SóProvas


ID
2598094
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O lançamento de efluentes sem tratamento em lagos de natureza lêntica pode provocar a eutrofização. A eutrofização é caracterizada pelo crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas devido ao enriquecimento do meio aquático com nutrientes. Os principais nutrientes que ocasionam a eutrofização são:

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização ou eutroficação é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afete a utilização normal e desejável da água, o fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e fósforo.

  • Processo de eutrofização:

    A eutrofização é um processo na sucessão ecológica, que consiste no enriquecimento das águas com os nutrientes necessários para o crescimento da vida vegetal aquática. Há então, um aumento da produtividade biológica do lago, com proliferação de algas e outros vegetais.

     

    Esse processo pode ocorrer em qualquer lago, em maior ou menor escala e velocidade, desde que presentes as condições propícias.

     

    Os nutrientes mais importantes na eutrofização são o nitrogênio e o fósforo. Na maioria dos ecossistemas aquáticos o fosforo é o nutriente limitante.

     

    A incidência solar favorece a eutrofização, haja vista o sol ser a fonte primária de energia para o processo de fotossíntese. A eutrofização é acelerada pelo aporte de fósforo que provém, principalmente, dos esgotos domésticos, esgotos industriais e fertilizantes agrícolas

     

    UM DIA CHEGAREMOS LÁ!!

  • Resposta: alternativa c

     

    Só para expandir um pouco o conhecimento: O silício (Si) pode também ser limitante, principalmente para diatomáceas; o ferro (Fe) é geralmente limitante em regiões de oceanos abertos profrundos, longe da costa

  • Para ficar mais fácil, é só fazer uma associação com a tabela periódica.

    Quais são os nutrientes? (P)orra (N)enhuma (Phosforo e NItrogênio).

  • A eutrofização provoca efeitos negativos sobre toda a cadeia alimentar do corpo hídrico.