SóProvas


ID
2595580
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um local de morte, como a própria designação esclarece, é definido como o sítio onde ocorreu a extinção de uma pessoa. Assim, para a elucidação dos fatos que culminaram no evento morte, o perito criminal deve realizar um minucioso levantamento dos vestígios, das posições dos objetos, do cadáver e do próprio ambiente.

Em um local de morte por arma de fogo, por exemplo, o ambiente é vasculhado em toda a sua amplitude, fotografando-se os pontos de impactos de projéteis, se houver. Determina-se, também, a distância, a origem e a direção do disparo, estabelecendo-se, desse modo, a provável trajetória. Em seguida, examina-se o cadáver à procura dos ferimentos, os orifícios de entrada e de saída do projétil, e suas localizações.

Por fim, examinam-se os próprios projéteis e estojos encontrados no local, com o escopo de se fazer a identificação mediata da arma (microcomparação balística) que causou a lesão, caso nenhuma seja encontrada.

Destarte, todos os procedimentos descritos anteriormente para o local de morte por arma de fogo, entendidos como uma diligência processual penal veiculada através do instrumento conhecido como laudo de local, visam determinar a causa jurídica da morte; ou seja, estabelecer a diagnose diferencial entre homicídio, suicídio e acidente.

Baseando-se nos dados citados, podemos classificar os ferimentos produzidos pelo projétil disparado por uma arma de fogo como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Lesões perfurocontundentes

    Estas lesões são ferimentos produzidos por projéteis de arma de fogo, cabo de guarda-chuva, chave de fenda etc. Causas jurídicas: crimes dolosos e suicídios, lesões corporais ou homicídio culposo.

  • enrolação danada pra perguntar qual o tipo de ferimento causado por projétil. essas questões assim que te fazem perder tempo

  • acertei, mas não era pra ser perfurocontuso ( pois é ferimento) ? Perfurocontundente não é o instrumento? alguem explica pfv

  • Instrumentos perfuro-contundentes: Produzem lesões pérfuro-contusas. Nem o França que discorda, concorda. Como não tem outra, "B". 

     

  • O comando da questão está mal elaborado, mas nada que impeça de respondê-la com precisão:

    Instrumento = perfurocontundente

    Ferimento: perfurocontuso

     

    ** O comando inverteu as nomenclaturas.

  • INSTRUMENTO: PERFUROCONTUNDENTE

    LESÃO: PERFUROCONTUSA

    da para fazer a questão mesmo sabendo que a banca inverteu o instrumento e a lesão.

  • Passei 30 minutos lendo o enunciado e 10 segundos para responder. Podem ir direto para o último parágrafo que já responde a questão.

  • No caso, o instrumento é PERFUROCONTUNDENTE e a lesão perfurocontusa. Esses tipos de lesões ocorrem em ferimentos produzidos por projéteis de arma de fogo, guarda-chuva.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • Ave Maria,essa quetão é só para cansar o peão mesmo.

  • GABARITO LETRA B

    .

    .
    LETRA A/Perfurocortante: associam os mecanismos de ação dos
    instrumentos perfurantes e cortantes. Exemplo: Faca,
    punhal, espada.

    .

    .
    LETRA B/Perfuro-contundente: associam os mecanismos de ação
    dos instrumentos perfurantes e contundentes. Exemplo:
    Projétil de arma de fogo.

    .

    .

    LETRA C/Cortantes: só corta, ou seja, atuam pelo deslizamento de
    um gume sobre uma linha, seccionando os tecidos.
    Exemplo: Navalha, Lâmina de barbear, Bisturi.

    .
    .
    LETRA D/Corto-contundente: associam os mecanismos de ação
    dos instrumentos cortantes e contundentes. Exemplo:
    Machado.

    .

    .

    Vamos ver como foram cobrados um dos tópicos da pergunta, caiu na prova: (PC-SP/14 - Adaptada) É uma característica da morfologia de uma ferida por ação cortante, em relação à ferida contusa, a presença de hemorragia abundante.
    Certo ou Errado?

    .
    Item Certo. Uma das principais diferenças da ferida incisa da contusa é que na ferida incisa, a hemorragia é abundante pois os vasos ficam abertos e sangram. Já na ferida contusa os vasos geralmente são esmigalhados, e por tal razão fecham, não produzindo grandes hemorragias.

    .

    .

    Bons estudos, mantenha a fé!

  • tanto blablabla.....palhaçada !!

  • comentário da Gisele esta errado e da Adriana esta corretíssimo

  • GABARITO B

     

    As lesões deixadas por projéteis de arma de fogo são lesões perfurocontusas devido à ação do projétil de perfurar e contundir.

     

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

     

  • Maldade de questão para cansar o candidato kkkk tenso, a resposta é simples.

  • Se a questão falar que tipo de lesão que o PAF causa é Perfurocontudente.