SóProvas


ID
2599633
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando se fala em Qualidade de Vida no Trabalho, um dos pontos considerados mais críticos é o estresse. Diante de tantas pressões externas e internas à organização, os colaboradores apresentam cada vez mais doenças psicossomáticas ocasionadas pelo estresse. Estudos importantes são realizados para minimizar afastamentos de colaboradores e garantir que o estresse não afete a produtividade e o absenteísmo nas organizações. Nesse sentido, analise as alternativas apresentadas e marque a CORRETA sobre o estresse no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: 

    Incoerências diárias quanto às tarefas a serem realizadas e resultados esperados potencializam o estresse e podem aumentar o número de faltas dos colaboradores.

     

    A palavra incoerência é o ponto chave da questão.

  • Gostaria que alguém me respondesse porque a alternatica 'C' está incorreta?????

  • Penso que o erro da alternativa "C"

    "O estresse não é necessariamente disfuncional. Algumas pessoas trabalham bem sob alguma pressão e são mais produtivas em um esquema de cobrança de metas. Outras buscam incessantemente mais produtividade ou um melhor trabalho. Um nível modesto de estresse conduz à maior criatividade quando uma situação competitiva requer novas ideias e soluções."

    FONTE: GESTAO DE PESSOAS. CHIAVENATO 2014

  • c) Quando existe alto controle e alta demanda, há maior desgaste do colaborador, maior estresse, afetando negativamente a produtividade.

     

    Ana Loyola, as palavras e frases destacadas(friso meu) na "assertiva C" acima são contraditórias o que torna-a errada. Para acertar a questão de forma rápida e assertiva, traga a mente um caso concreto (fato real da vida cotidiana), como por exemplo A ALTA DEMANDA dentro de uma agência bancária. Seja para atender o cliente, seja para operacionalizar os processos, irá requer ALTO CONTROLE,  o qual gerará mais SEGURANÇA ao colaborador e ao cliente, e MENOS STRESSE, afetando POSITIVAMENTE a produtividade da instituição financeira, bem como no atendimento ao cliente. Vale destacar que, O EXCESSO DE CONTROLE OPERACIONAL IN-LOCO muitas vezes GERA BUROCRACIA e COMPROMETE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO e O DESEMPENHO DO FUNCIONÁRIO.  Sendo assim, o que pode vir a gerar BAIXA PRODUTIVIDADE, neste contexto, É A DESORGANIZAÇÃO e A INEFICIÊNCIA DOS  PROCESSOS e CONTROLES, pois ai sim, esses gargalos estarão gerando MAIOR DESGASTE e MAIOR STRESSE não só ao colaborardor como também ao CLIENTE. (Este comentário é meramente pessoal e pode não representar a opinião dos especialistas no assunto. Portanto  há outras formas de raciocínio e argumentos que podem levar, também, ao gabarito da questão). Caso não compreenda esta explicação prática, recorra ao comentário de um professor que domina o tema em questão).

  • Maconha estragada.