SóProvas


ID
259513
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Weber, a Burocracia

I. Representa o tipo de organização capaz de atingir o mais elevado grau de eficiência no alcance dos objetivos organizacionais.

II. Tipo de organização humana na qual a racionalidade atinge o seu mais elevado grau.

III. Significa a adesão dos meios para o alcance de determinados fins ou objetivos.

IV. Visa atingir consequências desejadas: a previsibilidade das pessoas dentro da organização.

V. Atravanca os processos de administração, à medida que não há profissionalização dos funcionários.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa pois o item V, que fala sobre eficiência, pode ser confundido com a Teoria Clássica de Henry Fayol, que também fala em eficiência, mas focado na estrutura organizacional, ou seja, aumentar a eficiência das empresas através de uma melhor forma de administrá-las. 
  • BUROCRACIA

    Modelo Weberiano

    O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito.

    Dentro dessa perspectiva jurídica, o termo era empregado para indicar funções da administração pública, que era guiada por normas, atribuições específicas, esferas de competência bem delimitadas e critérios de seleção de funcionários.

    A burocracia, então, podia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.

    (UOL Educação - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/burocracia-max-weber-e-o-significado-de-burocracia.htm)

  • Modelo burocrático de Weber: Impessoalidade (pessoal X profissional), hierarquia formal (organogramas, cargos previamente estruturados, cada um deve saber de suas responsabilidades), centralização (para aumentar a eficiência da fiscalização; um fiscaliza o outro); Profissionalismo (# de qualificação; cumprir com compromissos, contratos, horários); meritocracia; formalismo (formalização dos atos da empresa em documentos,memorandos, regimentos)