SóProvas


ID
2597569
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Tardif (2010) existe uma relação problemática entre os professores e os saberes que compõem sua prática. Todavia, até o início dos anos de 1990 os saberes docentes era um tema pouco explorado em estudos e pesquisas, inclusive no campo das ciências da educação. De acordo o autor “a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações” (TARDIF, 2010, p. 36). Considerando os tipos de saberes presentes nas práticas docentes, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas.


( ) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

( ) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

( ) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio da prática docente.

( ) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana.

( ) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.


Assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • ( v) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

    ( v) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

    ( f) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio da prática docente.

    ( v) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana.

    ( v) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.

  • Alguém poderia explicar o porquê da segunda assertiva ser verdadeira?

  • Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

    Não consegui entender como a questão foi dada como certa.

  • Para Tardif (2010) " o saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); de saberes disciplinares (saberes que correspondem ao diverso campo do conhecimento e emergem da tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). O que exige do professor capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática. A expressão utilizada por Tardif, ‘mobilização de saberes’, transmite uma idéia de movimento, de construção, de constante renovação, de valorização de todos os saberes e não somente do cognitivo; revela a intenção da visão da totalidade do ser professor".

    Referente a segunda assertiva o professor tem uma prática muito voltada para si, ou seja, o fato dele ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares é por que a prática docente hoje em dia está desvinculada da teoria que seriam esses saberes então a posição estratégica que o professor ocupa seria de emancipador porém sua desvalorização se dá por que muitas vezes ele não segue tais saberes inculcados pela classe dominante.