SóProvas


ID
259954
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cartola do Sport Clube Atalaia afirma que a média de frequência aos jogos é superior a 642, e com isso ele justifica investir no aumento do estádio de clube. Suponha que tenha sido rodado um teste de hipóteses, cuja conclusão é que fica impossível rejeitar a hipótese nula; em termos não técnicos, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de H0 a hipótese em que não acreditamos. Nesse caso, a hipótese nula (H0) do cartola é: H0 = A média de frequencia aos jogos é inferior a 642.
    Chamamos de H1 a hipótese em que acreditamos. Nesse caso, a hipótese alternativa (H1) do cartola é: H1 = A média de frequencia aos jogos é superior a 642.
    O enunciado também cita que é "impossível rejeitar a hipótese nula" (H0).
    Em estatística, não se "aceita" uma hipótese. Essa é uma longa história. Pra essa questão, apenas lembre que "aceitar" = "não rejeitar".
    Então, vamos colocar os pingos nos is:
    O cartola, em sua ingenuidade, acredita que a frequencia é superior a 642 (H1). Entretanto, após a verificação estatística, ele é impossibilitado de rejeitar a hipótese nula (ele "aceita" que a frequencia aos jogos é inferior a 642).
    Essa contradição do cartola entre o que ele acreditava (H1) e o que o teste estatístico sugeriu (H0) nos leva a conclusão de que 
    a) não há provas suficientes para sustentar a alegação de que a participação média é superior a 642.

    Resumo da ópera: se ele não pode negar H0 (ou seja, se ele não pode negar que a frequencia é inferior a 642), ele consequentemente não tem provas suficientes de que H1 é válida (ou seja, que a frequencia é superior a 642).