SóProvas


ID
2594692
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Nova Friburgo - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo – bem mais da metade da população global atual de 7,6 bilhões de habitantes – não têm acesso a saneamento básico seguro, segundo relatório recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Já a quantidade de moradores do planeta com algum saneamento básico é de 2,3 bilhões. Considerando o exposto, assinale a doença que NÃO é causada pela falta de saneamento básico seguro:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa: B

    Herpes: A transmissão é feita por gotículas de saliva, beijo, objetos contaminados levados à boca e etc.(Link:https://saude.abril.com.br/medicina/herpes-tratamentos-sintomas-e-o-que-e-essa-doenca/)

    A Herpes não é causada por falta de saneamento básico seguro.

  • Cólera: O contágio da cólera se dá por meio da ingestão de água e alimentos infectados. Em contrapartida, os alimentos são infectados com a água que teve contato com fezes de portadores da bactéria. Isso acontece mais frequentemente em áreas onde não há saneamento básico e a coleta de lixo é feita de maneira inadequada ou escassa.

    Herpes: A transmissão é feita por gotículas de saliva, beijo, objetos contaminados levados à boca e por aí vai. Por isso, é bem comum que o primeiro contato com o HSV aconteça ainda na infância. O inimigo invade o corpo, percorre a mucosa da boca e se instala em terminações nervosas, especialmente nos gânglios. Ele costuma ficar por ali sem causar incômodo. O ataque acontece quando as defesas do indivíduo estão enfraquecidas.

    Hepatite A: também conhecida como amarelão ou hepatite infecciosa, é uma inflamação contagiosa que afeta o fígado e é causada por um vírus que, geralmente, é benigno. A transmissão pode ser feita através de alimentos infectados, como alimentos crus ou vegetais que não foram bem lavados.

    Febre Tifóide: transmitida ao homem através de água e alimentos contaminados, além de contato direto com fluídos de pessoas infectadas.

    Resposta B