SóProvas


ID
260071
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.

são corretas

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    A erosão laminar se processa durante as fortes precipitações, quando o solo superficial já está saturado, sendo produzida por um desgaste suave e uniforme da camada superficial em toda sua extensão. Esse tipo de erosão se desenvolve quando há pouco obstáculo, permitindo o escoamento de uma lâmina de água, sendo um fenômeno muito comum em regiões semiáridas. Apesar de ser dificilmente perceptível, é possível evidenciá-la em fotografias aéreas, por tonalidade mais clara dos solos, e no campo, pela exposição de raízes e queda da produtividade agrícola. 

    Ravinamento são sulcos formados pela erosão proveniente das ravinas. (2) Tipo de erosão do solo causada pela ação da concentração de água de escoamento superficial, criando pequenas fissuras na superfície do solo. (3) Sulcos produzidos nos terrenos, devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento. Pequenas incisões feitas na superfície do solo quando a água de escoamento superficial passa a se concentrar e a fazer pequenos regos.

    Bons Estudos!
     
  • I. ERRADA - Erosão laminar SULCOS é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal. 

    II. CERTA - A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes. 

    III. ERRADA- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade. 

    IV. CERTA - As voçorocas têm dimensões SUPERIORES inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping. 

  • Gabarito: letra C.

    I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal. LINEAR.

    IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping. SUPERIORES às ravinas.

    Fundamento:

    Os principais tipos de processos erosivos que ocorrem nas encostas são: Erosão por impacto da gota de chuva (splash), erosão laminar ou em lençol, erosão linear ou por fluxo concentrado. A erosão laminar ocorre através do escoamento superficial difuso da água da chuva. Quando o escoamento se concentra através de linhas de fluxo bem definidas, três tipos de feições lineares podem ser geradas: sulcos, ravinas e boçorocas. De acordo com a classificação do DAEE-IPT (1990), os sulcos constituem feições alongadas e rasas (inferiores a 50 cm); as ravinas são feições de maior porte, de profundidade variável, de forma alongada e não atingem o lençol de água subterrânea; as boçorocas tem dimensões superiores às ravinas e atingem o lençol de água subterrânea, havendo portanto processo de erosão subterrânea (piping).

    Fonte: https://sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents/6997/processos_erosivos_nas_encostas.html