SóProvas



Questões de Morfologia e Física do Solo


ID
188362
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As propriedades físicas dos solos são características, processos ou reações de um solo, causados por forças físicas e descritos ou expressos em termos físicos ou equações e

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá pessoal!

    O cultivo do solo altera suas propriedades físicas em relação ao solo não cultivado, tal como aquele encontrado em campos nativos. Tais alterações são mais pronunciadas nos sistemas convencionais de preparo do que nos conservacionistas, as quais se manifestam, em geral, na densidade do solo, volume e distribuição de tamanho dos poros e estabilidade dos agregados do solo, influenciando a infiltração da água, erosão hídrica e desenvolvimento das plantas.
    São exemplos de propriedades físicas: textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, condutividade térmica, condutividade hidráulica, consistência entre outros.

    Bons estudos!

ID
188368
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre a matéria orgânica do solo, pode-se afirmar que compreende

Alternativas
Comentários
  • Lei dos Partidos Políticos:

    Da Prestação de Contas

    Art. 30. O partido político, através de seus órgãos nacionais, regionais e municipais, deve manter escrituração contábil, de forma a permitir o conhecimento da origem de suas receitas e a destinação de suas despesas.

    Art. 31. É vedado ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive através de publicidade de qualquer espécie, procedente de:

    I - entidade ou governo estrangeiros;

    II - entes públicos e pessoas jurídicas de qualquer natureza, ressalvadas as dotações referidas no art. 38 desta Lei e as proveniente do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; 

    III - (revogado); 

    IV - entidade de classe ou sindical.

    V - pessoas físicas que exerçam função ou cargo público de livre nomeação e exoneração, ou cargo ou emprego público temporário, ressalvados os filiados a partido político. 

    Art. 32. O partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia 30 de junho do ano seguinte.    (Redação dada pela Lei nº 13.877, de 2019)

    § 1º O balanço contábil do órgão nacional será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, o dos órgãos estaduais aos Tribunais Regionais Eleitorais e o dos órgãos municipais aos Juízes Eleitorais.

    § 2º A Justiça Eleitoral determina, imediatamente, a publicação dos balanços na imprensa oficial, e, onde ela não exista, procede à afixação dos mesmos no Cartório Eleitoral.

    § 3 (Revogado).

    § 4º Os órgãos partidários municipais que não hajam movimentado recursos financeiros ou arrecadado bens estimáveis em dinheiro ficam desobrigados de prestar contas à Justiça Eleitoral e de enviar declarações de isenção, declarações de débitos e créditos tributários federais ou demonstrativos contábeis à Receita Federal do Brasil, bem como ficam dispensados da certificação digital, exigindo-se do responsável partidário, no prazo estipulado no caput deste artigo, a apresentação de declaração da ausência de movimentação de recursos nesse período.

  • Lei dos Partidos Políticos:

    Art. 36. Constatada a violação de normas legais ou estatutárias, ficará o partido sujeito às seguintes sanções:

    I - no caso de recursos de origem não mencionada ou esclarecida, fica suspenso o recebimento das quotas do fundo partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral;

    II - no caso de recebimento de recursos mencionados no art. 31, fica suspensa a participação no fundo partidário por um ano;

    III - no caso de recebimento de doações cujo valor ultrapasse os limites previstos no art. 39, § 4º, fica suspensa por dois anos a participação no fundo partidário e será aplicada ao partido multa correspondente ao valor que exceder aos limites fixados.

    Art. 37. A desaprovação das contas do partido implicará exclusivamente a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento). 

    § 1º. A Justiça Eleitoral pode determinar diligências necessárias à complementação de informações ou ao saneamento de irregularidades encontradas nas contas dos órgãos de direção partidária ou de candidatos.   

    § 2 A sanção a que se refere o caput será aplicada exclusivamente à esfera partidária responsável pela irregularidade, não suspendendo o registro ou a anotação de seus órgãos de direção partidária nem tornando devedores ou inadimplentes os respectivos responsáveis partidários. 

    § 3º A sanção a que se refere o caput deste artigo deverá ser aplicada de forma proporcional e razoável, pelo período de 1 (um) a 12 (doze) meses, e o pagamento deverá ser feito por meio de desconto nos futuros repasses de cotas do fundo partidário a, no máximo, 50% (cinquenta por cento) do valor mensal, desde que a prestação de contas seja julgada, pelo juízo ou tribunal competente, em até 5 (cinco) anos de sua apresentação, vedada a acumulação de sanções.  

    § 3º-A. O cumprimento da sanção aplicada a órgão estadual, distrital ou municipal somente será efetivado a partir da data de juntada aos autos do processo de prestação de contas do aviso de recebimento da citação ou intimação, encaminhada, por via postal, pelo Tribunal Regional Eleitoral ou Juízo Eleitoral ao órgão partidário hierarquicamente superior.   

    § 4 Da decisão que desaprovar total ou parcialmente a prestação de contas dos órgãos partidários caberá recurso para os Tribunais Regionais Eleitorais ou para o Tribunal Superior Eleitoral, conforme o caso, o qual deverá ser recebido com efeito suspensivo.  

    § 5 As prestações de contas desaprovadas pelos Tribunais Regionais e pelo Tribunal Superior poderão ser revistas para fins de aplicação proporcional da sanção aplicada, mediante requerimento ofertado nos autos da prestação de contas.   

    § 6 O exame da prestação de contas dos órgãos partidários tem caráter jurisdicional.


ID
201538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a edafologia.

Para a conservação do solo e da água, são necessárias medidas que objetivem a manutenção ou recuperação das condições físicas, químicas e biológicas do solo e que estabeleçam critérios para seu uso e manejo de forma a não comprometer sua capacidade produtiva. Uma cobertura vegetal adequada diminui o impacto das gotas de chuva e reduz a velocidade das águas que escorrem sobre o terreno, possibilitando maior infiltração no solo e diminuição do carreamento de partículas.

Alternativas

ID
201604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da água, fundamental para a agricultura, julgue os itens
de 78 a 82.

Solos encharcados ou com drenagem insuficiente dificultam a respiração radicular das plantas. Nesses solos, o deficit de oxigênio favorece culturas como a do arroz, uma vez que essas plantas possuem mecanismos próprios de respiração radicular, denominados pneumatóforos.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá! 
    Solos encharcados prejudicam a respiração radicular, provocam amarelecimento e podem levar a planta à morte. Por isso, é importante a drenagem do solo.
    Raízes respiratórias ou pneumatóforos são adaptadas a realização de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz é encontrado em plantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gás oxigênio nos manguezais. As raízes principais dessa planta crescem rente à superfície do solo e, de espaço em espaço, apresentam pneumatóforos, que crescem para cima, perpendicularmente ao solo. Durante a maré vazante os pneumatóforos ficam expostos e pode realizar trocas de gases com o ar.
    A raiz, do arroz, seminal, ou radícula, surge da coleorriza logo após o seu aparecimento e é seguida por uma ou duas raízes seminais secundárias, todas elas desenvolvem raízes laterais. Persistem apenas por um curto período de tempo após a germinação e são logo substituídas pelo sistema secundário de raízes adventícias. Estas são produzidas a partir de nós inferiores dos caules jovens. São fibrosas e possuem muitas ramificações e pêlos radiculares.
    Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fe75wint02wx5eo07qw4xeclygdut.html
    E outras.
    Bons Estudos!
  • BOTÂNICA: MORFOLOGIA; ANATOMIA; TAXONOMIA

  • O arroz é uma planta C3 adaptada ao ambiente aquático, ou seja, possui no colmo e nas raízes estruturas denominadas AERÊNQUIMAS que possibilitam a passagem de oxigênio do ar para a camada da rizosfera.

  • Pneumatóforo é a propria raiz, comum às plantas de mangue. 

    Dois fatores auxiliam a respiraçao: sua morfologia - parte fica fora da àgua | sua anatomia: aerênquima

  • Solos encharcados ou com drenagem insuficiente dificultam a respiração radicular das plantas. Nesses solos, o deficit de oxigênio favorece culturas como a do arroz, uma vez que essas plantas possuem mecanismos próprios de respiração radicular, denominados pneumatóforos.

    Não há deficit de O2 nos solos encharcados.

    Pneumatóforos plantas de mangue. Arroz possui estruturas de aerênquima, o colmo e nas raízes da planta.


ID
230746
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As terras em geral compõem-se de quatro partes: o ar, a água, a matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas) e a formação mineral (areia etc.). Com relação à composição dos solos, uma amostra de solo ideal teria, respectivamente, as seguintes proporções em termos de ar, água, material mineral e material orgânico:

Alternativas
Comentários
  • Um solo ideal para o desenvolvimento das plantas seria aquele que apresentasse:

    1. profundidade adequada ao armazenamento de água e ao crescimento das raízes;

    2. ser composto por;

    a) 45% de parte mineral;

    b) 5% de parte orgânica;

    c) 25% de parte gasosa e;

    d) 25% de parte líquida;

    3. ter suprimento adequado de nutrientes, sem excesso de elementos tóxicos;

    4. textura média, boa estrutura para fácil movimento de ar, água e raízes, e boa atividade biológica;

    5. friabilidade e boa drenagem.

     

    GAB. C


ID
230749
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Existe uma capacidade que o solo tem de transmitir os fluidos, água ou ar, lateral ou verticalmente. A propriedade que permite a maior ou menor facilidade de penetração de água ou do ar no seio do solo é conhecida como:

Alternativas

ID
230755
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Este tipo de erosão, também conhecido como erosão de lençol, é a primeira forma de erosão pela água, em que o desgaste se dá em cada chuva que cai e em uma camada muito fina e paralela em toda a superfície do solo, como se fosse um lençol. É denominada erosão:

Alternativas
Comentários
  • É a erosão laminar

  • erosão laminar é a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos.


ID
230770
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Existe uma capacidade máxima de água capilar que pode ser retida na zona de raízes com drenagem livre, em que o nível de água subterrânea é tão profunda que a umidade não pode subir da zona de saturação até as raízes das plantas. Essa capacidade máxima de água é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A capacidade de campo é a quantidade máxíma de água que o solo pode reter após o excesso ter sido drenado, quando previamente saturado por chuva ou irrigação.

  • Que descrição mais confusa meu Deus


ID
230848
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentro da premissa de manter o solo permanentemente coberto, apresentam-se como prioridade as plantas protetoras e melhoradoras do solo, funcionando também como adubos verdes. Isso ocorre pela deposição sobre o solo de plantas não maduras, cultivadas exclusiva ou parcialmente para essa finalidade. É uma prática que mantém os resíduos vegetais na superfície do solo, protegendo-o e liberando nutrientes para as culturas subsequentes, além de aumentar a:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas, exceto a letra a.

  • UFF ta de sacanagem né?


ID
260071
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.

são corretas

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    A erosão laminar se processa durante as fortes precipitações, quando o solo superficial já está saturado, sendo produzida por um desgaste suave e uniforme da camada superficial em toda sua extensão. Esse tipo de erosão se desenvolve quando há pouco obstáculo, permitindo o escoamento de uma lâmina de água, sendo um fenômeno muito comum em regiões semiáridas. Apesar de ser dificilmente perceptível, é possível evidenciá-la em fotografias aéreas, por tonalidade mais clara dos solos, e no campo, pela exposição de raízes e queda da produtividade agrícola. 

    Ravinamento são sulcos formados pela erosão proveniente das ravinas. (2) Tipo de erosão do solo causada pela ação da concentração de água de escoamento superficial, criando pequenas fissuras na superfície do solo. (3) Sulcos produzidos nos terrenos, devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento. Pequenas incisões feitas na superfície do solo quando a água de escoamento superficial passa a se concentrar e a fazer pequenos regos.

    Bons Estudos!
     
  • I. ERRADA - Erosão laminar SULCOS é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal. 

    II. CERTA - A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes. 

    III. ERRADA- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade. 

    IV. CERTA - As voçorocas têm dimensões SUPERIORES inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping. 

  • Gabarito: letra C.

    I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal. LINEAR.

    IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping. SUPERIORES às ravinas.

    Fundamento:

    Os principais tipos de processos erosivos que ocorrem nas encostas são: Erosão por impacto da gota de chuva (splash), erosão laminar ou em lençol, erosão linear ou por fluxo concentrado. A erosão laminar ocorre através do escoamento superficial difuso da água da chuva. Quando o escoamento se concentra através de linhas de fluxo bem definidas, três tipos de feições lineares podem ser geradas: sulcos, ravinas e boçorocas. De acordo com a classificação do DAEE-IPT (1990), os sulcos constituem feições alongadas e rasas (inferiores a 50 cm); as ravinas são feições de maior porte, de profundidade variável, de forma alongada e não atingem o lençol de água subterrânea; as boçorocas tem dimensões superiores às ravinas e atingem o lençol de água subterrânea, havendo portanto processo de erosão subterrânea (piping).

    Fonte: https://sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents/6997/processos_erosivos_nas_encostas.html


ID
549283
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em solos granulares, não coesivos, contendo, no máximo, 12% (em massa) de material que passa na peneira de 0,075 mm, são considerados satisfatórios os valores de massa específica aparente obtidos que não diferirem da correspondente média de mais que X e Y, respectivamente, conforme o material ensaiado tenha sido uma areia fina a média ou não. Os valores de X e Y que atendem à NBR 12004/90 (Solo – Determinação do Índice de Vazios Máximo de Solos Não Coesivos – Método de Ensaio) são, respectivamente,

Alternativas

ID
561808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em um determinado município do país, onde será implantado um projeto de culturas energéticas, 10% dos solos têm o símbolo de mapeamento RLd1, que corresponde a um Neossolo Litólico, com as seguintes características: Distrófico típico, textura argilosa, A moderado, substrato gnaisses e anfibolitos, fase floresta subtropical perenifólia, relevo montanhoso e escarpado. Com base nessas informações, a classe de aptidão agrícola atribuída a essa área é

Alternativas

ID
593716
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O termo solo, para a agricultura, refere-se à camada externa e agricultável da superfície terrestre. Sua origem é a rocha que, por ação de processos físicos, químicos e biológicos de desintegração, decomposição e recombinação, se transformou, no decorrer das eras geológicas, em material poroso de características peculiares. Considerando os cinco fatores na formação do solo, pode-se afirmar que o solo é função de:

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito foi D) mas achei muito mal elaborada esta questão.

    A formação do solo é dada pela interação de fatores do ambiente ao longo do tempo, conforme descrito por Jenny (1941):

    S = f (m, r, o, c, v, t);

    em que f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos, v = vegetação; t = tempo.

  • Questão muito mal elaborada

  • Questão mal elaborada. M, I,C,T e O, pelo meu entendimento a sigla significa:

    MATERIAL DE ORIGEM

    INTEMPERISMO

    CLIMA

    TEMPO

    ORGANISMOS


ID
593719
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Ao se fazer um corte vertical no perfil de solo obtém-se uma seção constituída de uma série de camadas superpostas, denominadas horizontes do solo. O conjunto recebe o nome de perfil do solo. Um solo completo é formado pelos perfis A, B, C e D, que podemser subdivididos. O horizonte B é conhecido como horizonte de iluviação, isto é, horizonte que:

Alternativas

ID
732817
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, inclui, dentre outras, as seguintes caracteríticas morfológicas do perfil:

Alternativas
Comentários
  • transição entre horizontes e espessura

  • A descrição completa das características morfológicas do solo em campo envolve;

    1. Medição da espessura e identificação  do arranjamento dos horizontes;

    2. Identificação das faixas de transição entre os horizontes;

    3. Estudo das características morfológicas presentes em cada horizonte (cor, textura, estrutura, etc.);

    4. Identificação e nomeclatura dos horizontes.

     

  • No CAMPO ! Note que só em uma alternativa você consegue determinar as propriedades apenas no campo.


ID
732853
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em regiões tropicais, especialmente onde há ocorrências de veranicos, além dos problemas na superfície, a acidez de subsuperfície tem sido apontada como uma das principais causas de limitação à produtividade agrícola, dada a ação deletéria sobre o crescimento de raízes.

Em relação ao efeito da acidez nos solos,

Alternativas
Comentários
  • R: a

    uma das hipóteses das causas que promovem a migração dos agentes de neutralização da acidez no perfil do solo é que as partículas de calcário migram via canais e bioporos no perfil.

  • b) a eficiência da calagem é determinada pela forma de aplicação, pelo tempo de manutenção do efeito na camada neutralizada e pelo volume de solo corrigido

    A pesquisa tem observado que a eficiência da calagem, quando aplicada na superfície, varia de acordo com a quantidade e a granulometria do produto PRNT, forma de aplicação, tipo de solo, clima e disponibilidade de água, sistema de cultivo e o tempo decorrido da aplicação.

     

     

     

  • Felipe Benitez, o volume não é um agente que influencia na afetividade do correção do solo através do calcário.

    Portanto, R: A


ID
820864
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre os tipos de erosão, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A _____________________ apresenta canais ou ravinas ao longo dos declives, formados pelo escorrimento das águas das chuvas nos terrenos. Vários fatores podem influir para o surgimento, um deles é a aração que acompanha o declive, resultando em desgaste, empobrecimento do solo e posterior dificuldade para manejo. Quando não manejadas a tempo podem aumentar e originar a ________________________.


Alternativas
Comentários
  • a ordem crescente dos processo erosivos é: erosão laminar - erosão em sulco - erosão voçoroca. Quando fala-se em ravinas é porque já estamos na erosão em sulco, que agravada vira uma voçoroca. Resposta letra b. 

ID
867052
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Solos são corpos naturais, ocupam porções na superfície terrestre, suportam plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do _____________ e dos(as) ______________, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo(s) _______, durante um período de ____________.

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    sempre condicionado pelo Relevo e sabendo que é necessário um certo TEMPO. Mata a questão

  • O clima e os organismos são FATORES ATIVOS, pois geram energia e compostos quimicos, responsáveis pela formação do solo;

    A topografia ou relevo é considerado o FATOR CONTROLADOR do processo de formação;

    O tempo está relacionado à maturidade ou grau de desenvolvimento do solo. É , portanto, um FATOR PASSIVO. 

  • Fatores de Formação dos solos segundo o modelo de Jenny (1941).

    S=f (Cl.o.r.p.t)

    Solo (S) é resultado da interação de cinco fatores: clima (cl), organismos (o), relevo (r), material de origem (p) e tempo (t).

     

    Gab. A


ID
867067
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O clima pode afetar a formação do solo nos itens relacionados abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Claro que foi anulada nenhuma alternativa é uma exceção de fato !


ID
1352881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da composição física e química dos solos e dos principais domínios pedológicos brasileiros, julgue o item que se segue.

Muitas das propriedades físicas e químicas da porção mineral do solo dependem da proporção das partículas menores que 2 mm de diâmetro, uma vez que as frações menores, proporcionalmente, apresentam maior superfície.

Alternativas
Comentários
  • Quanto menor o grão maior é a área superficial proporcional.


ID
1352893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação à preservação, à conservação e ao manejo de recursos naturais renováveis, julgue o item subsequente.

Para recuperação ou estabilização da erosão em voçoroca, formada diretamente pela passagem gradual da erosão laminar para erosão em sulcos e ravinas, pode-se utilizar do controle da erosão em toda a bacia de captação de água, da drenagem da água subterrânea ou de travesseiros.

Alternativas
Comentários
  • 5.2.2.1. Conceito

       Denomina-se voçoroca ao estágio mais avançado e complexo da erosão, cujo poder destrutivo local é superior às outras formas e, portanto, mais difícil de ser contida. As voçorocas podem ser formadas através de uma passagem gradual da erosão laminar para erosão em sulcos e ravinas, as quais tem suas dimensões aumentadas, tornando-se cada vez mais profundas, ou então, diretamente a partir de um ponto de elevada concentração de águas sem a devida dissipação de energia.  Outro fator causador do aparecimento de voçorocas é a intervenção humana no ambiente visando obras civis, com a construção de estradas, de represas e a exploração de jazidas minerais. 

     

    Os mais variados tipos de contenções das voçorocas abrangem sim controle da erosão em toda a bacia de captação de água, da drenagem da água subterrânea ou de travesseiros.

    Resposta: Certo

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • “travesseiros” que são pequenos diques ou barreiras de terra batida dentro do canal, distanciadas de 100 a 200 m, para evitar que, em caso de arrombamento do terraço, toda a água nele acumulada vá atingir o terraço de baixo. Essas barreiras, porém, dificultam os trabalhos de manutenção dos terraços.


ID
1353010
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O solo é caracterizado por se constituir de diferentes formas. A classificação por fases – sólida, líquida e gasosa – é utilizada porque inclui elementos do solo que interagem com a planta e são essenciais ao crescimento dela. Portanto, na fase gasosa, a maior concentração de CO2 na atmosfera do solo explica-se por duas importantes reações que se realizam nos solos – respiração vegetal e decomposição. Essas reações são realizadas por

Alternativas

ID
1353064
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quanto à rizosfera, é correto afirmar que ela é definida como a

Alternativas

ID
1353193
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Existe uma característica física de um solo, ou seja, propriedade, que é relacionada com os tamanhos das partículas desse solo. Essa propriedade é a:

Alternativas
Comentários
  • característica físicatamanhos das partículastextura


ID
1353196
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Existe um tipo de erosão do solo que é considerada a primeira forma de erosão pela água, em que o desgaste se dá em cada chuva que cai, em uma camada muito fina e paralela em toda a superfície do solo como se fosse um lençol. A esse tipo de erosão denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE EROSÃO EM ORDEM:

    1 - LAMINAR

    2 - SULCO

       2.1 - RAVINHA

    3 - VOÇOROCA


ID
1353199
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quanto representa, em metros cúbicos de terra por hectare, a perda, por erosão, de uma camada de 0,3 centímetros de solo?

Alternativas

ID
1353202
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As terras com algumas limitações ao uso agrícola, apropriadas a quase toda cultura com inversões médias e com problemas simples de conservação são denominadas terras de classe:

Alternativas

ID
1353220
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os processos de formação de solos, que dizem respeito a condições pedogenéticas específicas, em que determinados processos físico-químicos se desenvolvem, levando à formação de determinadas classes de solos, horizontes diagnósticos e/ou conferindo caracteres especiais a determinados tipos de solo. Dos processos de formação de solos que ocorrem em ambientes tropicais, existe um no qual ocorre a dispersão, transporte e deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, orgânico em associação, que se translocam a partir de um horizonte superior, chamado horizonte de eluviação, para um outro horizonte subjacente, designado como horizonte de iluviação. Esse processo de formação de solos é chamado:

Alternativas
Comentários
    • Latolização ou ferralitização: remoção intensa de nutrientes e Si do solo pela lixiviação, com acúmulo residual de óxidos de Fe e Al. Condiciona a formação de Latossolos.

    • Gleização: eliminação dos agentes pigmentantes vermelhos e amarelos (Hematita e Goethita, respectivamente) em condições de hidromorfismo (excesso de água e falta de Oxigênio). Típico dos Gleissolos.

    • Eluviação e iluviação: são processos de translocação de materiais dentro do solo, saindo de determinado local (eluviação) e sendo depositado em outro (iluviação). A eluviação pode originar camadas esbranquiçadas, empobrecidas em argila e matéria orgânica, típica dos Espodossolos (processo também chamado de podzolização). Nesses solos, também ocorre queluviação, um tipo de iluviação em que Fe e Al são transportados formando complexos com moléculas orgânicas, acumulando-se em profundidade (horizonte espódico). A argiluviação ou lessivagem é outro tipo de iluviação em que partículas de argila são translocadas das camadas superficiais para as mais profundas, sendo o processo típico de formação de diversos solos, como Argissolos, Planossolos, Luvissolos e Nitossolos (horizonte B textural).

    • Salinização, sodificação e solodização: processos típicos de regiões áridas e semiáridas.
    • Na salinização, há formação e acúmulo de sais no solo (KCl, NaCl, CaSO4).
    • Na sodificação, não há formação de sais, mas o solo encontra-se saturado de cátions, principalmente Na+.
    • Na solodização, o Na+ é translocado e acumula-se em profundidade.


ID
1353370
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A estrutura de umsolo é a organização ou arranjo dos sólidos desse solo, sendo a propriedade mais importante do solo, pois influi na permeabilidade e na resistência à erosão. Existe um tipo de estrutura em que as partículas sólidas se dispõem em torno de uma linha vertical, formando unidades estruturais limitadas por faces relativamente planas; nesse tipo de estrutura, duas dimensões horizontais se equivalem, enquanto a vertical é maior. Nesse subtipo, a parte superior da unidade estrutural é plana. Essa estrutura é a:

Alternativas

ID
1353376
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na classificação do solo segundo sua capacidade de uso, a descrição “terras cultiváveis apenas em casos especiais com algumas culturas permanentes e adaptadas em geral para pastagem e reflorestamento, com problemas mais simples de conservação, mas onde ocorrem, com forte expressão, um ou mais fatores limitantes do uso agrícola” corresponde ao solo:

Alternativas

ID
1353382
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um solo pode ser classificado segundo sua Velocidade de Infiltração Básica (VIB). Uma VIB entre 5 e 15mm/hora, pode ser considerada:

Alternativas

ID
1353433
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na gênese dos solos mais comuns, o material conhecido como saprolito é encontrado em grande proporção na seguinte posição:

Alternativas
Comentários
  • Horizonte ou Camada C É de constituição mineral de material inconsolidado sob o solum, pouco alterado pelos processos internos de formação com características ainda próximas do material de origem. 


ID
1353436
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Segundo o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, aqueles que resultam de processos de intensa redução de compostos de ferro em presença de matéria orgânica, com ou sem alternância de oxidação, devido ao efeito de flutuação de nível do lençol freático, em regime de excesso de umidade permanente ou periódica, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • D - GLEISSOLOS: são comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido; e o solo torne-se descolorido, com padrões acińzentados característicos. A maioria dos gleissolos situa-se em várzeas que permanecem encharcadas de água na maior parte do ano, com lençol freático elevado.

     


ID
1353478
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A análise dos agregados de um solo permite obter informações acerca de sua:

Alternativas
Comentários
  • A determinação das proporções dos diferentes tamanhos de partículas (textura do solo) é importante para o entendimento do comportamento e manejo do solo. Durante a classificação do solo em um determinado local, a textura dos diferentes horizontes é muitas vezes a primeira e mais importante propriedade a ser determinada e, a partir desta informação muitas conclusões importantes podem ser tomadas

  • A textura do solo descreve o tamanho das partículas

    A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas são agregadas


ID
1353652
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A vermiculita é um mineral da família das argilas micáceas utilizada, no paisagismo, preferencialmente como

Alternativas
Comentários
  • A vermiculita é indispensável à germinação de sementes, sobretudo as menores e mais sensíveis, protegendo-as do intemperismo, da variação térmica e da perda de umidade.


ID
1353658
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A montagem de um vaso exige técnica, e deve-se dar à planta tudo o que é necessário para o seu perfeito desenvolvimento. Recomenda-se usar no fundo do vaso argila expandida, e, na sequência, colocar uma manta geotêxtil ou de bedim, cuja função é

Alternativas

ID
1353742
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A umidade do solo afeta diretamente o desenvolvimento vegetativo da alface, sendo que

Alternativas

ID
1354660
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A estrutura de um solo é a sua organização ou arranjamento dos sólidos deste solo. Existe um tipo de estrutura em que as partículas sólidas se dispõem em torno de uma vertical, formando unidades estruturais limitadas por faces relativamente planas; neste tipo de estrutura, duas dimensões horizontais se equivalem enquanto a vertical é maior. Esse tipo de estrutura apresenta um subtipo no qual a parte superior da unidade estrutural é recurvada. Esse subtipo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a estrutura prismática colunar


ID
1354666
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As terras impróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, podendo servir apenas como abrigo da fauna silvestre, como ambiente para recreação ou para fins de armazenamento de água são denominadas terras de classe:

Alternativas

ID
1354690
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O teor de umidade na capacidade de campo em solos arenosos e argilosos pode variar, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Referência:

    https://www.irrigacao.net/irrigacao/humidade-em-solos-de-diferente-textura/


ID
1355020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.

A disposição de culturas em faixas poderá ser útil no controle da erosão do solo, com base nas diferenças de densidade das culturas, no parcelamento dos lançantes e na disposição em contorno. Assim, para o controle da erosão eólica, as faixas devem ser orientadas perpendicularmente à direção predominante dos ventos.

Alternativas
Comentários
  • Se for pra controlar erosão hídrica, seria levando em conta as curvas de nível. Mas se tratando de erosão eólica, leva-se em conta a orientação predominante dos ventos e a posição perpendicular das faixas, com intuito de diminuir a ação do vento.a

     

    Resposta: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!


ID
1361131
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os fatores de solo que influem no crescimento das plantas podem ser classificados quanto à natureza em físicos, mineralógicos, químicos e biológicos. Marque a alternativa que contém um fator de natureza física do solo.

Alternativas

ID
1361485
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A organização ou arranjamento dos sólidos de um solo é denominada de estrutura do solo. Existe um tipo de estrutura esferoidal em que as partículas sólidas se dispõem em torno de um ponto, formando unidades estruturais limitadas por superfícies irregulares ou recurvadas, não se acomodando às unidades vizinhas. Quando suas unidades são pouco porosas são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURA GRANULAR -----------> GRANULAR E GRUMOSA (MAIS POROSA).


ID
1361488
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em solos muito desprotegidos existe um tipo de erosão no qual os terrenos estão representados por declives mais ou menos fortes, com a superfície desnivelada, a ação da água das chuvas logo se manifesta. Formam-se regos muito pequenos que, à medida que crescem, vão se tornando mais e mais profundos e mais longos a cada chuva que passa, pois cada uma delas vai retirando mais terra. Esse tipo de erosão é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o.

    Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade.

    Formação de erosão em sulcos

    1.4. Ravinas: é quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno.


ID
1361635
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fração ativa ou coloidal do solo é classificada de acordo com a Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com o tipo de fração argila apresentado da Coluna II.

Coluna I

1. Argilas 1:1
2. Argilas 2:1
3. Óxidos de ferro
4. Óxidos de alumínio

Coluna II

( ) Goetita
( ) Caulinita
( ) Montmorilonita
( ) Gibsita

Asequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • https://ecivilufes.files.wordpress.com/2011/08/argilominerais-propriedades-e-aplicac3a7c3b5es.pdf


ID
1361662
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A densidade do solo está intimamente relacionada com a estrutura e com a textura. As principais alterações na densidade estão geralmente associadas com as operações de preparo do solo para o cultivo, notadamente no “Sistema Plantio Convencional”. Todavia mesmo no “Sistema de Plantio Direto” a compactação é constatada, levando à redução da taxa de infiltração, da capacidade de armazenamento de água, da permeabilidade do solo e aumento da dificuldade das trocas gasosas com a atmosfera. Desta maneira torna-se importante identificar a camada compactada e adotar um processo de descompactação. O processo de descompactação é realizado com equipamentos capazes de operar em profundidades maiores do que o limite inferior da camada compactada. Para descompactação de solos em “Sistema de Plantio Direto” o equipamento mais indicado é:

Alternativas

ID
1363999
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. São muitos os impactos ambientais da drenagem, pois uma grande intervenção é realizada de modo a alterar o regime hídrico da região abrangida. Um impacto relevante é o movimento de solutos no solo, que se dá por meio de vários mecanismos. O mecanismo, no qual parte dos solutos pode movimentar-se, sendo transportado pela própria água que se movimenta no solo, é denominado

Alternativas

ID
1404955
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O solo recobre a superfície da terra e é composto por uma série de diferentes substâncias. Assinale a alternativa que NÃO contém uma característica do solo.

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar no conceito de Magnitude para exemplificar características do solo.

     

    R: B

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

  • Boa resposta!


ID
1404964
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação aos conceitos e às práticas de controle à erosão dos solos agrícolas:

Alternativas
Comentários
  • Todas assertivas, salvo a correta, são absurdas.

     

    Letra E.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!


ID
1410076
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Fazem parte dos objetivos fundamentais da conservação de solos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ao diminuir a infiltração de água, aumenta-se o escoamento superficial e consequentemente a erosão.

     

    Letra E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!


ID
1621063
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso intensivo do solo associado e à ausência de rotação de culturas diminui os níveis de fertilidade do solo e aumenta os processos erosivos. Para mudar esse processo, deve-se manejar o solo com base nos sistemas conservacionistas.


Em relação à erosão e à conservação do solo, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão com sérios problemas de coesão textual...

  • Nem entendi o que tá escrito

  • Apesar dos erros gramaticais, vamos lá:

    A)Voçorocas são estágios avançados de erosão do solo;

    B) Cobertura não melhora APENAS as propriedades físicas e químicas; também do microclima, mineralógica, dentre outras;

    C) Bactérias fixadoras de N, apenas;

    D) Até está correta, mas não é uma prática conservacionista;

    Letra E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

  • Sério que essa questão não foi anulada?? a assertiva correta não é apenas a letra E, a letra D também pode ser considerada, pois a calagem é sim uma prática de conservação do solo.


ID
1621069
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os solos da Amazônia se caracterizam por serem pobres quimicamente, ácidos e com uma fina camada de matéria orgânica, portanto qualquer intervenção para plantio se faz necessário que seja adotada algumas técnicas de manejo. De acordo com o texto, todas são técnicas de manejo, EXCETO:

Alternativas

ID
1621072
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação ao beneficiamento e transformação dos frutos do dendê, pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas

ID
1639963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

As práticas de conservação do solo classificam-se em vegetativa, edáfica e mecânica. As práticas mecânicas têm como finalidade diminuir a energia cinética da água em escorrimento, sendo a quantidade média do escorrimento utilizada para o cálculo da capacidade de um terraço.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa CESPE

      O item esta errado, pois embora seja correto que as práticas mecânicas possuam como função principal diminuir a energia cinética do escorrimento ou da enxurrada e favorecer a infiltração da água no solo, porém, não se deve usar a quantidade média do escorrimento para o cálculo da capacidade de um terraço e canais, pois a água transbordaria durante as chuvas maiores que a média.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

     

  • na engenharia, sempre quando vamos projetar algo, é de bom-senso considerar as piores situações

     

    projetando um terraceamento, você quer que a água infiltre e escorra menos. Para ela infiltrar, o seu projeto deve fazer a água perder velocidade. Se você considerar a maior velocidade provável naquele caso, o seu projeto é de melhor qualidade e pode funcionar, inclusive, em eventos extraordinários

     

    a questão tá errada porque o enunciado diz que deve-se considerar a média


ID
1639966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

O sistema de avaliação da capacidade de uso do solo considera as limitações quanto à utilização do solo, definidas a partir do levantamento de campo, como resultados analíticos de amostras de terra, imagens de satélites e ferramentas de sistema de informação geográfica, sendo desconsideradas a localização e as esferas econômicas, políticas e sociais.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa CESPE

      A capacidade de uso do solo é uma ferramenta técnica interpretativa. O item se refere à avaliação do sistema de capacidade de uso representar um grupo quantitativo de classes de solos, sem considerar a localização e as esferas econômicas, políticas e sociais, mas baseia-se unicamente nas limitações permanentes das terras e é todo voltado para a possibilidade e limitações quanto à utilização. Os procedimentos ou metodologia de determinação das classes de uso são feito a partir do levantamento de campo, resultados analíticos das amostras coletadas, imagens de satélites e ferramentas do SIG. O item não descreve que outras fontes de informação não possam ser utilizadas.

    Resposta: C, valendo ressaltar que essa limitação quanto a questão não se trata unicamente quanto a esta, ou seja, essa restrição que o comando da questão atribui trata-se de conceitos elementares de Capacidade de Uso de Solos, e não uma mera restrição geral.

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

     

  • A classificação da capacidade de uso das terras é um sistema de agrupamento das terras baseado principalmente na sua capacidade de produzir cultivos e pastagens sem degradadas as terras por um longo período de tempo. Este sistema tem o propósito de ajudar a decidir qual a combinação de uso agrícola das terras e medidas de controle à erosão que permitam o aproveitamento mais intensivo das terras de forma sustentável. O sistema agrupa as glebas em um pequeno número de categorias ou classes hierarquicamente ordenadas, de acordo com os valores limites de um número de propriedades do solo e do local. É um grupamento qualitativo de tipos de terras sem considerar a localização ou as características econômicas da terra.

     

    Fonte: https://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/tecnicas-avaliacao-terras/americano1.html# (O sistema BR é uma versão modificada do sistema americano).

     

    Gabarito: Certo


ID
1639969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

O aumento da salinidade e da razão de absorção de sódio reduz a capacidade de infiltração de água no solo, devido à dificuldade de lixiviação do sódio.

Alternativas
Comentários
  • http://www.angelfire.com/nb/irrigation/textos/saliniza.htm

    I – SALINIDADE

      A principal conseqüência do aumento da concentração total de sais solúveis de um solo é a elevação do seu potencial osmótico, prejudicando as plantas em razão do decréscimo da disponibilidade de água daquele solo.

      A salinização de um solo depende da qualidade da água usada na irrigação, da existência e do nível de drenagem natural e, ou, artificial do solo, da profundidade do lençol freático e da concentração original de sais no perfil do solo.

      A concentração total de sais da água pode ser expressa em partes por milhão (ppm) ou em relação à sua condutividade elétrica (CE). Em razão da facilidade e rapidez de determinação, a condutividade elétrica (CE) tornou-se o procedimento-padrão, a fim de expressar a concentração total de sais para classificação e diagnose das águas destinadas à irrigação.

      O decréscimo da capacidade de infiltração de um solo torna difícil a aplicação da lâmina de irrigação necessária, num tempo apropriado, de modo a atender a demanda evapotranspirométrica da cultura.

      A capacidade de infiltração de um solo cresce com o aumento de sua salinidade e decresce com o aumento da razão de adsorção de sódio (RAS) e, ou, decréscimo de sua salinidade. Sendo assim, os dois parâmetros, RAS e salinidade, devem ser analisados conjuntamente para se poder avaliar corretamente o efeito da água de irrigação na redução da capacidade de infiltração de um solo.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • R: Errado. O aumento da salinidade, ou seja, se sais solúveis leva a uma MAIOR absorção de água no solo; Já o aumento de sódio trocável induzirá a problemas de ordem física do solo, levando a menor impermeabilidade e logo, infiltração de agua de água no solo. Portanto, ambos não se justificam por dificuldade de lixiviação do sódio. 

  • Pelo contrário,a salinidade aumenta a infiltração

  • Salino = CE >= 4ds/m PST<15e ph <8,5.

    Sódico= CE< 4ds/m PST >=15 e ph >= 8,5.

    Salino-Sódico= CE >=4 PST>=15 e ph>=8,5.

    PST= (Na/T)x100

    Ras= Na / √(Ca+Mg/2).

    outra coisa: O sódio está presente como um cátion monovalente (Na+) e é retido livremente pelo complexo de trocas de cátions no solo. Portanto, o Na+ é facilmente lixiviado pela água que se movimenta através do perfil do solo com chuva ou irrigação.

    O problema dele é em regiões onde não há um volume de precipitação menorqueevapotranspiração ou onde há irrigação inadequada ocasionado uma dano terrível à estrutura do solo devido à dispersão das argilas.


ID
1639972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

A formação do solo ocorre na parte mais superficial do manto de intemperização, também denominado de regolito, que é uma camada de cobertura das rochas em vias de decomposição.

Alternativas
Comentários
  • http://www.oocities.org/fundamentos_geologia/intemp.html

    6. PRODUTOS DO INTEMPERISMO (REGOLITO E SOLO)

      O resultado do intemperismo pode ser observado em todos os lugares do globo terrestre. O produto mais evidente do intemperismo é um manto de material inconsolidado proveniente de rochas decompostas. Este manto é conhecido como regolito. O regolito forma uma capa (cobertura) contínua sobre as rochas sã situadas em uma maior profundidade. Além disso existe uma tendência universal dos processos de intemperismo de gerar formas arredondadas ou esféricas durante os ataques químicos e físicos.

    Regolito e solo

      O termo regolito vem do grego rego = coberto. É uma camada de material rochoso, macio e desagregado formado no local pela decomposição e desintegração das rochas situadas em profundidades. A espessura do regolito vai desde poucos centímetros a até centenas de metros, dependendo do clima, tipo de rocha e tempo de atuação dos processos intempéricos. Muitas vezes em cortes de rodovias podemos observar a passagem do regolito para a rocha sã.

      Muitos sedimentos depositados pelo vento, água e geleiras são algumas vezes chamados de regolito transportado para distinguir daqueles regolitos residuais produzidos pelo intemperismo.

      A primeira camada do regolito é o solo. O solo é composto por pequenas partículas de rochas e minerais adicionados de matéria orgânica. O solo é tão amplamente distribuído e tão importante economicamente que adquiriu uma série de definições (p.ex.: para engenheiros, geólogos, agrônomos, fazendeiros, etc.).

    Resposta: C

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Processos envolvidos no intemperismo, agindo mais no sentido de alterar o tamanho e formato dos minerais, são denominados intemperismo físico ou desintegração. Outros, quando modificam a composição química, são referidos como intemperismo químico ou decomposição. Depois de alterada a rocha recebe o nome de regolito ou manto de intemperização, pois forma uma camada que recobre as que estão em vias de decomposição. É na parte mais superficial do regolito que se dá a formação do solo (LEPSCH, 2002).

     

    fonte : https://marianaplorenzo.com/2010/10/15/pedologia-intemperismo-e-pedogenese/

  • CERTO 

    Regolito: Corresponde ao manto de alteração que se estende da rocha fresca, na base, até a superfície (Saprolito + Solum).

    Saprolito - “terra de ninguém": Refere-se ao material resultante do intemperismo mais ou menos intenso da rocha e que ainda mantém a textura (no sentido petrológico) e estrutura originais da mesma, podendo apresentar qualquer dureza compatível com esta condição de rocha semi-alterada e, consequentemente, variados graus de limitações ao livre desenvolvimento do sistema radicular (Oliveira, 2001)

  • Conceitos importantes:

    Regolito: termo utilizado pelos geólogos para designar o solo de maneira geral. É o conjunto do material superficial originado das rochas, que foi afetado pelo intemperismo químico e físico.

    Saprolito: é o horizonte de transição entre solo e rochas (corresponde ao horizonte C da imagem abaixo). É pouco atingido por processos pedogênicos, onde se pode encontrar muitas características da rocha-matriz.

    Lembrando que o solo forma-se da superfície.


ID
1639975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

A densidade real, utilizada para converter a umidade em base peso para base volume, é a relação entre a massa do solo seco e o volume de sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa CESPE

      A densidade do solo é a relação entre massa do solo seco e o volume total do solo, portanto, por definição, densidade real é diferente de densidade do solo. Somente a densidade do solo pode ser utilizada para converter a umidade em base peso para base volume.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • DENSIDADE DO SOLO “Ds” (densidade aparente): É a relação entre a massa de uma amostra de solo seca a 110°C e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.

    DENSIDADE DE PARTÍCULA  "Dp" (densidade real): É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas sólidas. Refere-se ao volume de sólidos de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade.

  • Da ou Ds = Msólidos/Vtotal.

    Dr ou Dp( densidade da partícula)= Msólidos/VSólidos.

    U volumétrica = U peso x Ds(densidade do solo = densidade aparente).

    conceitos importantes:

    U base seca =(100 x Ubu)/(100-Ubu)

    Mu=Ms x(1 +u)


ID
1686427
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando que uma das características morfológicas para identificação dos solos é a estrutura, analise estas proposições.

I – O horizonte Cg de Gleissolos normalmente apresenta estrutura maciça, resultado da saturação de água constante, menor atividade microbiana e amplitudes térmicas.

II – Latossolos de textura franco-arenosa tendem a apresentar estrutura fraca pequena granular ou fraca pequena ou média blocos subangulares.

III – Os mais oxídicos (“pó de café”) apresentam estrutura forte pequena granular, justificada pela presença de Al ou Fe.

IV – Aqueles mais cauliníticos, argilosos ou muito argilosos, normalmente, apresentam estrutura em blocos subangulares fraca ou moderadamente desenvolvidas.

Assim, a alternativa que contempla todas as afirmações corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1712113
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Conforme capacidade de uso das terras, assinale o grupo que compreende terras impróprias para cultivo anual, sendo próprias para pastagens, reflorestamento e reserva:  

Alternativas
Comentários
  • Grupos de capacidade de Uso:

    A: Terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens, e/ou reflorestamento e vida silvestre (Classes I a IV).

    B: Terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre, porem cultiváveis em caso de culturas ou manejos especiais protetores do solo (Classes V a VII).

    C: Terras apropriadas somente para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água (Classe VIII).


ID
1769752
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre os solos: 

Alternativas
Comentários
  • Questões


ID
1891306
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O solo, mesmo quando detentor de adequada fertilidade natural, tende a apresentar, após cultivos sucessivos, diminuição em sua capacidade de fornecimento de nutrientes e demais elementos benéficos em quantidade necessária para a manutenção dos níveis de produtividade das lavouras. Para evitar que ocorra redução da disponibilidade de nutrientes, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Algumas técnicas podem ser utilizadas para se manter o nível nutricional do solo: plantio direto (manutenção de palhada sobre o solo), rotação de culturas, plantio de espécies fixadoras de nitrogênio e a reciclagem de nutrientes. 


ID
1891369
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A propriedade física do solo de maior importância em estudos de sistemas e implantação de redes de drenagem é a permeabilidade, definida como a maior ou menor facilidade com que o solo se deixa atravessar pela água e pelos gases. Uma vez definida a condutividade hidráulica do solo, pode-se dimensionar o sistema e o esquema de implantação de uma rede de drenagem.

O esquema de drenagem recomendado quando a área a ser drenada apresenta uma depressão estreita, onde serão locados os coletores, com drenos laterais descarregando dos dois lados do coletor, em alinhamento diagonal ao coletor, é denominado:

Alternativas

ID
1929601
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Atualmente, do ponto de vista agronômico, entendemos o solo como um sistema tridimensional, vivo e complexo. A fertilidade de um solo passa a ter um significado maior, pois resulta também de suas características físicas e biológicas. A chamada Lei do Mínimo, de Liebig, estabelece que a produtividade de uma cultura, com relação à fertilidade dos solos, é limitada pelo elemento essencial que está presente em menor proporção em relação à quantidade necessária. Entretanto a oferta de qualquer nutriente em quantidades supra ótimas, além do nível adequado, inicia a fase de “consumo de luxo”.

Nesse contexto é correto afirmar que em qualquer lavoura

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    > O excesso provoca desarranjo no metabolismo, comprometendo as funções metabólicas.

    > Em situações não extremas só causa clorose

    > Situações extremas gera necrose por colapso proteico


ID
1929604
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A análise de solo pode ser entendida como um conjunto de procedimentos físicos e químicos que visam a avaliar, por meio de amostragem, características e propriedades do solo.

A respeito dos aspectos fundamentais na obtenção de bons resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. Representatividade das amostras.

II. Cuidados para evitar contaminação da amostra.

III. Seleção de métodos eficientes de análise.

IV. Calibração dos resultados analíticos com dados de ensaios de campo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1929607
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entre as tecnologias usadas na agricultura, deve ser destacada a do uso dos insumos biológicos, representados por organismos úteis e as variações de seus empregos.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A inoculação de BFN (Bactérias Fixadoras de Nitrogênio) à soja transformou o Brasil no segundo maior produtor mundial da oleaginosa, dispensando a aplicação do adubo nitrogenado.

II. Os OSFs (Organismos Solubilizadores de Fosfato), quando inoculados concomitantemente às BFN, dispensam a aplicação de adubos fosfatados e de adubos nitrogenados, em todas as principais grandes culturas.

III. As associações micorrízicas, que ocorrem com a maioria das plantas cultivadas, potencializam a captação, pela planta, de nutrientes e água, além de oferecer maior proteção às plantas a efeitos tóxicos de metais pesados.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A alternativa I cabe recurso.

    A fixação biológica do nitrogênio promove vários benefícios para os cultivos agrícolas, dentre os quais destacam-se:

    o menor uso de adubos nitrogenados, que resulta em economia para o produtor;

    a característica de contribuir para o auto-fornecimento do nitrogênio utilizado para a formação da planta minimiza os impactos do nitrogênio sobre o meio ambiente;

    o uso de leguminosas como adubos verdes eficientes para FBN fornece nitrogênio para o solo e melhora suas propriedades físicas, químicas e biológicas;

    aumento de produtividade, especialmente em solos deficientes em nitrogênio disponível.

  • Errei essa questão, marquei letra c)

    pesquisando, encontrei os seguintes sites: http://www.agrolink.com.br/noticias/aplicacao-de-adubo-nitrogenado-na-soja-e-desnecessaria--aponta-pesquisa_188922.html

    https://www.embrapa.br/tema-fixacao-biologica-de-nitrogenio/perguntas-e-respostas

    o que torna letra d) correta

  • jorge, não é verdade, já que segundo a EMBRAPA quando ocorre inoculação de bactérias FBN na soja a aplicação de Nitrogênio não é aconselhada.

     


ID
1929670
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O perfil do solo é uma sequência de horizontes e/ou camadas resultantes dos fatores e mecanismos de formação, apresentando características físicas, químicas e biológicas típicas. O horizonte ou camada onde ocorreu remoção de argila e/ou matéria orgânica para a subsuperfície, podendo apresentar cores mais claras e textura mais arenosa, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Horizonte H --> Horizonte superficial formado pelo acúmulo de resíduos vegetais depositados e por substâncias húmicas  sob condições de baixa aeração e saturado de água (hidromorfo);

    Horizonte A --> Horizonte superficial de cor escura, rico em matéria orgânica resultante da decomposiição dos organismos e misturado com material mineral, onde se encontra as raízes de plantas e alguns animais;

    Horizonte E --> Gabarito

    Horizonte B --> Horizonte subsuperficial de constituição mineral com alguns materiais provenientes da decomposição orgânica, cuja coloração varia de acordo com a rocha mãe. Está presente nos solos mais desenvolvidos.

    Horizonte C --> Horizonte subsuperficial formado pela mistura de solo pouco denso com rochas pouco alteradas, situado abaixo do horizonte A e B e acima da camada de rocha mãe.

    GAB. E

  • O - Restos orgânicos

    A - Horizonte mineral escurecido pela ação da matéria orgânica

    E - Cores claras, com presença de argilas e partículas finas lixiviadas pelas águas percolantes

    B - Acumulação de materiais dos horizontes anteriores (normalmente avermelhado pela presença de óxidos e hidróxidos de ferro)

    C - Material rochoso não consolidado

    R - Rocha matriz (consolidada)


ID
2003677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O fenômeno em que a água flui para reservatórios subterrâneos após ter passado pelo solo e por pedras permeáveis é denominado de

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    A água que se infiltra no solo movimenta-se através dos vazios existentes, por percolação, e, eventualmente, atinge uma zona totalmente saturada, formando o lençol subterrâneo.

  • Percolação pode ser conhecido também por escoamento subterrâneo.


ID
2003797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca do estudo dos perfis de solos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • C - LATOSSOLO AMARELO DISTRÓFICO ANTRÓPICO: possui horizonte superficial modificado pelo uso contínuo do solo pelo homem, com adição de matéria orgânica.


ID
2052271
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os solos são um importante recurso natural renovável suportando a vida e as atividades humanas economicamente, com notável importância nas práticas agropecuárias com vistas à geração de alimentos. Os solos são formados a partir da decomposição das rochas de origem, que daí adquirem morfologia variada e oportunizam diferentes classificações. Considerando pois, a origem, morfologia e classificação dos solos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém esclarece essa questão

  •  Intemperismo físico – degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química.

    A questão peca em não especificar alteração da sua composição química. Uma vez que tambem ha alteracao em sua composicao fisica

  • A - Está invertido, Aluviais é rochas de locais diferentes e eluviais de mesmo local

    B - Por mim está errado o gabarito, há alteração na composição física (como citado pelo vegeta ali em cima)

    C - Horizonte R (rocha matriz)

    D - Menor é a relação do solo com o material de origem, o solo já é velho, portanto altamente intemperizado

    E - De fato qualquer coisa que apresente carbono na sua formação, quando incorporado ao solo vai passar a ser matéria orgânica, porém não quer dizer que irá contribuir nas características química, física e biológica deste, de imediato.


ID
2052277
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

É sempre bom pensar que o mundo em que vivemos não é uma herança ou presente de nossos antepassados, mas um empréstimo compulsório da geração futura. Desta feita, ter por objetivo atingir maior produtividade de alimentos mantendo o equilíbrio entre a produção de matérias-primas e a preservação da natureza é salutar. Neste contexto e com fulcro nas diferentes técnicas de conservação do solo com vistas à manutenção de uso sustentável, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a ESAF


    "É sempre bom pensar que o mundo em que vivemos não é uma herança ou presente de nossos antepassados, mas um empréstimo compulsório da geração futura. Desta feita, ter por objetivo atingir maior produtividade de alimentos mantendo o equilíbrio entre a produção de matérias-primas e a preservação da natureza é salutar. Neste contexto e com fulcro nas diferentes técnicas de conservação do solo com vistas à manutenção de uso sustentável, assinale a opção correta."


    A ) O sistema de plantio direto (SPD) consiste da realização da semeadura diretamente sobre o solo, sem o revolvimento, aproveitando os restos orgânicos da colheita anterior. Tal técnica é considerada agressiva, uma vez que não concede tempo para a reposição dos nutrientes exportados do solo pela cultura anterior e demanda o uso de uma quantidade maior de herbicidas.


    Alguém sabe se esta questão foi anulada?

  • Não foi anulada, olhei o gabarito definitivo,

  • questão mal feita!

    passível de anulação

    A integração lavoura-pecuária que consiste em consorciar a pecuária com a produção de grãos em uma mesma área promove uma utilização de maneira mais intensiva do uso do solo reduzindo os custos de produção, mas contribuindo para a degradação do solo

    pode ser considerada verdadeira

  • ESSA A TA ERRADA

  • O plantio direto é agressivo? o que dirá o convencional???
  • Nunca na vida que é Letra A!


ID
2145004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca das características físicas e químicas dos solos e suas interações com outras áreas da edafologia, julgue o item a seguir.

Em solos argilosos, os poros entre as partículas são pequenos, mas ocorrem em grande número, o que permite que esse tipo de solo retenha elevada quantidade de água.

Alternativas
Comentários
  • É importante analisar a maneira como a questão aborda, citando especificamente o termo "retenha". Verdadeiramente a retenção da água nos solos argilosos é bem maior, muito embora a CAD (Capacidade de Água disponível) seja menor, devido a força iónica e física exercida sobre as moléculas de H2O na rizosfera. É sabido que solos mais siltosos (maior quantidade de meso-poros) contribuem para a melhor manutenção e disponibilidade de água para as raízes.

    A questão está CERTA, pois utiliza o termo retenção, ao contrário de disponibilidade. Mas, lembre-se, um solo que retém mais água nem sempre será o que melhor disponibiliza.


ID
2145007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca das características físicas e químicas dos solos e suas interações com outras áreas da edafologia, julgue o item a seguir.


A predominância de quartzo nos grãos de areia, normalmente constituídos de quartzo e outros silicatos primários, indica que essa areia contém elevada quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas.

Alternativas
Comentários
  • Uma das principais características dos solos arenosos é que são pobres em nutrientes e água.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/solo-arenoso/

    Gabarito: ERRADO

  • Significa que sobrou só o osso, quartzo ´e um dos mais resistente ao intemperismo.

    Mais estável

    ox de ferro

    hidroxidos de aluminio

    Quartzo

    Argilominerais

    muscovita

    k feldspato

    Biotita

    Albita

    Anfibólio

    Piroxênio

    Anortita

    Olivina

    calcita

    Halita

    Menos estável


ID
2145010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca das características físicas e químicas dos solos e suas interações com outras áreas da edafologia, julgue o item a seguir.


Ao se aproximarem duas partículas de argila, os cátions comprimidos na camada entre essas partículas atraem suas cargas negativas, o que resulta na formação de uma pilha de partículas paralelas de argila, que se denomina agrupamento de argila.

Alternativas
Comentários
  • Se duas partículas de argila aproximarem-se o suficiente, cátions comprimidos na camada entre elas atrairão as cargas negativas das duas partículas, servindo assim como pontes que mantêm as partículas unidas. Estes processos conduzem a formação de uma pequena “pilha” de partículas paralelas de argila, denominado agrupamento de argila.

    Certo.

  • Floculação das argilas e a função dos cátions adsorvidos - Exceto em solos muito arenosos que são quase desprovidos de argila, a agregação começa com a floculação das partículas de argila em aglomerados microscópicos . Se duas partículas de argila aproximarem-se o suficiente, cátions comprimidos na camada entre elas atrairão as cargas negativas das duas partículas, servindo assim como pontes que mantêm as partículas unidas. Estes processos conduzem a formação de uma pequena “pilha” de partículas paralelas de argila, denominado agrupamento de argila. Outros tipos de agrupamentos de argila são mais aleatórios na orientação, se assemelhando a uma casa de cartas. Eles se formam quando as cargas positivas nas bordas das partículas de argila atraem as cargas negativas nas superfícies planas . Cátions polivalentes (por exemplo, Ca+2, Fe+2 e Al+3) também se complexam com moléculas hidrofóbicas de húmus, permitindo que se liguem às superfícies da argila. As partículas de argila/húmus formam pontes que unem umas as outras e às finas partículas de silte (principalmente quartzo), criando o agrupamento de menor dimensão na hierarquia dos agregados do solo . Estes agrupamentos, auxiliados pela influência floculante dos cátions polivalentes (por exemplo, Ca+2, Fe+2 e Al+3) e do húmus, fornecem grande parte da estabilidade em longo prazo dos microagregados menores (< 0,25 mm). Em certos solos argilosos altamente intemperizados (Argissolos e Latossolos) a ação cimentante dos óxidos de ferro e outros componentes inorgânicos produzem pequenos agregados muito estáveis, chamados de pseudo-areia.

    Fonte: usp-disciplinas.

    outra coisa muito importante que ja vi cair em prova é quando cátions monovalentes, especialmente o Na+ (ao invés de outros cátions polivalentes como Ca+2 ou Al+3) são proeminentes, como em alguns solos de regiões áridas e semiáridas, as forças de atração não são capazes de superar a repulsão natural entre partículas de argila carregadas negativamente . As partículas de argila não podem se aproximar o suficiente para flocular, assim permanecem na sua forma dispersa, em condição semelhante a um gel, que faz com que o solo se torne quase sem estrutura, impermeável à água e ao ar, e indesejado para suportar o crescimento de plantas.

    NA+ tem um raio hidratado grande.

  • Suponho que o x da questão foi afirmar que Lucas desde o início sabia que Julieta estava sob influência do estado puerperal, evidentemente essa ciência o torna partícipe, por isso responderá por infanticídio em conluio com Julieta, afinal o estado puerperal é elementar do tipo em comento.

  • Concordo, F. Santos.


ID
2176129
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentre os fatores que compõem a Equação Universal de Perdas do Solo, o fator erosividade corresponde à (ao)

Alternativas
Comentários
  • Os componentes da Equação Universal de Perdas de Solo (USLE) são;

    A = R.K.L.S.C.P

    Em que;

    A = representa a estimativa de perda média anual de solo em determinada área, em condições especificas de uso e ocupação do solo.( t/ha.ano );

    R = Erosividade da chuva ( Mj.mm/ha.h.ano )

    K = Erodibilidade do solo ( t.h/Mj.mm )

    L = Comprimento de rampa ( m)

    S = Declividade de rança ( % )

    C = Uso e manejo do solo ( 0 a 1 )

    P = Práticas conservacionistas ( 0 a 1 )

     

    GAB. B

  • A erodibilidade que é susceptibilidade de um determinado solo à erosão.

    a erosividade é índice de erosão pela chuva.


ID
2196190
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grupamento textural é a reunião de uma ou mais classes de textura de solos. É um dos vários atributos de um solo. Não diferenciam classes de solos, mas é uma característica importante para auxiliar na sua definição. Podem ser utilizados nas várias classes de solos para indicar variações das classes texturais em profundidade. Pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (2013), os grupamentos texturais de classe de textura são cinco ao todo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as classes de textura.

Alternativas

ID
2199184
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A textura do solo pode ser determinada por meio de uma análise textural. Em relação à marcha analítica de análises texturais, analise as afirmativas abaixo:
I. Utiliza-se uma amostra de TFSE ou TFSA.
II. As frações mais finas são separadas por peneiras.
III. A fase de Dispersão visa à remoção de carbonatos.
IV. Para a remoção da matéria orgânica, utiliza-se H2O2.
São corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2199187
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A porosidade dos solos está intrinsicamente relacionada à estabilidade dos seus agregados. Desta forma, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os valores limítrofes de diâmetro para separar as duas classes são arbitrários, variando de estudo para estudo.

    Propriedades fisicas do solo

    Sheila R. Santos


ID
2199226
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em um solo com densidade aparente de 1,3 g.cm-3, cultivado com milho, cujo sistema radicular tem em média 500mm, capacidade de campo e ponto de murcha permanente iguais a 32% e 20%, respectivamente, a capacidade de água disponível no solo (CAD), em milímetros (mm), é

Alternativas
Comentários
  • CAD = ((CCxda) - (PMPxda).Z 
    CAD = (0,416- 0,26).500 
    CAD = 78 mm

    da=densidade aparente

     CAD - Capacidade de água disponível (mm); 
                  CC - Umidade volumétrica na capacidade de campo (cm3.cm-3); 
                  PMP - Umidade volumétrica no ponto de murcha permanente (cm3.cm-3); 
                  Z - Profundidade efetiva do sistema radicular (mm) (soja = 150 mm);

    Gabarito C


ID
2200813
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considere as informações abaixo.

I. O tráfego de máquinas agrícolas pode causar compactação e/ou adensamento nas camadas do perfil do solo, por causa da tração aplicada à superfície do terreno, quando do deslocamento do trator, o que produz uma deformação na estrutura do solo e, às vezes, promove o movimento das partículas que o compõem.

II. O grau de compactação do solo depende do tipo de rodado (pneus ou esteiras) da máquina utilizada. O uso de pneus de maior largura e tratores com tração nas quatro rodas promove uma menor compactação do solo, entretanto, outros fatores podem influenciar no processo de compactação, tais como: classe de solo, teor de umidade no momento de trafegar com as máquinas, sistema e frequência de irrigação, e massa (peso) das máquinas, entre outros.

III. Os Latossolos, juntamente com os Argissolos, constituem uma das classes mais importantes dos solos dos tabuleiros sertanejos ou chapadas baixas, da zona semiárida, em face às suas boas propriedades físicas e à sua representatividade geográfica. Entretanto, podem apresentar como principais restrições aspectos relacionados às suas propriedades químicas, por causa da presença de acidez e baixa capacidade de troca de cátions e de soma de bases trocáveis, resultando em uma baixa fertilidade natural. Estas características desfavoráveis, contudo, são facilmente corrigíveis com o uso de tecnologias disponíveis.


Segundo a EMBRAPA, no Semiárido (2010), está correto o que consta em

Alternativas

ID
2203993
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O solo possui poros de diferentes formas e dimensões, que imprimem uma característica peculiar em cada solo. A fração do solo que mais decisivamente determina sua peculiaridade física, em função de ser a fração mais ativa nos processos físico-químicos, é a argila. Esta característica deve-se a sua:

Alternativas

ID
2223544
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um solo foi amostrado, utilizando-se um anel volumétrico de diâmetro e altura iguais a 9 cm, numa profundidade de 25 cm. Após secagem em estufa a 105ºC, por 48 h, o peso da amostra permaneceu constante e igual a 600 g. A densidade do solo, em g/cm3, é

Alternativas
Comentários
  • (pi*9²)/4*9 = 571,5 600/571,5 = 1,05


ID
2223547
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A relação entre o conteúdo de água no solo e sua consistência é estabelecida pelas forças de coesão e de adesão. Neste sentido, existe

Alternativas
Comentários
  • C.

    Coesão = Agua - ponte de H - Agua

    Adesao = água - polaridade - outras moléculas


ID
2223550
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os ____________________ apresentam alta capacidade de adsorção de cátions, especialmente devido à sua elevada área superficial específica (ASE). Na fração argila do solo, _________________________ apresenta ASE maior do que _________________que, por sua vez, é maior do que ________________________.

Os termos que completam, respectivamente, as lacunas são

Alternativas
Comentários
  • : Argilominerais 2:1--> grande área superficial ; EXPANSÍVEL ; instável em clima quente e úmido ; ALTO CTC (ex: montmorilonita / vermiculita / ilita/ esmectita)

    Argilominerais 1:1  -->pequena área superficial ; não expansível ; estável em clima quente e úmido, resistente a lixiviação; BAIXO CTC (ex: caulinita)... item A correto


ID
2223565
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sistema da capacidade de uso das terras baseia-se nas possibilidades e nas limitações à utilização das mesmas.
Analise as afirmativas abaixo:
I- Os grupos de capacidade de uso baseiam-se no grau de limitação de uso.
II- O grupo B é impróprio para cultivo intensivo, adaptado à pastagem e ao reflorestamento.
III- O grupo A é apropriado apenas para a proteção da flora e da fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água.
IV- As classes de capacidade de uso são em número de oito, designadas por algarismos romanos.
São corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A capacidade de uso das terras é uma classificação técnica ou interpretativa baseada no conhecimento não só das limitações das terras,mas em das potencialidades

  • O erro da I é que são as CLASSES, não os grupos.


ID
2223568
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para se determinar a compactação, é usual estabelecer uma modificação em um parâmetro ou conjunto de parâmetros do solo.
Nos métodos e nos aparelhos utilizados para avaliar a compactação do solo,

Alternativas

ID
2224030
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Suponha que você precise separar 20 g de TFSA, sendo que este material será triturado e passado em peneira de 80 mesh. Em seguida, foram pesados 0,5 g da TFSA triturada para homogeneizar com 10 mL de solução de bicromato de potássio 0,2 M. Assinale a alternativa correta quanto ao recipiente mais adequado para esta última etapa do procedimento descrito:

Alternativas
Comentários
  • O erlenmeyer é usado para misturas e soluções.

     

    Letra D


ID
2224036
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A amostragem de solo é imprescindível para o sucesso do empreendimento agrícola e monitoramento das características físicas e químicas do solo. Considerando os procedimentos de preparo, registro e armazenamento das amostras de solo, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2224039
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma amostra de solo possui densidade de partícula 2,65 g cm-3 e porosidade total de 40%. Assinale a alternativa que apresenta o valor da densidade do solo:

Alternativas
Comentários
  • 40% de 2,65 g cm-3 --> 0,4 * 2,65 = 1,06

    2,65 - 1, 06 = 1,59 g cm-3

    gsbsrito C

  • 60% de 2,65 g cm-3 --> 0,6 * 2,65 = 1,59 g cm-3 (Alternativa C)


ID
2232907
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Todo solo é composto de três fases: a primeira, a fase sólida, constituída por materiais rochosos e material orgânico. A segunda, a fase líquida, correspondente à água ou a solução do solo e a última fase, a gasosa, de composição variável, de acordo com os gases produzidos e consumidos pelas raízes das plantas e dos animais. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Um solo ideal apresenta boa aeração (porosidade).
II. Um solo ideal consegue reter pouca água.
III. Um solo ideal possui bom armazenamento de calor e pouca resistência mecânica ao crescimento de raízes.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2232934
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A granulometria do solo refere-se ao conjunto de todas as frações ou partículas do solo, incluindo desde as mais finas de natureza coloidal, até as mais grosseiras.
II. A textura do solo refere-se especificamente à composição granulométrica da terra fina do solo - fração menor que 2 mm (milímetros) de diâmetro.
III. A estrutura do solo é analisada e caracterizada sob diferentes pontos de vista, através de dois segmentos: macroestrutura e microestrutura.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2235280
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e assinale a sequência correta:
I. Solos com maiores ou menores teores de argila ou matéria orgânica não influenciam a reflectância espectral dos solos.
II. O único componente resultante da interação da radiação solar com as plantas que cobrem uma superfície e de importância no mapeamento de cobertura do solo é a reflectância.
III. O estado físico da água não interfere no comportamento espectral, ou seja, a absorção da radiação eletromagnética ocorre da mesma maneira em cada estado físico.
IV. O programa Landsat foi o primeiro programa de satélite de sensoriamento remoto destinado à observação dos recursos terrestres.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O erro esta em negrito e sublinhado;

    .

    I. Solos com maiores ou menores teores de argila ou matéria orgânica não influenciam a reflectância espectral dos solos.

    II. O único componente resultante da interação da radiação solar com as plantas que cobrem uma superfície e de importância no mapeamento de cobertura do solo é a reflectância.

    III. O estado físico da água não interfere no comportamento espectral, ou seja, a absorção da radiação eletromagnética ocorre da mesma maneira em cada estado físico.

    IV. O programa Landsat foi o primeiro programa de satélite de sensoriamento remoto destinado à observação dos recursos terrestres.

     


ID
2269507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à gênese, à morfologia e à classificação dos solos.


Os estados de umidade molhado, úmido e seco determinam a consistência do solo e estimam, respectivamente, a plasticidade, a friabilidade e a tenacidade do solo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Tenacidade: resistência da amostra ao se tentar esfarelá-la com os dedos. Definindo-se consistências entre macia, quando a amostra desfaz-se entre os dedos, e muito dura, quando a amostra resiste inteira à pressão.

    Plasticidade: O solo com grande plasticidade é aquele que permite o seu modelamento em rolos finos e sua compressão, sem que haja ruptura; enquanto os solos não plásticos serão aqueles que esfarelam-se ao serem modelados, ocorrendo os estados intermediários. SOLO DEVE ESTAR MOLHADO.

    Friabilidade: caracteriza a facilidade de ruptura da massa ao ser comprimida, definindo-se consistências soltas, friáveis e firmes. SOLO DEVE ESTAR ÚMIDO.

     

     

  • Para o solo seco o parâmetro analisado é a tenacidade, que é a resistência da amostra ao se tentar esfarelá-la com os dedos. Definindo-se consistências entre macia, quando a amostra desfaz-se entre os dedos, e muito dura, quando a amostra resiste inteira à pressão.

    fonte:https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/geo09/popups/consistencia.htm

  • Consistência do solo quando molhado caracteriza a plasticidade e pegajosidade

    e é determinada em amostra pulverizada e homogeneizada, com conteúdo de 

    água ligeiramente acima ou na capacidade de campo;

    A consistência do solo quando úmido é caracterizada pela friabilidade que é 

    determinada num estado de umidade aproximadamente intermediário entre 

    seco ao ar e a capacidade de campo; e

     consistência do solo quando seco é caracterizada pela dureza ou tenacidade

    Para avaliá-la, deve-se selecionar um torrão seco e comprimi-lo entre o polegar 

    e o indicador.

    Fonte: Manuais técnicos em geociências (ISSN 0103-9598)


ID
2269510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à gênese, à morfologia e à classificação dos solos.


Nas classificações naturais, os agrupamentos de solo são feitos para atender a princípios que consideram informações científicas e têm finalidades acadêmicas e práticas; nas classificações técnicas, os agrupamentos têm finalidades específicas e aplicações de caráter no âmbito prático.

Alternativas

ID
2269513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à gênese, à morfologia e à classificação dos solos.


A reação de hidrólise no intemperismo químico auxilia a transformação de minerais primários em secundários, sendo a densidade dos secundários maior que a dos primários.

Alternativas
Comentários
  • o erro da questão é dizer que o mineral  secundário tem densidade maior  que o primário.....o certo é dizer que o mineral primário tem densidade maior que o secundário..... 

    fonte: livro 'Formação e conservação dos solos" autor: Igo F. L. página 25

  • Oxidosde Fe e Al, e gibbsita, que formam microagregados em estrutura granular com alta macroporosidade contínua (poros de empilhamento). Esse arranjo pode ser comparado a um vaso cheio de bolinhas de gude, resultando em baixa densidade, alta porosidade e alta condutividade hidráulica saturada do solo, dentre outras propriedades típicas de solos arenosos. 

    Devido ao arranjo dos minerais primários esses são mais densos.


ID
2392228
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um produtor de soja realizou análise de solo em sua propriedade visando à implantação da cultura. Após interpretação da análise, verificou que o solo da propriedade possui textura média e os teores de fósforo foram considerados adequados. Com base nessas informações e considerando que a expectativa de produtividade da cultura na área será 3.000 kg/ha, a quantidade utilizada de fósforo (P2O5) em kg/ha, visando à adubação de manutenção, será:

Alternativas

ID
2392231
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Numa área agrícola, o produtor realizou calagem para elevar a saturação por bases para 70%, visando semear a cultura do feijão. Na análise de solo coletado na propriedade, verificou-se que a CTC a pH 7,0 obtida foi 8,0 cmolc/dm3 . Considerando que a estimativa da necessidade de calagem foi 1,5 tonelada de calcário por hectare e o PRNT do calcário utilizado foi 80%, a saturação por bases obtida na análise de solo foi:

Alternativas
Comentários
  • sendo: 1,5 T/ha

    v2 = 70

    CTC = 8

    PRNT 80% >> 100/80 >>> 1,25; na formula é PRNT/100 >>> 1,25/100 = 0,0125

    1,5 = (70 - V1)x8x0,0125  >>> 7 - 0,1V1 = 1,5  >>>  0,1V1 = 5,5 >>>> V1 = 55

     

  • NC= (V2-V1).T.F/100

    F=100/PRNT====1,25

    1,5=(70-V1)x8.0x1,25/100

    150=(70-V1)x10

    150=700-V1

    150-700=-10V1

    -550=-10V1(-1)

    V1=550/10= 55

     


ID
2398735
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O número de gramas de água necessário para acrescentar a 1300 g de solo com Umidade = 10%, para elevar essa umidade a 20%, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    MMs        ====> 1.300 = MMw ===> M= 1.300 - Ms

    0,10 = (1.300 - Ms) / Ms =====> 1,10Ms= 1.300

    Ms= 1.300/ 1,10 ====> M= 1.181,8

    Retomando... Mw = 1300 - M======> Mw = 1.300 - 1181,8 ====>    | Mw = 118,2|

     

    W=Umidade 

    Ms=Massa solo

    Mw = Massa água


ID
2398786
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

São benefícios potenciais dos cultivos de cobertura do solo em pomares e vinhedos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A textura de um solo não é alterada pelo uso de cobertura morta, mas sim pelos agentes do intemperismo, pois demora anos para alterar a textura.


ID
2398804
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A equação de erosão eólica é composta por vários fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Equação que sintetiza os diversos fatores que influem nesse processo erosivo (Woodruff; Siddoway, 1965)

    E = f (I, K, C, L, V)

    Onde:

    E = perda de solo em toneladas por hectare e por ano;

    I = índice de erodibilidade do solo;

    C = fator climático relacionado com a velocidade do vento e com a humidade do solo;

    L = comprimento do campo no sentido da direção prevalecente do vento;

    V = quantidade de cobertura vegetativa.