SóProvas


ID
2601484
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente hospitalizado na unidade de oncologia para tratamento quimioterápico por Leucemia Mieloide Aguda (LMA) evolui com neutropenía. Sobre os cuidados de enfermagem neste caso, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Restringir visitantes gripados, resfriados ou com alguma infecção.

( ) Minimizar procedimentos invasivos.

( ) Comunicar ao médico acerca de quaisquer mudanças nos sinais vitais, particularmente aumento da temperatura - febre.

Alternativas
Comentários
  • A LMA resulta de um defeito na célula-tronco hematopoética, que se diferencia em todas as células mieloides: monócitos, granulócitos (p. ex., neutrófilos, basófilos, eosinófilos), eritrócitos e plaquetas.

    Os sinais e os sintomas de LMA resultam, em sua maior parte, na produção insuficiente de células sanguíneas normais. A febre e a infecção resultam da neutropenia; a fraqueza e a fadiga, da anemia; e a tendência hemorrágica, da trombocitopenia.

    NEUTROPENIA: Contagem anormalmente baixa de um tipo de glóbulos brancos (neutrófilos).

    Com o tratamento, os pacientes com LMA secundária sobrevivem, em média, menos de 1 ano, sendo a morte habitualmente causada por infecção ou hemorragia.

    O risco de sangramento correlaciona-se com o nível de deficiência plaquetária (trombocitopenia).

    Os locais mais comuns de sangramento são GI, pulmonares e intracranianos.

    Por motivos indeterminados, a febre e a infecção também aumentam a probabilidade de sangramento. Devido à ausência de granulócitos maduros e normais, os pacientes com leucemia estão sempre ameaçados pela infecção.