SóProvas


ID
2601535
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo em situação de traumatismo cranioencefálico (TCE), analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I. Indica-se a passagem de sondagem nasogástrica quando ocorre fratura de base de crânio.

II. Considerar TCE grave quando a vítima apresentar fratura de crânio com perda de liquor, assimetria das pupilas, afundamento de crânio, dentre outros.

III. Deve verificar os Sinais Vitais dando atenção especial à Hipotensão acompanhada de diminuição da frequência respiratória e bradicardia.

IV. Ao admitir o paciente na unidade de emergência, realizar a aspiração nas narinas caso haja lesões faciais.

Alternativas
Comentários
  • Em relação as afirmações I e IV o correto seria :

    Nos pacientes que apresentarem fraturas de base de crânio, a sondagem nasogástrica ou enteral deve ser feita por via oral e não via nasal, pois podem provocar infecções do tipo meningite e lesões secundárias, para as aspirações deve ser usado o mesmo critério, não realizar aspirações nasal nestes pacientes.

    Me corrijam se eu estiver errada .

  • O que achei no PHTLS:

    A intubação nosotraqueal as cegas pode ser uma alternativa, mas esta contraindicada (relativa) se lesão medial na face. O equipamento de aspiração deve estar proximo para uso, deve se evitar laringoscopias prolongadas. Uso de canula faringorragia e "AMBU" e indicada como alternativa.

  • Pacientes com trauma na região do terço médio da face, podem ter fratura da placa cribiforme. Nestes casos, não passar sonda naso-faríngea para evitar sua penetração cranial, recomenda-se passar a sonda oralmente.

  • na 3, não seria hipertensão? é o que diz na tríade de Cushing...