SóProvas


ID
2600356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

     

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

     

    --------          -----------

     

    VEJAM OUTRA PARA AJUDAR:

     

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Tecnologia da Informação)

     

    Ao se executar um programa previamente infectado - como, por exemplo, ao se abrir arquivo anexado a e-mail ou ao se instalar programas de procedência duvidosa ou desconhecida -, um vírus pode infectar o computador. Um vírus de macro é parte de um arquivo normalmente manipulado por algum aplicativo que utiliza macros e que, para ser executado, necessita que o arquivo que o contém esteja aberto para que ele execute uma série de comandos automaticamente e infecte outros arquivos no computador.(CERTO)

  • GABARITO: C

     

     

    Vírus de setor de carga (boot sector)

    É um tipo especial de vírus de programa que infecta o código no setor de carga de uma unidade, que é executado sempre que o computador é ligado ou reiniciado. Esse tipo de vírus pode ser difícil de remover, pois o programa de carga é o primeiro programa que um computador executa. 

     

     

    Programa

    Os vírus de programa infectam apenas arquivos executáveis. Eles podem até impedir que o computador seja ligado.

     

     

    Macro

    Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair

     

     

    Backdoor

    São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

     

     

    Hoax

    O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.

     

     

     

    Fontes:

    http://www.mundopositivo.com.br/noticias/segurancadigital/20348279-quais_s%C3%A3o_os_tipos_de_v%C3%ADrus_de_computador.html

    https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/duvidas/quais-sao-os-tipos-de-virus.html#rmcl

    E-book Introdução à Segurança de Computadores, Goodrich & Tamassia

     

  • Gabarito: C

     

    Comentário: O contexto da questão aponta para arquivos de editores de texto ao citar modelos de documentos, portanto trata-se de um vírus de macro.

     

    https://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-extraoficial-pc-ma/

  • GABARITO LETRA "C"

    Virus de Macros -

    * explorar falhas de segurança dos suítes de escritórios, principalmente da Microsoft.

    * documentos infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários.

     

     

     

  • Vírus Macro= Infecta docuMentos!

  • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    FONTE: https://cartilha.cert.br/malware/

  • documento documento documento documento documento Examinador deu todas às dicas para o candidato não errar a questão

  • VÍRUS DE MACRO 

    Uma macro é um concjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar algumas tarefas repetitivas.

    Arquivos nos formatos gerados por programas da microsoft, como o word, exel, powerpoint e Access, são os mais  suscetíveis a esse tipo de vírus.

    < WORD (.doc; .docx; .docm)

    < EXCEL (.xls; .xlsx; .xlsm)

    < PDF 

    < LIBREOFFICE (.odt; .ods; .odt )

     

    INFORMÁTICA P/GABARITAR - JOSE ROBERTO 

     

  • Alternativa C

    MACRO sequência de comandos de um aplicativo ou conjunto de instruções de uma linguagem de programação, passíveis de serem armazenados em disco ou na memória como entes independentes que, quando solicitados, executam os comandos ou as instruções na mesma sequência em que foram armazenados.

     

    Um  vírus demacro é um vírus de computador que altera ou substitui uma macro, que é um conjunto de comandos usados por programas para executar ações comuns. ... Os macros vírus mudam esse conjunto de comandos, permitindo que sejam executados sempre que a macro é executada.

  • (CESPE - CNJ - Técnico Judiciário: Programação de Sistemas - 2013)

    Com relação a conceitos de segurança da informação, julgue os itens a seguir. 

    Vírus de macro infectam arquivos criados por softwares que utilizam linguagem de macro, como as planilhas eletrônicas Excel e os documentos de texto Word. Os danos variam de alterações nos comandos do aplicativo à perda total das informações.   
     

    Correto. Por isso que Excel e Word sempre perguntam ao usuário se ele deseja habilitar MACROS quando abre algum arquivo que possua esse recurso.

  • Gabarito: Letra C.

    Os vírus de macro vinculam suas macros a modelos de documentos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.
    Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se
    "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.

    Prof Victor Dalton - Estratégia Concursos. 

  • Entende-se na questão que gabarito padrão de documento é o software que cria o arquivo.Podemos citar o word,excel entre outros gabaritos (programas) que encontran-se na suite de escritório..

    Fé na missão!!  

  • Achei que a banca tomou o todo pela parte! Nem todo documento criado em um S.O. é proveniente de um app que que utiliza linguágem macro.

    arquivos de texto puro, html, php, pdf, etc são documentos, mas, em regra, não são criados nem abertos exclusivamente por aplicativo com Macro.

    Nenhum comentário dos colegas, até então, explica o gabarito da questão!

  • Artigo muito bom: https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/duvidas/quais-sao-os-tipos-de-virus.html#rmcl

  • Gostei das dicas da Flavia M e da Vania. Obrigado!

  • Palavra chave: Gabarito padrão

  • GABARITO LETRA "C"

    Virus de Macros -

    * explorar falhas de segurança dos suítes de escritórios, principalmente da Microsoft.

    * documentos infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários

  • Vírus de macro:

    pode apagar e inutilizar os programas ( word, excel)

    macro = automatizar tarefas repetitivas.

     O que são as macros? Uma macro é na verdade um código executado dentro de um arquivo do Office. Ela pode ser usada para adicionar recursos a documentos e, principalmente, planilhas do Excel. É possível usar macros para definir uma série de parâmetros de dados e até opções visuais que não estão disponíveis no programa

  • Tipos de Vírus

     

    Vírus Polimórficos: alteram seu formato (“mudam de forma”) constantemente.

     

    Vírus Oligomórfico: usa a criptografia para se defender sendo capaz de alterar também a rotina de criptografia em um número de vezes pequeno. Um vírus que possui duas rotinas de criptografia é então classificado como oligomórfico.

     

    Vírus de Boot: infectam o setor de boot (ou MBR – Master Boot Record – Registro Mestre de Inicialização) dos discos rígidos.

     

    Vírus de Macro: vírus que infectam documentos que contém macros. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a sequência de passos necessários para imprimir um documento, com a orientação de retrato, e utilizando a escala de cores em tons de cinza. Um vírus de macro é escrito de forma a explorar esta facilidade de automatização e é parte de um arquivo que normalmente é manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vírus possa ser executado, o arquivo que o contém precisa ser aberto e, a partir daí, o vírus pode executar uma série de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador.

     

    Vírus de Programa: infectam arquivos de programa (de inúmeras extensões, como .exe, .com,.vbs, .pif.).

     

    Vírus Stealth: programado para se esconder e enganar o antivírus durante uma varredura deste programa. Tem a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que antivírus o detecte.

     

    Vírus de Script: propagam-se por meio de scripts, nome que designa uma sequência de comandos previamente estabelecidos e que são executados automaticamente em um sistema, sem necessidade de intervenção do usuário. Dois tipos de scripts muito usados são os projetados com as linguagens Javascript (JS) e Visual Basic Script (VBS).

     

    Vírus de Telefone Celular: propaga de telefone para telefone através da tecnologia bluetooth ou da tecnologia MMS (Multimedia Message Service).

     

    Vírus Companheiros ou Replicadores (Spawning): nesse caso, o arquivo de vírus é contido em um arquivo separado, que é (geralmente) renomeado de modo que ele seja executado em vez do programa que a vítima pensou que estava carregando.

     

    Vírus Encriptado: a ideia do vírus encriptado era esconder a assinatura fixa do vírus, embaralhando o vírus, para que o vírus não fosse detectado por um antivírus.

     

    Bons estudos!!

  • Um macro vírus é um vírus de computador que altera ou substitui uma macro, que é um conjunto de comandos usados por programas para executar ações comuns.

  • Os vírus de computadores são códigos maliciosos que infectam arquivos e se propagam infectando outros arquivos.
    Os vírus são classificados de acordo com o alvo prioritário, porque sendo especializados em atacar arquivos, eles precisam ser direcionados para o ataque específico.
    A infecção de documentos de texto, planilhas de cálculos e apresentações de slides do Office, é realizada por vírus de macro.
    Macro? O que são macros?
    Macros são códigos desenvolvidos dentro dos documentos, planilhas e apresentações, em linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para a realização de tarefas repetitivas.

    Gabarito: Letra C.
  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Os vírus de computadores são códigos maliciosos que infectam arquivos e se propagam infectando outros arquivos.
    Os vírus são classificados de acordo com o alvo prioritário, porque sendo especializados em atacar arquivos, eles precisam ser direcionados para o ataque específico.
    A infecção de documentos de texto, planilhas de cálculos e apresentações de slides do Office, é realizada por vírus de macro.
    Macro? O que são macros?
    Macros são códigos desenvolvidos dentro dos documentos, planilhas e apresentações, em linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para a realização de tarefas repetitivas.

    Gabarito: Letra C.

  • GAB: C

     

    O segredo era prestar atenção na palavra "documentos"

     

    "Vírus de macro não infectam programas; eles infectam documentos e modelos. Quando você abre um documento ou modelo que contenha um vírus de macro, o vírus infecta o seu sistema e se espalha para outros documentos e modelos."

     

     

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/211607/frequently-asked-questions-about-word-macro-viruses

  • Virus de macro: rotina maliciosa de documentos.

  • Falou em Documento Infectado - Vírus de Macro!

  • a) vírus de setor de carga (boot sector) =infectam o setor de boot dos discos rígidos. Por afetar os arquivos de inicialização, o funcionamento do sistema operacional é prejudicado, ou seja, o sistema operacional já será iniciado infectado e sistematicamente não funcionará corretamente.

    b) vírus de programa = infectam arquivos de programas (de inúmeras extensões, como .exe, .com, .vbs, .pif);

    c) vírus de macro = vírus que infectam documentos que contém macros.

    Macros: conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar tarefas repetidas.

    d)  Backdoor = São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador

    e) Hoax = O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.

     

  • Macro = padrão de documento infectado

  • Professor Fabiano Abreu já dizia: se você precisa decorar um, só um virus, que seja o virus de macro :D

  • Gabarito: C  - Questão já bastante discutida, mas vale a pena relembrar os conceitos a seguir:

     

    * Códigos maliciosos (malware): são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador;

    * Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos;

    * Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador;

    * Bot: é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Um computador infectado por um bot costuma ser chamado de zumbi (zombie computer), pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono;

    * Botnet: é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots;

    * Spyware: é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros;

    * Keylogger: programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de internet banking;

    * Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de internet banking;

    * Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito;

    * Backdoor: é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim;

    * Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário;

    * Rootkit: é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido;

    * Phishing: é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

     

  • Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

  • Meu Deus primeira vez que acerto todas as questões de uma prova de informática.


    Foco nos estudos galera


    Pra quem não viu o comentário bdo professor segue abaixo:


    Os vírus de computadores são códigos maliciosos que infectam arquivos e se propagam infectando outros arquivos.

    Os vírus são classificados de acordo com o alvo prioritário, porque sendo especializados em atacar arquivos, eles precisam ser direcionados para o ataque específico.

    A infecção de documentos de texto, planilhas de cálculos e apresentações de slides do Office, é realizada por vírus de macro.

    Macro? O que são macros?

    Macros são códigos desenvolvidos dentro dos documentos, planilhas e apresentações, em linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para a realização de tarefas repetitivas.


    Gabarito: Letra C.

  • a) vírus de setor de carga (boot sector) - Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos de vírus a surgir no mundo. Os vírus de boot surgiram nos disquetes de 360KB de formato 5"1/4, em 1978, onde eles se alojavam no setor de boot dos disquetes.

     

    b) vírus de programa - um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.

    A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário.

     

    c) vírus de macro - Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos. Uma vez que alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos

     

    d) backdoor -  é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewall para abrir portas do roteador. Alguns backdoors podem ser explorados por sites maliciosos, através de vulnerabilidades existentes nos navegadores, para garantir acesso completo ou parcial ao sistema por um cracker, para instalação de outros malwares ou para o roubo de dados

     

    e) hoax -  é uma palavra em inglês que significa embuste ou farsa. São boatos comumente recebidos na Internet via e-mail e em sites de relacionamentos, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, ou de socorro pessoal; cobranças bancárias; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

  • Uma dica para esse vírus Macro

    É só lembrar de MAcrosoft Office - Onde estão os documentos e Planilhas

     

  • Vírus de Macro: Vírus de macro infectam arquivos existentes dos pacotes de escritório, tanto o LibreOffice quanto o Microsoft Office, que contêm macros. Ele é injetado na macro do arquivo, e quando aquela macro é executada, ela executa o vírus também.

  • boot sector: afeta o sistema operacional

    vírus de programa: infectam arquivos de programas (.exe, .com, .pif)

    vírus de macro: infectam documentos (.doc)

    backdoor: permite o retorno de um invasor a um PC comprometido ("porta de trás")

    hoax: vírus boato, espalha mensagens sobre pragas online (instiga o usuário a clicar)

  • GABARITO C

     

    Vırus de macro: tipo especıfico de vırus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).
     

  • QQUESTÃO LINDA DEMAIS...

  • arquivos e documentos são afetados por arquivos de macro.

  • Rayssa Silva tenha a certeza que todos procuram o melhor custo benefício aqui não é local para propagandas e sim para estudos.

  • Essa questão é igual a questão número Q867338, que foi aplicada para Investigador de Polícia.

  • Vírus de Macro: (automatizador de tarefas) ex: ataca o office.. infectando também o gabarito de modo que cada documento aberto sairá contaminado.

  • Letra C


    Os vírus de computadores são códigos maliciosos que infectam arquivos e se propagam infectando outros arquivos.

    Os vírus são classificados de acordo com o alvo prioritário, porque sendo especializados em atacar arquivos, eles precisam ser direcionados para o ataque específico.

    A infecção de documentos de texto, planilhas de cálculos e apresentações de slides do Office, é realizada por vírus de macro.

    Macro? O que são macros?

    Macros são códigos desenvolvidos dentro dos documentos, planilhas e apresentações, em linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para a realização de tarefas repetitivas.

  • Letra C

    Vírus de macro: tipo especıfico de vırus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros)

  • GABARITO: C

    "Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento ( palavra chave )..."

  • Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

  • falou em VÍRUS DE DOCUMENTO pode ir certo em macro, pois até então o macro ainda é um dos pioneiros quando se trata de infecção via documento.

  • GABARITO: C

    Vírus de Macro:

    > infecta documentos e não programas;

    > é de fácil propagação, como pelo envio de e-mails;

    eles geralmente infectam arquivos de dados produzidos por aplicativos de escritório como o Microsoft Office;

    > é necessário que o arquivo que contém o vírus seja aberto para que ele execute suas instruções maliciosas;

    > a assinatura digital de um arquivo por meio da utilização de um certificado digital é capaz de evitar um vírus de macro.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • O que são macros?

    Macros são códigos desenvolvidos dentro dos documentos, planilhas e apresentações, em linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para a realização de tarefas repetitivas.

  • Minha contribuição.

    Vírus de Macro => Utiliza técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros (automatização de tarefas), visto que esses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente.

    Ex.: Microsoft Office

    Mnemônico: MACRO = VBA

    Fonte: Estratégia / QC

    Abraço!!!

  • Vírus de Macro => Utiliza técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros (automatização de tarefas), visto que esses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente.

    Ex.: Microsoft Office Word

  • Gabarito letra C.

    Vírus ativado quando um documento é aberto? Podendo infectar outros documentos? Podendo afetar um gabarito padrão de documentos (também chamado de template)? Propagação ocorre quando documentos são remetidos por correio eletrônico? Tudo isso nos remete ao Vírus de Macro!

  • LETRA C

  • Vírus de MACRO

  • Assertiva C

     modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado = vírus de macro.

  • Gente vamos encurtar o tempo!

    FALOU DE VÍRUS E DOCUMENTO, FALOU DE MACRO

  • Caiu exatamente a mesma questão na PF e na PC?

  • a) vírus de setor de carga (boot sector) =infectam o setor de boot dos discos rígidos. Por afetar os arquivos de inicialização, o funcionamento do sistema operacional é prejudicado, ou seja, o sistema operacional já será iniciado infectado e sistematicamente não funcionará corretamente.

    b) vírus de programa = infectam arquivos de programas (de inúmeras extensões, como .exe, .com, .vbs, .pif);

    c) vírus de macro = vírus que infectam documentos que contém macros.

    Macros: conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar tarefas repetidas.

    d)  Backdoor = São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador

    e) Hoax = O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.

  • Complementando:

    Para GRAVAR uma macro no word, deve-se acessar a Guia Desenvolvedor , grupos de comando Código. Dessa forma, se a programação do macro for de forma maliciosa, ele vai contaminar o documento ou um gabarito padrão de documento (template). Docx do word NÃO HABILITA MACRO, aumenta a segurança. Arquivos com macro habilitado utilizam a extensão docm (template: dotm). 

  • falou em documento na questao ja sabe, VIRUS MACRO. confia!!!

  • Gabarito: Letra C

    Os vírus de macro são comumente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado quando se clica em links de "phishing" em banners ou URLs. Eles são difícil de ser detectados, uma vez que não funcionam até que a macro infectada seja executada. Quando isso acontece, eles executam uma série de comandos.

    Os vírus de macro são semelhantes ao cavalo de Troia, pois pode parecer benigno, e os usuários podem não notar seus efeitos nocivos imediatamente. No entanto, de maneira diferente dos cavalos de Troia, os vírus de macro podem se replicar e infectar outros computadores.

  • Bom dia, gostaria de saber qual a diferença dessa questão para esta Q867338. Se alguém puder me explicar agradeço, pois não estou entendendo.

    ***Realmente eles corrigiram as questões eram iguais com gabaritos diferentes, revisando aqui já têm a mesma resposta. Obrigado a todos pelas respostas.

  • Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

    VÍRUS DE MACRO - sempre estará relacionado a DOCUMENTOS infectados, seja word, seja excel...

  • VÍRUS DE MACRO

    Escrito em LINGUAGEM DE MACRO, infecta arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõem o MS Office. Pode desabilitar funções como Salvar, fechar e sair.

    *Não ataca só arquivos do MS Office, ataca arquivos escritos com linguagem de macro.

  • falou em documentos/texto= macro
  • Fala galera, lembrem-se de que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/W44743476R

  • gab c

    padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado! Isso ocorre com excel e word.

    ps. eles podem ser enviado por correio.

    segundo a cartilhad e segurança:

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

  • É só parar de marcar termos que você nunca viu!

    Faz o simples que dá certo!

    @cafejuridicobr

  • letra C

    Vírus de Macro: Conhecido como vírus de documento, é ativado quando um documento é aberto,  momento em que o vírus pode procurar outros documentos para infectar. Além disso, um vírus de macro pode se inserir em um gabarito padrão de documento, o que faz com que cada novo documento criado seja infectado.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Vírus ativado quando um documento é aberto? Podendo infectar outros documentos? Podendo afetar um gabarito padrão de documentos (também chamado de template)? Propagação ocorre quando documentos são remetidos por correio eletrônico? Tudo nos remete ao Vírus de Macro! 

    Letra C

  • Os vírus de macro são comumente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado quando se clica em links de "phishing" em banners ou URLs. Eles são difíceis de ser detectados, uma vez que não funcionam até que a macro infectada seja executada.

    Quando isso acontece, eles executam uma série de comandos. O vírus de macro é semelhante ao cavalo de Troia, pois pode parecer benigno, e os usuários podem não notar seus efeitos nocivos imediatamente. No entanto, de maneira diferente dos cavalos de Troia, os vírus de macro podem se replicar e infectar outros computadores.

    Fonte: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/macro-virus