SóProvas


ID
2601856
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia o excerto da apresentação de uma reportagem, reproduzido a seguir. 


           Afinal, por que (1) é que o Brasil nunca deixa de ser pobre?


Spoiler: porque (2) o único caminho para enriquecer é diluir a concentração de poder político-econômico. E o que fazemos é justamente o contrário.


Mais de 40 milhões de brasileiros moram em residências sem acesso a água potável, mesmo estando no país com as maiores reservas de água doce do mundo. Em um terço dos 1.444 municípios do semi árido nordestino, mais de 10% das crianças sofre de desnutrição – no país que mais produz proteína animal no planeta.


Mergulhando um pouco mais na história brasileira, não é difícil perceber que riquezas naturais e qualidade de vida para a população não são necessariamente coisas que andam lado a lado. Nosso imenso potencial tem feito justamente o contrário, nos ajudando a empacar em uma nada agradável 80ª posição mundial quando o assunto é a riqueza produzida por cada cidadão. Não faz sentido. Lendo a próxima página, no entanto, você vai entender os porquês(3).

Disponível em:<https://super.abril.com.br/sociedade/afinal-por-que-e-que-o-brasil-nunca-deixa-de-ser-pobre/> . Acesso em: 10/9/17.


Algumas palavras podem ser pronunciadas da mesma maneira, mas sua grafia e significado são diferentes. É o que acontece com “por que”, conforme se pode ver no excerto lido. A respeito das diferentes possibilidades de emprego de “por que”, assinale a análise CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GAB D

  • GABARITO: D

     

    Certo. Trata-se do processo de substantivação.

     

    Em princípio, palavra de qualquer classe pode assumir a função substantiva, ou seja, pode-se substantivar e a maneira mais comum de isso ocorrer é a junção a ela do artigo definido "o". Vejamos alguns exemplos de substantivação de:

    Adjetivo – "Belo", "estudioso" e "rico" são adjetivos em "belo espetáculo", "aluno estudioso" e "homem rico". Acompanhados de artigo, porém, transformam-se em substantivos, como em "A estética estuda o belo", "Os estudiosos não tiveram do que reclamar" e "Os ricos moram ali". Note que no grau superlativo relativo também aparece o artigo definido, mas isso não configura substantivação. É simplesmente o modo de construção dessa estrutura comparativa: "Carlos foi o melhor do grupo".

     

    http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica150.html

     

    BONS ESTUDOS.

  • "Os porquês " equivale a um substantivo. Logo, isso justifica a escolha da alternativa D.

    A alternativa "a" está errada pois o "por quê" sempre vem imediatamente antes de pontuação de fim de período.

    A alternativa "b" está errada pois o "porque" é usado para respostas.

    A alternativa "c" está errada pois ela precede uma causa. Além disso, "porque" é usado para respostas