SóProvas


ID
259552
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) são um modelo conceitual do universo bibliográfico e estão possibilitando transformações no campo da Representação Descritiva e de modelagem de bancos de dados. Tendo em vista as entidades dos Grupos 1 e 2 dos FRBR, observe os enunciados a seguir:

I. A publicação da primeira edição do livro “Ágata noturna”, de Emmanuel Tugny, pela editora Sulinas.

II. A tradução do livro “The bookman’s pomise” para o português, por Alvaro Hattnher.

As entidades dos Grupos 1 e 2 dos FRBR que representam corretamente os relacionamentos apontados nos enunciados I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O modelo FRBR lida com as relações entre os grupos de entidades. Por exemplo, temos as conhecidas relações entre as entidades dos grupos 1 e 2:

    Obra  - criada por - pessoa física

    Expressão- traduzida por - pessoa física

    Manifestção- publicada por - pessoa  jurídica

    Item- propriedade de - família


    Oliver, Chris. Introdução a RDA: um guia básico. Páginas 27.

  • http://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html

  • Sobre o mesmo assunto consultar "Requisitos funcionais para registros bibliográficos: uma apresentação", de Fernanda Passini Moreno e Miguel Ángel Márdero Arellano.

  • As 10 entidades definidas no FRBR estão divididas em 3 grupos:

     

    Grupo 1 – entidades que são produto de trabalho intelectual ou artístico: obra1 (uma distinta criação artística ou intelectual), expressão2 (a realização artística ou intelectual de uma obra), manifestação3 (a materialização de uma expressão de uma obra) e item4 (um único exemplar de uma manifestação).

    Grupo 2 – entidades responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico, pela produção física e disseminação ou pela guarda das entidades do Grupo 1: pessoa5 (um indivíduo) e entidade coletiva6 (uma organização ou grupo de indivíduos e/ou organizações).

    Grupo 3 – entidades que, juntamente com as entidades dos grupos 1 e 2, servem como “assunto” da entidade obra: conceito7 (uma noção abstrata ou ideia), objeto8 (uma coisa material), evento9 (uma ação ou ocorrência) e lugar10 (um local).