I. uma das vantagens do RIP é a convergência rápida. (Convergência rápida e sem loop e caminhos múltiplos - OSPF)
II. o algoritmo de roteamento do RIP detecta explicitamente loops de encaminhamento. (O protocolo funciona à base do algoritmo Vetor-Distância, também conhecido como algoritmo de roteamento de Bellman-Ford distribuído e algoritmo de Ford-Fulkerson, que receberam o nome dos pesquisadores que os desenvolveram (Bellman, 1957; Ford e Fulkerson, 1962). .Ele funciona bem e é indicado para ambientes pequenos e moderados, porém, apresenta sérias limitações quando utilizado em redes grandes, sendo totalmente contraindicado para as mesmas.
Neste protocolo de 30 em 30 segundos cada router envia para os seus vizinhos as actualizações. Um router que não receba informação de outro router (vizinho) durante 90 segundos marca essa rede como inacessível.
Ao fim de 3 minutos sem "dar notícias" os routers vizinhos apagam a linha da tabela de routing que continha essa rede. Durante esses períodos de espera se existirem alterações na topologia da rede muito provavelmente existem loops. Este é outro dos problemas do RIP, a sua incapacidade de detectar loops na rede por ser um protocolo para redes menores.)
Fonte: https://o-blog-do-pedro7.webnode.pt/news/protocolo-de-encaminhamento-din%C3%A2mico-rip/).