendimentos às urgências, de consultas, de leitos e de outros que se fizerem necessários. Acerca do exposto, é função do Complexo Regulador

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Portaria nº 1.559, de 1º de Agosto de 2008:

    São atribuições do Complexo Regulador:

    I - fazer a gestão da ocupação de leitos e agendas das unidades de saúde;

    II - absorver ou atuar de forma integrada aos processos autorizativos;

    III - efetivar o controle dos limites físicos e financeiros;

    IV - estabelecer e executar critérios de classificação de risco; e

    V - executar a regulação médica do processo assistencial.

    Dessa forma, o item correto é a letra B


ID
2598328
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Lei n° 9.656/1998 considera que os Planos de Assistência Privada caracterizam-se por uma prestação continuada de serviços ou uma cobertura de custos assistenciais em saúde. Entende-se que está subordinada à fiscalização direta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) qualquer modalidade de produto, serviço e contrato que apresente, além da garantia de cobertura financeira de riscos de assistência médica, hospitalar e odontológica, outras características que o diferenciem de atividade exclusivamente financeira. Um exemplo dessa modalidade é a (o)

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º

    § 1º Está subordinada às normas e à fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS qualquer modalidade de produto, serviço e contrato que apresente, além da garantia de cobertura financeira de riscos de assistência médica, hospitalar e odontológica, outras características que o diferencie de atividade exclusivamente financeira, tais como: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

    b) oferecimento de rede credenciada ou referenciada; (Incluído pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)


ID
2598331
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei n° 9.656/1998, é ação obrigatória a cobertura

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.656/98

     Art. 35-C. É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos:

            I - de emergência, como tal definidos os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente; 

            II - de urgência, assim entendidos os resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional;

            III - de planejamento familiar.


ID
2598334
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A epidemiologia pode ser considerada a ciência básica da saúde coletiva. Mais do que isso, tem-se constituído em importante disciplina científica essencial para todas as ciências clínicas, base da medicina e das outras formações profissionais em saúde. A respeito dos conceitos e dos usos da epidemiologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2598337
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os indicadores de saúde são utilizados na prática quando se mostram relevantes, ou seja, quando são capazes de retratar com fidedignidade e praticidade, seguidos os preceitos éticos, os aspectos da saúde individual ou coletiva para os quais foram propostos. Quanto aos indicadores de saúde e aos sistemas de vigilância epidemiológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • A alternativa A está errada pq ali está um mês e é um ano hahah


ID
2598340
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), no uso das atribuições conferidas pela Lei n° 3.268/1957, regulamentada pelo Decreto n° 44.045/1958, é o órgão supervisor e disciplinador da ética médica em todo o Estado da Bahia. Com relação às resoluções do CREMEB, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2598343
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando o fato de que a inviolabilidade do sigilo médico encontra amparo no artigo 5° , inciso X, da Constituição Federal, que tutela a intimidade e a vida privada do indivíduo, além das Resoluções do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2598346
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A divulgação constante e atualizada dos atos normativos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma ação essencial tanto à própria instituição quanto à sociedade. A respeito dos regulamentos da ANVISA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • pensei assim tbm


ID
2598349
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que tange a Portarias Ministeriais e a Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2598352
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Considerando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão que qualquer um que não esteja prestanto concurso para vaga de médico deverá ignorar. Para os que estão aspirando tal vaga, a resposta é: Gabarito letra (A). Analisemos as demais. 

    (B) É atribuição das Centrais de Regulação Médica de Urgências buscar os meios necessários para a resolução dos problemas de saúde, independentemente de pactuação prévia. (Tem que ter pactuação prévia. Sempre desconfie de termos como: nunca, independentemente etc).

    (C) Os princípios constitucionais de respeito à dignidade da pessoa humana podem ser desconsiderados nos casos da Regulação Médica das Urgências. (Ignorar princípio constitucional à dignidade humana? Tais princípios devem presidir EM TODAS as ações da Regulação Médica das Urgências.)

    (D) O objeto da atuação do médico é a saúde do ser humano e das coletividades humanas, em benefício da qual deverá agir com discriminação, quando se fizer necessário. (Se um dos princípios do SUS é atendimento sem discriminação, por que o faria agora? Errado!)

    (E) Cabem ao Conselho Federal de Medicina a ação fiscalizadora e o controle dos procedimentos médicos, bem como a aplicação das sanções pertinentes em caso de inobservância das normas determinadas pelo Conselho Regional.  (A competência para fiscalizar e aplicar sanções é dos Conselhos Regionais).


ID
2598355
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto à resolução que regulamenta o funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal, assinale a alternativa correta.

Alternativas