SóProvas


ID
2595934
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto abaixo.


As estruturas organizacionais estão em constante evolução, fenômeno atribuído à necessidade de adaptação das Organizações, independentemente da sua natureza, às influências ambientais e à busca por melhor desempenho, de modo a obter agilidade e foco na satisfação de quem consome os bens, produtos ou serviços que revendem/produzem/prestam. A exemplo disso, cita-se a Estrutura baseada em grupos de trabalho, tendência atual de organização menos hierárquica e mais descomplicada.

(Fonte; Revista Exame.com. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/negocios/estrutura-organizaciona-de-grupos > . Acesso em jun. 2017>.


Sobre a projeção de novas estruturas organizacionais, para além da mudança do organograma e reestruturação de atividades e decisões, é uma ação que implica considerar a complexidade desse processo do qual fazem parte diversos problemas a serem, devidamente considerados, entre os quais, a(o):

Alternativas
Comentários
  • Com relação à cultura organizacional, é importante que seja considerada em um processo de mudança, pois esta influencia diretamente no modo como as pessoas vão reagir à mudança. Beckhard (1972), ao tratar da cultura organizacional relacionado à mudança, relata que a única maneira viável de mudar as organizações é através da mudança de sua cultura. Como a cultura é resultado das relações humanas de cada organização particular, uma mudança nos indivíduos só ocorre com a mudança cultural. Assim, para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, para que exista a revitalização e a renovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Dentro dessa concepção, Freitas (1991), compreende a mudança cultural como sendo uma nova maneira de fazer as coisas. Essa mudança baseia-se em novos valores e novos rituais. Todavia é importante mencionar que quanto mais forte e conservadora a cultura organizacional, maior será a possibilidade de resistência à mudança, e por sua vez, maior a dificuldade em se implantar as mudanças necessárias na instituição.