SóProvas


ID
2596459
Banca
Quadrix
Órgão
CONTER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando as disposições legais previstas no Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), no tocante às Comissões de Ética, leia as seguintes afirmativas.


I. Deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, mormente em órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de repreensão por escrito e sua fundamentação constará do respectivo parecer, firmado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com esse "mormente", uma típica pegadinha.

  • ERRADA I. Deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, mormente em órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

     

    MORMENTE - advérbio - Principalmente; de maneira principal; sobretudo; acima dos demais: retirou todos os sujeitos da sala, mormente os mais corruptos.

     

    Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

     

    II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

    ERRADA III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de repreensão por escrito e sua fundamentação constará do respectivo parecer, firmado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • I. Deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, mormente em órgãos e entidades da Administração Pública Federal (Incorreta)

     

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura

     

    II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público (Correta, literalidade do decreto)

     

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público

     

    III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de repreensão por escrito e sua fundamentação constará do respectivo parecer, firmado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso (Incorreta)

     

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • MORMENTE? Hooomi

  • Reprensão e Censura não tem o mesmo significado?

    Segundo varias fontes que consultei são sinônimos 

    Repreensão

    1.ato ou efeito de repreender; repreendimento, reprimenda, censura.

    O fato de ser por escrito não deixa a alternativa errada ou deixa? 

     

     

  • Edinei Silva, 

    Reprensão e Censura, sim, têm o mesmo significado. E o fato de ser por escrito só deveria deixar a alternativa ainda mais certa.

    O problema aqui, porém, é outro: a banca exige a LITERALIDADE da lei, o que (a meu ver) é uma m... porque transforma tudo em decoreba nível ninja, não deixando margem ao raciocínio.

  • Aos colegas que pensam q repreensão e censura tem o mesmo significado : 

    CENSURA É O TERMO MAIS APROPRIADO NO CASO DA QUESTÃO RELACIONADA A COMISSÃO DE ÉTICA. 

    CENSURA é a aprovação ou desaprovação prévia de circulação de informação, visando à proteção dos interesses de um estado ou grupo de poder.

    Censura ė coercitiva : medida exigida e que deve ser obrigatoriamente cumprida, até mesmo com uso de força.

    Um mandado de condução coercitiva é usado quando um investigado ou testemunha não cumpre a ordem de comparecer a um interrogatório, depoimento ou outro ato que tenha sido determinado pelo juiz ou delegado de polícia.

     

    Poder coercitivo :

     

    Poder coercitivo do Estado é uma expressão muito usada no Direito e diz respeito à obrigatoriedade do cumprimento das leis e das regras sociais que são determinadas pelo Estado.

    Já o poder coercitivo dos fatos sociais : Os fatos sociais exercem uma forte influência no comportamento, nas atitudes e no pensamento das pessoas que vivem em uma sociedade. 

    Como consequência disso, muitos comportamentos são resultado da repetição de padrões estabelecidos e repetidos pelos fatos sociais e pela cultura de um local.

     

    REPREENSÃO : ( verbal  )  : crítica ( corrigir COMPORTAMENTOS )  ao outro e a si mesmo :

     

    ÉTICA NÃO DITA REGRAS DE COMPORTAMENTOS PARA A PESSOA SER OBRIGADA A CUMPRIR A DETERMINADOS PADRÕES DE CONDUTAS         (PROFISSIONAIS ) .

     

     ÉTICA NÃO SERVE PARA ditar regras de comportamento e CORRIGIR O COMPORTAMENTO. DEONTOLOGIA ÉTICA - TEORIA DO DEVER  : O PROFISSIONAL DEVE AGIR D FORMA ÉTICA/ LEGAL visando o bem comum de todos :

    ( coletividade  : povo , sociedade  , Estado = UNIÃO FEDERAL ) .

     

    Na Administração Pública Federal : deverá ser criada uma Comissão de Ética : encarregada d orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público : competindo-lhe conhecer concretamente d imputação ou d procedimento susceptível d CENSURA. 

     

     PALAVRAS CHAVES :

     

    SERVIDOR PÚBLICO = ÉTICA ;

    ESTADO =COERCITIVO=com.de ética =Censura. 

     

    PORTANTO :O SERVIDOR PÚBLICO da União FEDERAL deve agir d forma ÉTICA visando o bem comum d todos ( povo,sociedade,Estado( UNIÃO FEDERAL ) .)

     

    E O ESTADO e a COMISSÃO ÉTICA Pública Federal TEM O PODER ,interesse determinado d aplicar força COERCITIVA de CENSURA .

     

    MACETE : 

    COMISSÃO DE ÉTICA :aplicar apenas/somente :

    CENSURA. 

     

    De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal :

    P fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele q, por FORÇA DE LEI = ( cumprir c normas,lei ),contrato ou d qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda q sem retribuição financeira, desde q ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades d economia mista, ou a qualquer setor onde prevaleça o INTERESSE determinado  DO ESTADO. 

  • Questão  :

     

    REQUISITOS  das disposições legais  : 

    no tocante às Comissões de Ética  :

     

    GABARITO :

     

    B ) II SOMENTE :

     

    II ) : À Comissão de Ética incumbe fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores :

     

    Registros sobre sua conduta ética : para instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

    ARGUMENTAÇÃO : 

     

    A COMISSÃO DE ÉTICA AVALIA O COMPORTAMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO : AGIR COM BONS COMPORTAMENTOS ÉTICOS - AGIR de forma CERTA /CORRETA : CONFORME OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL  :

     

    Legalidade   ( LEI );

     

    Impessoalidade ;

     

    Moralidade;

     

    Publicidade;

     

    EFICIÊNCIA  ; EFICÁCIA e EFETIVIDADE  : PROPORCIONARÁ PROMOÇÃO NA CARREIRA DO SERVIDOR PÚBLICO .

     

     

     

  • Referente ao item I

    "XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura."

  • O advérbio mormente (em primeiro lugar; acima de tudo; sobretudo, principalmente, maiormente) torna o item I errado, pois não inclui " a administração indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público..."

  • Letra da Lei...

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.