SóProvas


ID
259801
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entende-se por Micorriza e Epifitismo, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • interação de plantas com fungos; planta que cresce sobre outra planta sem parasitá-la.  
    LETRA E
  • Micorrizas: Sao fungos mutualísticos, que vivem associados a raízes de plantas formando. Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.

     Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.

    As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta.

    Epifitismo: Epífias (epi, em cima) são plantas que crescem sobre os troncos maiores sem parasitá-las. São epífitas as orquídeas e as bromélias que, vivendo sobre árvores, obtêm maior suprimento de luz solar.

  • Entende-se por micorriza a interação entre plantas que aumentam sua área de absorção quando são associadas a alguns fungos, pois como fungo auxilia a planta na absorção de água auxiliando a planta a se hidratar e se adaptar a climas mais secos e  como “pagamento”, a planta fornece os fotoassimilados. Já o epifitismo é o processo que algumas plantas herbáceas, ou de pequeno porte se utilizam para absorver luz solar. Tais plantas crescem sobre outras plantas de maior porte apenas para se apoiar e conseguir fazer o processo de fotossíntese.