SóProvas


ID
259639
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A divisão das tarefas entre as unidades de trabalho de uma organização caracteriza o que se convencionou chamar de critérios de departamentalização. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •                     A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Porém uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização.

    Logo a opção "E" não atende ao critério funcional.

    até mais!
  • Para mim essa questão é passível de anulação.
  • Letra E


    Secretaria de Educação : departamentalização funcional,pois a Secretaria de Educação trata somente da função educação,somente dos assuntos educacionais.
    Secretaria da criança e do adolescente: Só trata de assuntos ligados à criança e o adolescente, por isso é uma departamentalização por cliente/usuário.No caso a criança e o adolescente funcionam como usuários dos serviços disponibilizados pela Secretaria.

    Portanto, há na letra E uma combinação de critérios: Funcional + Clientes.

  • ABORDAGEM FUNCIONAL
    Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.
    FUNCIONAL
    Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.

    ABORDAGEM DIVISIONAL
    Cria departamentos que são formados por divisões separadas e auto-suficientes para produzir um produto/serviço ou parte dele.
    PRODUTOS OU SERVIÇOS
    Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.
    GEOGRÁFICA
    Também chamada de territorial, de área ou regional. Neste caso, a departamentalização é feita com base nas atividades a serem desenvolvidas em determinada região. Uma empresa de grande porte pode, por exemplo, agrupar sua força de vendas por áreas como: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.
    CLIENTELA
    As atividades são agrupadas em departamentos de acordo com as características do cliente ou mercado a quem o produto ou serviço é oferecido. Idade, hábitos de compra, sexo, nível sócio-econômico são algumas informações que servem de base para este tipo de departamentalização. Como exemplo temos as lojas de departamento com suas seções diversas, de acordo com cada tipo de cliente.
    PROCESSOS
    O agrupamento é feito de acordo com as fases do processo produtivo, seguindo a ordem da atividade produtiva ou da disposição do equipamento utilizado. Esta departamentalização é muito utilizada no nível operacional das organizações. Exemplo: Corte, estamparia, montagem.
    PROJETOS:
    São organizados em função de projetos específicos desenvolvidos pela empresa. As atribuições são temporárias, uma vez que projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, o grupo que havia sido designado para ele volta a seu trabalho anterior ou é indicado para outro projeto. Exemplo: Uma empresa especializada em contabilidade designa um administrador de projeto e alguns contadores para realizarem uma auditoria.
    FONTE: 
    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
  • Caro Carlos Evanildo,

    na letra C o empreendimento em questão é um hospital. Como tal, temos que o melhor criteiro de departamentalização é o funcional (ortopedia, radiologia, cardiologia,...) cada um com uma especialidade específica. Diversos profissionais de uma mesma especialização concentrados em cada departamento.
  • Só corrigindo:  os Hospitais  costumam departamentalizar suas atividades por serviços tais como: cirurgia, radiologia, pediatria etc.
  • Por que as outras estão erradas?

  • A letra C é a mais óbvia. Imagina se um hospital implementasse uma departamentalização por cliente, quer dizer que ele daria um tratamento distinto entre conveniados e carentes. Imagina que absurdo!


  • a) Uma estrutura que se subdivida em mercado interno exportações é do tipo territorial quando as necessidades da clientela são totalmente distintas. ERRADO, esta é uma estrutura divisional, caracterizada por produtos e serviços diversificados, presença em vários mercados, setores e/ou países.

    b) Uma estrutura por produto é especialmente indicada quando o mesmo produto tem características diferentes de apresentação e embalagem, dependendo de sua destinação. ERRADO, o atendimento personalizado é tipico da departam. por cliente.

    c) Uma organização por cliente é particularmente recomendada para o caso de um hospital que atenda simultaneamente pacientes particulares, conveniados e carentes. ERRADO, neste caso a departamenlização seria por produto ou serviço.

    d) O critério geográfico é o preferencial quando a organização depende de muitos fornecedores dispersos em locais muito distantes. ERRADO. 

    e) Um ente público cuja estrutura contemple uma secretaria da educação e outra da criança e do adolescente estará combinando o critériofuncional e o por cliente/usuário. CORRETO.

  • Nunca foi e nunca será a letra E, a banca acabou com a concorrencia nessa questão e colocou pra cima quem acertou no chute.

  • Mano do céu.

    Tô emburrecendo!

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Vejamos qual das alternativas atende ao comando da questão.

    Vejamos em que consiste os critérios de departamentalização abordados nesta questão.

    Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço. 

    Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance o melhor desempenho do produto/serviço.  

    Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo

    Departamentalização Geográfica/região envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Tendo visto o que foi apresentado, concluímos nenhuma das alternativas faz sentido, de modo que o mais sensato teria sido a anulação da questão.

    GABARITO DA BANCA: E

    GABARITO DO MONITOR: ANULAÇÃO

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.