-
Reatores anaeróbicos são muito indicados quando o requisito de remoção de carga orgânica for alta e de remoção de nutrientes for baixa
Gabarito letra B
-
Reator anaeróbio de manta de lodo (UASB):
- é um sistema de tratamento de esgoto de nível secundário, em que a DBO é estabilizada anaerobicamente por bactérias dispersas no reator.
- existe uma grande concentração de biomassa dentro do reator, a qual cresce dispersa no meio;
- a idade do lodo nesses sistemas tende a ser bastante elevada.
Processo: no Reator anaeróbio a DBO é estabilizada anaerobicamente por bactérias dispersas no reator. O fluxo do líquido é ascendente. A parte superior do reator é dividida nas zonas de sedimentação e de coleta de gás. A zona de sedimentação permite a saída do efluente clarificado e o retorno dos sólidos (biomassa) ao sistema, aumentando a sua concentração no reator. Entre os gases formados inclui-se o metano. O sistema dispensa decantação primária. A produção de lodo é baixa, e o mesmo já sai estabilizado.
-
Se considerarmos o processo de remoção do nitrogênio, verificamos que o UASB não proporciona condições favoráveis para que ela ocorra.
Há três processos para a remoção do nitrogênio. Vejamos o motivo da incapacidade da ocorrência desses processo no UASB:
- Volatilização: necessita de meio alcalino (pH > 11 preferencialmente), mas para a digestão anaeróbia recomenda-se pH entre 6 e 8,5.
- Nitrificação/Desnitrificação: precisa da alternância de condições aeróbias e anaeróbia.
- Assimilação pelas algas: o ambiente anaeróbio não favorece o crescimento e a realização de síntese de compostos (nutrientes) pelas algas.