SóProvas


ID
2600611
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.


I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.

III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 320 (R1) – MATERIALIDADE NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DA AUDITORIA

     

    "Materialidade para execução de auditoria (ver item 11)
    A13.  ... A materialidade para execução da auditoria (que, conforme definição, é um ou mais valores) é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. (ITEM I - CORRETO)

     

    Da mesma forma, a materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações, saldos contábeis ou divulgação é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações, saldos contábeis ou divulgação excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações ..." ((ITEM II - CORRETO).

     

    A determinação de materialidade para execução de testes NÃO É (o item III retirou o "não") é um cálculo mecânico simples E ENVOLVE (o item III acrescentou um "não") o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente." (PORTANTO, ITEM III - INCORRETO).

     

    GABARITO: "A"

     

    BONS ESTUDOS !!!

  • Este mesmo item III caiu na prova de Auditor Fiscal da RFB de 2014. Importante.

  • Muito bom!

  • Temos a NBC TA 320 na questão. A única errada é a III que, para torná-la correta, reescreve-se assim:

    A determinação de materialidade para execução de testes NÃO É  um cálculo mecânico simples E ENVOLVE  o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.

    A materialidade depende de um caso concreto. O que é material no Boteco do seu Zé certamente não o será na Petrobras, por exemplo.