SóProvas


ID
2600284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     


    LETRA A: CORRETA? O método analítico é utilizado pelo Direito Penal, não pela Criminologia.

    LETRA B: INCORRETA? A Criminologia é considerada como ciência justamente pela sua independência científica, construída pelo auxílio de diversas disciplinas, como a Sociologia, a Biologia, a Antropologia, etc.

    LETRA C: INCORRETA. A Criminologia não utiliza o método silogístico, e sim de observação, indução, empírico.

    LETRA D: INCORRETA. Alternativa fácil de excluir. A dogmática penal não é utilizada na Criminologia.

    LETRA E: INCORRETA. Essa tava fácil também. Metafísica? Ciências exatas? Não.”

     

    Fonte: instagram @murilloribeirodelta – Professor e Delegado/MG

  • Colega Juliana, tudo bem? Realmente o gabarito preliminar da banca é a letra A!! Porém, é de se questionar:

     

    "Observa-se que a doutrina menciona expressamente ser o critério indutivo um método da Criminologia. E não há dúvidas aqui. O saber criminológico parte da regra particular para a regra geral, analisando e observando a realidade para então criar hipóteses gerais. No entanto, o examinador errou ao estabelecer que a Criminologia faz uso de um método analítico pra desenvolver uma análise indutiva. O critério analítico é utilizado nas obras para se referir à metodologia da ciência normativa, do Direito Penal. Tanto que o conceito de crime é o conceito analítico, tripartido. A utilização da expressão confunde o candidato, apresentando uma afirmação equivocada do ponto de vista do saber criminológico."

     

    Fonte: http://blog.supremotv.com.br/recursos-delegado-do-maranhao/ (observe a questão "93", com o comentário do referido professor). Vamos aguardar o gabarito definitivo. 

     

    Obrigada pela sua observação! <3

  • GAB A

    O erro da LETRA B, é que a Criminologia e AUTONÔMA , porém não independente como afirma a questão, já que recebe influxos de outras areas, mesmo que indiretamente, como a sociologia e antropologia  criminal, daí seu caráter INTERDISCIPLINAR.

     

    Fonte: Lélio Braga, RESUMO DE CRIMINOLOGIA

  • Letra A ... Criminologia é ciência não-normativaempírica (experimentação científica) e interdisciplinar responsável por subministrar elementos para compereender e enfrentar o fenômeno desviante. Utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva. (criminologia analítica é a verificação do cumprimento do proposto pelas ciências criminais e também pela política criminal).

  • ALGUEM SABE DIZER QUAL FOI A NOTA DE CORTE DESSA PROVA? QUAL +- TA SENDO A NOTA DE CORTE NAQUELE SITE "DE OLHO NA VAGA"???

    .... GRATO, BOA NOITE A TODOS

  • A banca manteve essa alternativa como a correta, mesmo após o gabarito definitivo. 

  • EDUARDO 123, a NC foi 78 

  • Considerei a alternativa A como correta porque entendi o termo ANALÍTICO não como aquele usado no Dir. Penal na Teoria do Crime, mas analítico no sentido que utiliza de diversos ramos do conhecimento (epistemiológico mesmo) para que, a partir da conjugação de todos eles, possa ser possível formular um raciocínio da ocorrência do fato (por isso indutivo). As hipóteses formuladas do particular para o geral, delimitando o leque das possíveis ocorrências. 

  • Questão de interpretação de "texto" estilo extinta NCE/UFRJ. 

  • É Letra A realmente pq utiliza-se de um método analítico - INDUTIVO (Experimental), diferentemente do DEDUTIVO (lógico).

  • CESPE é sacana. Considerou a letra B como errada apenas porque veio com termo independente ao invés de autonômo.

  • Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.

    A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “deverser”, portanto normativa e valorativa. (Grifamos)

    A interdisciplinaridade da criminologia decorre de sua própria consolidação histórica como ciência dotada de autonomia, à vista da influência profunda de diversas outras ciências, tais como a sociologia, a psicologia, o direito, a medicina

    legal etc.

    Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva

  • Pesquisa analítica ou método analítico – É o tipo de pesquisa quantitativa que envolve uma avaliação mais aprofundada das informações coletadas em um determinado estudo, observacional ou experimental, na tentativa de explicar o contexto de um fenômeno no âmbito de um grupo, grupos ou população. É mais complexa do que a pesquisa descritiva, uma vez que procura explicar a relação entre a causa e o efeito. O que realmente diferencia um estudo descritivo de um analítico é a capacidade do estudo analítico de fazer predições para a população de onde a amostra foi retirada, e fazer inferências estatísticas pela aplicação de testes de hipótese.

  • Acho que a banca quis dizer analítico em sentido de analisar!!!! observar!!!! acertei essa por eliminação das outras, bem como fazendo essa análise da assertiva...

  • "utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva".....alguém traduz isso pra mim

  • Sobre o erro da C:

    Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução (lógico) composto por duas premissas que geram uma conclusão.

    Como se sabe, a criminologia adota o sistema analítico-indutivo (experimental).

  • Também, achei a questão ambígua e questionável.

    Porém encontrei uma justificativa plausível, considerando que a questão queria na realidade a alternativa mais correta.

    A criminologia é uma ciência fática, que pertence às ciências empíricas que utilizam métodos indutivos, analíticos e a interdisciplinaridade para estudar o fenômeno criminoso.

    Empírico que se baseia na experiência e observação. O criminologista observa os fatos pela INDUÇÃO chegando a um raciocínio. O primeiro passo é a observação, para então fazer uma pesquisa, que é o método cientifico.

    Método indutivo consiste na análise de uma particularidade para chegar a uma conclusão mais ampla. Exemplo: o corvo 1 é negro, corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro.Conclusão todos os corvos são negros).

    Fonte:Lúcio Valente.

  • Galera , ao analisar a questão pela primeira vez , percebemos que a palavra "analítica " é ligada ao direito penal , porém, no contexto aplicado , ela é perfeitamente aceitável na criminologia . É fato que para se realizar o método indutivo deve haver um estudo complexo que envolve : crime, criminoso , vítima e controle social . Não obstante a Criminologia seja uma ciência autônoma , o que significa que não está subordinada a nehuma outra , ao contrário de independente, pois essa sofreu influências de diversas ciências, como por exemplo : sociologia , filosofia , psicologia .

    De maneira genérica Estudo Analítico = Estudo complexo .

  • Meu Deus, fui seca na B kkkkkkk

  • Muitos argumentaram que a criminologia não é analítica porque é o direito que é analítico, como se apenas isso fosse justificativa suficiente p/ considerar a letra A errada. No meu material de estudo estava que a criminologia é analítica e ponto, pouco importa se o Direito Penal também é ou não é analítico. Partindo dessa premissa, a letra A está correta, e por óbvio, até onde eu sei, a criminologia é autônoma em relação às demais ciências criminais, tais c/ o Direito e a Política Criminal, mas ao mesmo tempo também é parte da sociologia, e por isso não foi difícil escolher a letra A em detrimento da letra B. Mas concordo que considerar a palavra "independente" como incorreta é delicado, pois a questão não deixa claro o referencial.. seria independente em relação a chamada "Ciência Criminal" ou em relação à Sociologia ou ambos??

  • O erro da alternativa "B" é afirmar que se trata de uma ciência independente. Sendo interdisciplinar, por óbvio, é dependente, não obstante seja uma ciência autônoma, por possui método, objeto e função próprios.

    As demais alternativas são flagrantemente incorretas.

  • A criminologia é uma ciência fática, que pertence às ciências empíricas que utilizam métodos indutivos, analíticos e a interdisciplinaridade para estudar o fenômeno criminoso.

  • Palavra chave INDUTIVA

  • GABARITO A

    Com relação a ASSERTIVA B não há muito mistério não, a própria assertiva se contradiz, veja:

    B) considera os conhecimentos de outras áreas para formar um conhecimento novo, se afirmando, então, como independente.

    Se ela fosse uma disciplina INDEPENDENTE não se valeria de conceitos de outras matérias, mas sim, de conceitos próprios (autorais). Ademais, por essa razão a CRIMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA AUTÔNOMA.

    Abraços

  • A criminologia se utiliza de métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto, para delimitar as causas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico.

     Sendo assim, busca primeiro conhecer a realidade para depois explicá-la. Assim, analisa e observa a realidade fática, por meio das experiências, para conhecer o processo do fenômeno criminal, utilizando-se da indução para depois estabelecer suas regras. Então, primeiro se conhece a realidade para depois explicá-la.

     

  • é um absurdo o Q CONCURSOS NÃO comentar nenhuma das questões de criminologia.

  • @Alik Santana

    Analítico é um adjetivo que remete à análise. Conceito analítico de crime, porque, segundo Zaffaroni, analisa aquilo que constitui o crime em sua essência a fim de tornar mais eficiente a identificação de sua ocorrência ou não no campo fático.

    Em suma: criminologia utiliza o método analítico (faz análise) indutivo, aquele que parte da obsevação empírica de vários casos particulares para traçar uma norma genérica.

    Não me questiono sobre essa alternativa, mas sobre a parte da questão que diz que a criminologia não é uma ciência independente, na letra B. Os argumentos do colega @glaydson são bons, uma vez que a criminologia é tida como ciência autônoma na literatura... Há sim uma discrepância terminológica se formos observar as minúcias. Autônomo é aquilo que se governa através de suas próprias normas, independente é algo que além de ter autonomia não sofre influência externa.

    No fim, foi uma boa questão, a maioria das pessoas errou por causa disso.

  • Curte ai quem caiu na pegadinha da B.

    A criminologia é AUTÔNOMA, o que é diferente de Independente, pois, necessita do conhecimentos de outros ramos.

    Vida de Concurseiro é dolorosa, mas no final vale a pena.

    “Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Jonatas Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Jonatas Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA e FÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • A pior parte de errar uma questão é errar com gosto e saber que vou errar mais 1000x

  • Análise dedutiva = parte das premissas (abstrato) para os casos concretos.

    Análise indutiva= parte das situações concretas, observáveis, para afirmar conclusões sem, contudo, esgotar o (s) objetos de estudo.

    A criminologia é ciência que estuda os fenômenos criminológicos a partir do método indutivo, empírico.

    O errado na letra "b" é que a criminologia não é independente. É autônoma! Isso porque ela utiliza conceitos também de outras ciências, sendo interdisciplinar.

  • Gabarito, letra A.

    LoreDamasceno.

  • Não tem como ser independente, inclusive porque é interdisciplinar.

  • Erro da alternativa B:

    considera os conhecimentos de outras áreas para formar um conhecimento novo, se afirmando, então, como independente.

    Em que pese ser uma ciência independente, a alternativa traz o conceito de criminologia como ciência interdisciplinar- considera os conhecimentos de outras áreas para formar um conhecimento novo

  • Sobre a alternativa A- dada como gabarito:

    Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência:

    utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.

    O que pode ter sido cobrado:

    Utiliza UM método analítico (gênero), não O metódo analítico- perceba a sutileza:

    " Com o advento da fase científica da criminologia, esta passou a utilizar o método empírico ou experimental e indutivo, cunhado pela Escola Positiva, para estudar seu objeto ( crime, criminoso, vítima e controle social), partindo da análise dos fatos, da realidade, da prática, do mundo do ser, para a regra, ( grifei : ora, isso é um método analítico) com base no método biológico e sociológico"

    (Sinopses para concursos-Criminologia- Natacha Alves de Oliveira- Juspodvm)

    Logo:

    Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência:

    utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.

    Partindo da análise dos fatos, da realidade, da prática, do mundo do ser, para a regra, ( isso é um método analítico!)

  • Sobre a alternativa B:

    O conceito de Criminologia é de difícil definição, já que cada autor tende a relaciona-ló diretamente com sua época e suas áreas de estudo mais exploradas, como por exemplo o direito penal, a sociologia, a psicologia etc.

    Por não existir um único conceito de Criminologia, não vejo erros na alternativa B, já que há doutrinadores que a conceituam como uma ciência independente.

    O exemplo que trago é dos professores Eduardo Fontes e Henrique Hoffmann, em sua obra Criminologia, 2ª ed. Apresento, inclusive, um trecho do livro dos referidos autores:

    ”Sabemos que a Criminologia deve ser entendida como ciência autônoma, independente e interdisciplinar, que se relaciona com outras ciências a fim de estudar e compreender o fenômeno criminológico que ocorre na sociedades” (p. 43).

    Para muitos. o fato de a Criminologia considerar conhecimentos de outras áreas, como diz a alternativa, não tira seu caráter de independência em relação ao Direito Penal ou à Política Criminal, por exemplo, mas indica que seja uma ciência interdisciplinar.

    Dada a diversidade de ponto de vista corretos sobre o tema, acho que a questão deveria ser anulada por conter 2 respostas certas.

  • empírico e indutivo!

  • O conceito de analítico no dicionário: que procede por análise; que apresenta tendência para a análise; que conduz análises ou tem o hábito de conduzi-las.

    A criminologia realmente trabalha com análise (método) para desenvolver uma análise indutiva, por isso considero a alternativa A, correta.

  • O método criminológico é empírico (experiência), típico das ciências em geral. A análise, não é dedutiva nem indutiva. O que são indutivas, são as conclusões a que se chega através do método empírico, que vai dos casos particulares para o universal. Letra A errada. Alternativa correta B. Gabarito em desacordo com a realidade. Lamentável...

  • LETRA A

    É um pouco difícil conceituar Criminologia já que há vários doutrinadores nesse ramo e cada um deles faz da sua forma, além disso a banca não especifica qual doutrinador segue. Alguns conceituados dizem que a criminologia é independente.

    Contudo, para justificar o erro da letra B a Criminologia é AUTONÔMA , porém não independente como afirma a questão, já que recebe influxos de outras áreas, mesmo que indiretamente, como a sociologia e antropologia criminal, daí seu caráter INTERDISCIPLINAR.

    Questão que ao meu ver deveria ser anulada.

  • É AUTÔNOMA, mas não é independente, justamente porque depende de outras ciências, como a biologia, a sociologia, a psicologia etc.

  • Fui estudar a alternativa e cheguei a conclusão que realmente é a letra A, o conceito de método analítico é também conhecido como método "olhar- e - dizer", o que faz sentido quando se verifica que a criminologia serve-se do método indutivo, em que há uma análise dos fatos para que seja desenvolvida uma regra.

  • ERREI SABENDO....

  • Na minha humilde opinião, não há nenhum erro no conteúdo da letra "B".

    O que nos impossibilita de marcar a letra "B" é a falta de correlação dela com o enunciado da questão.

    Enunciado: "Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência"

    Dessa forma, a opção que melhor se correlaciona com o enunciado é realmente a letra "A"

    Opção "A": "utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva."

  • Dentre as diversas definições trazidas pela doutrina, destaco as lições de Antonio

    García-Pablos de Molina que alcança, já na visão conceitual, aspectos do método, objeto e das

    funções do saber criminológico: “ciência autônoma empírica (baseada na realidade) e

    interdisciplinar (que congrega ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e

    direito) (métodos), que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do

    controle social (objetos de estudo) do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma

    informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime - contemplado

    este como problema individual e como problema social -, assim como sobre programas de prevenção

    eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos

    modelos ou sistemas de resposta ao delito (funções)” (Tratado de Criminologia, 1999).

    Ciência lógica e não normativa, busca determinar o homem delinquente utilizando métodos

    biológicos e sociológicos. Nota-se, a partir de então, uma diferenciação com o Direito, visto que o

    Direito é eminentemente normativo, já a Criminologia visa determinar o homem delinquente por meio

    dos métodos biológico e sociológico.

    Características da criminologia moderna (trazidas por García-Pablos de Molina e Luiz

    Flávio Gomes):

     O crime deve ser analisado como um problema com sua face humana e dolorosa.

     Aumenta o espectro de ação da criminologia, para alcançar também a vítima e as

    instâncias de controle social.

     Acentua a necessidade de prevenção, em contraposição à ideia de repressão dos

    modelos tradicionais.

     Substitui o conceito de “tratamento” (conotação clínica e individual) por “intervenção”

    (noção mais dinâmica, complexa, pluridimensional e próxima da realidade social).

     Empresta destaque aos modelos de reação social ao delito como um dos objetos da

    criminologia.

     Não afasta a análise etiológica do delito (desvio primário).

  • rsrsrs! gente, cuidado com essas informações erradas. questão absolutamente correta. nada de anulação

    A criminologia é AUTÔNOMA E INTERDISCIPLINAR (NUNCA INDEPENDENTE) - Pq? Qual sentido de ser autônoma e não ser independe?

    Ela é autônoma por que a criminologia tem seu método próprio de estudo, tem objeto próprio, não precisa pegar métodos e objetos de ninguém

    DIFERENTE DE:

    ser independente: a Criminologia nunca vai ser independente, pois ela conversa com diversos ramos, por isso tem sua característica de ser INTERDISCIPLINAR. Ora, qual o método que a criminologia utiliza para considerar um criminoso? não é pelo aspecto psicossocial? sim, logo, não há uma aliança entre a criminologia e a psicologia? sim. Da mesma forma que a criminologia conversa com a biologia, antropologia, tudo para entender o SER do crime, logo é interdisciplinar

    Espero ter ajudado, nunca mais confunda autonomia com independência.

    Deus nos abençoe!

    referencia: meu mero e miserável estudo!

  • Aprendi que a Criminologia é interdisciplinar e o metodo é indutivo.

    Matei a questão =)

    Gp pra DELTA

    Msg inbox

  • LETRA A A criminologia constrói seu saber a partir de análises do fenômeno criminal. Ela se vale do conhecimento integrado de vários ramos do saber (interdisciplinaridade) e da observação do mundo fático (empirismo). Assim, analisa a realidade fática e, a partir dessa observação de casos, chega a formulações genéricas sobre o fenômeno analisado, numa operação de indução (parte do específico para chegar ao geral).

    B) Errada, a criminologia é, certamente, uma ciência autônoma, mas “dependente” no sentido de necessitar dos aportes de outras áreas.

    C) Errada, a criminologia não emprega o método silogístico, que é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo (o oposto do raciocínio indutivo, típico da criminologia) para chegar a uma conclusão.

    D) Errada, a criminologia não trabalha de forma dogmática. O direito penal é dogmático, parte de dogmas para criar tipos penais e as respectivas penas.

    E) Errada, a criminologia não é uma ciência metafísica. A metafísica busca conhecer a essência das coisas, se ocupa do supremo na hierarquia dos seres, enquanto a criminologia é empírica, se baseia em fatos e não pretende divagar abstratamente sobre a essência do crime.

    Por fim, a criminologia se vale do empirismo, método típico das ciências naturais, mas não se vale dos métodos rigorosos das ciências exatas, com predições e medições precisas e quantificáveis.

  • Cadê os professores do QC nas questões de criminologia?

  • A Criminologia é uma ciência AUTÔNOMA.

  • Não entendo porque a lenta B estava errada

  • Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. Acredito que a letra C está correta pq o método silogístico é um gênero que cabe dois outros métodos, seria o INDUTIVO que é o adotado pela Criminologia e o o Dedutivo adotado pelo Direito.

  • O analítico a que se refere a letra "A" não tem relação alguma com o conceito analítico de Direito Penal... como se falar em "analítico" fosse exclusivo do Direito Penal.

    Segundo o dicionário Oxford, analítico: "que procede por análise; que apresenta tendência para a análise; que conduz análises ou tem o hábito de conduzi-las."

    “A Criminologia é uma ciência do ser, empírica; o Direito, uma ciência cultural, do dever ser, normativa. Em consequência, enquanto a primeira se serve de um método indutivo, empírico, baseado na análise e na observação da realidade, as disciplinas jurídicas utilizam um método lógico, abstrato e dedutivo”.

  • Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência

    b)  considera os conhecimentos de outras áreas para formar um conhecimento novo, se afirmando, então, como independente. - Como dito, a assertiva não está incorreta, contudo responde apenas a parte relativa ao primeiro questionamento do enunciado, ou seja, a interdisciplinariedade da criminologia .

    Prof Anezio Andrade.

  • a) utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva. - CORRETO

    A criminologia é uma ciência multidisciplinar, ou seja, utiliza vários ramos do conhecimento, sendo portanto de método analítico, ou seja, analisa o todo, de maneira extensa e não sintético. É considerada uma ciência empírica, pois se baseia na observação, na vivência e experiência, formando assim uma análise indutiva, que é o raciocínio ou conclusão que se chega após considerar um número suficiente de casos particulares. 

  • entre as diversas definições trazidas pela doutrina, destaco as lições de Antonio

    García-Pablos de Molina que alcança, já na visão conceitual, aspectos do método, objeto e das

    funções do saber criminológico: “ciência autônoma empírica (baseada na realidade) e

    interdisciplinar (que congrega ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e

    direito) (métodos), que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do

    controle social (objetos de estudo) do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma

    informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime - contemplado

    este como problema individual e como problema social -, assim como sobre programas de prevenção

    eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos

    modelos ou sistemas de resposta ao delito (funções)” (Tratado de Criminologia, 1999)

  • Analitico ???????

  • a margem de erro nessa questao e muito grande.

    gente, A CRIMINOLOGIA NAO E INDEPENDENTE !!!!!!!

    o nome interdisciplinar ja diz tudo (que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento)

  • Gab: alternativa A

    A criminologia concentra conhecimento da experiência e dos estudos de outros ramos, transformando-a em INTERDISCIPLINAR e não em independente.

    Esse é o erro da alternativa B.

  • - Analítica e indutiva (após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. )

  • O método é causal explicativo
  • Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência

    Alternativas

    A

    utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.

    A criminologia constrói seu saber a partir de análises do fenômeno criminal. Ela se vale do conhecimento integrado de vários ramos do saber (interdisciplinaridade) e da observação do mundo fático (empirismo). Assim, analisa a realidade fática e, a partir dessa observação de casos, chega a formulações genéricas sobre o fenômeno analisado, numa operação de indução (parte do específico para chegar ao geral).

    B

    considera os conhecimentos de outras áreas para formar um conhecimento novo, se afirmando, então, como independente.

    Errada, a criminologia é, certamente, uma ciência autônoma, mas “dependente” no sentido de necessitar dos aportes de outras áreas.

    C

    utiliza um método silogístico

    Errada, a criminologia não emprega o método silogístico, que é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo (o oposto do raciocínio indutivo, típico da criminologia) para chegar a uma conclusão.

    D

    utiliza um método racional de análise e trabalha o direito penal de forma dogmática.

    Errada, a criminologia não trabalha de forma dogmática. O direito penal é dogmático, parte de dogmas para criar tipos penais e as respectivas penas.

    E

    é metafísica e leva em conta os métodos das ciências exatas para o estudo de seu objeto.

    Errada, a criminologia não é uma ciência metafísica. A metafísica busca conhecer a essência das coisas, se ocupa do supremo na hierarquia dos seres, enquanto a criminologia é empírica, se baseia em fatos e não pretende divagar abstratamente sobre a essência do crime.

    Por fim, a criminologia se vale do empirismo, método típico das ciências naturais, mas não se vale dos métodos rigorosos das ciências exatas, com predições e medições precisas e quantificáveis.

  • > CRIMINOLOGIA:  

    >> ciência empírica, método naturalístico e Indutivo

    >> parte considerável da doutrina defende a Criminologia como ciência autônoma teve seu primeiro registro com o livro “L`uomo Delinquente” (O Homem Delinquente), em 1876, ainda que o próprio autor não se intitulasse um criminólogo, mas sim um adepto da “Escola Antropológica Italiana”.