SóProvas


ID
2598016
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O aglomerante hidráulico obtido pela moagem de clínquer Portland, ao qual se adiciona a quantidade necessária de uma ou mais formas de sulfato de cálcio, materiais pozolânicos, escórias granuladas de alto-forno e/ou materiais carbonáticos, nos teores especificados na norma NBR11578: 1991, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

     

    Cimento Portland CP II (NBR 11578)

    O Cimento Portland Composto é modificado. Gera calor numa velocidade menor do que o gerado pelo Cimento Portland Comum. Seu uso, portanto, é mais indicado em lançamentos maciços de concreto, onde o grande volume da concretagem e a superfície relativamente pequena reduzem a capacidade de resfriamento da massa. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo. Recomendado para obras correntes de engenharia civil sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. Veja as recomendações de cada tipo de CP II:

    a. Cimento Portland CP II-Z (com adição de material pozolânico)
    – Empregado em obras civis em geral, subterrâneas, marítimas e industriais. E para produção de argamassas, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. O concreto feito com este produto é mais impermeável e por isso mais durável.

    b. Cimento Portland Composto CP II-E (com adição de escória granulada de alto-forno)
    – Composição intermediária entre o cimento portland comum e o cimento portland com adições (alto-forno e pozolânico). Este cimento combina com bons resultados o baixo calor de hidratação com o aumento de resistência do Cimento Portland Comum. Recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacadas por sulfatos.

    c. Cimento Portland Composto CP II-F (com adição de material carbonático – fíler)
    – Para aplicações gerais. Pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto, solo-cimento, dentre outros.

     

    Fonte: http://www.abcp.org.br