SóProvas


ID
2602078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Observada a ordem de nomeação, o ingresso na carreira do Ministério Público se dará mediante concurso público de provas e títulos, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    CF

    Art. 129, § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

     

     

  • Gabarito: Letra D

     

     

    Ingresso na carreira do Ministério Público

     

    Como ocorre: Concurso público de provas e títulos

    Requisitos:    Bacharel em Direito

                          3 anos de atividade jurídica (no mínimo)

  • Ingresso no Poder Judiciário (Juiz Substituto) é igual ao ingresso no MP no que se refere à atividade jurídica: nos dois é 3 anos

  • Aff, apesar de ser muito fácil, que perguntinha mais desnecessária em uma prova de Investigador de Polícia... Com certeza será muito relevante para a carreira de investigador quanto tempo de atividade jurídica precisa para se tornar PROMOTOR. 

  • Esse o tipo de questão que separa o primeiro do segundo lugar no concurso.

  • Só um plus que se acrescenta: no Ministério Público é assegurada a participação da OAB, sendo que pra Procuradores do Estado e ao Judiciário, a participação da OAB é em todas as fases.

  • É importante ressaltar que os membros do MP tem as mesmas garantias dos MAGISTRATOS

    MEBROS DO MP gozam de 

    VITALICIEDADE

    IREDUTIBILIDADE

    INAMOVABILIDADE 

  • CUIDADO PARA VOCÊ QUE ESTÁ ESTUDANDO PARA O MPU:

    A Lei Complementar 75/93 no seu art 187 fala que: Poderão inscrever-se no concurso bacharéis em Direito há pelo menos dois anos, de comprovada idoneidade moral.

    Já a CF fala que : O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.

    Como proceder?

    Tudo vai depender do enunciado da assertiva. Se falar de acordo com a CF:3 anos; De acordo com a LC 75: 2 anos

  • Ao colega Jorge Vitória: embora a LC 75 refira-se a exigência de 02 anos, tem-se que tal disposição foi revogada pela Emenda Constitucional 45/04, a qual passou a exigir o requisito de 03 anos de prática jurídica para ingresso no parquet.

  • Acrescentando:

    Segundo o STF, no informativo 821, a comprovação do triênio - três anos de atividade - é feita quando na inscrição definitiva.

  • GAB: D 

     

    Requisitos para ingressar na carreira de membro do MP:

     

    - Ser aprovado em concurso público de provas + títulos (com participação da OAB em todas as fases)

    - Ser bacharel em direito

    - Ter 3 anos de atividade jurídica

     

    ATENÇÃO !!! Os requisitos para ingresso nas carreiras do Ministério Público e da Magistratura devem ser comprovados na inscrição definitiva e não na posse.

     

    FONTE: Aulas - profº Aragonê Fernandes.

     

  • NA MINHA PEUQENA EXPERIENCIA EM CONCURSOS EU APRENDI: A BANCA NÃO PROCURA O CANDIDATO MAIS QUALIFICADO PARA O CARGO, MAS SIM ÀQUELE MAIS BEM PREPARADO PARA O DIA DA PROVA.

    O FUTURO POLICIAL CIVIL QUE ACERTOU ESTA QUESTÃO É O MESMO QUE VAI SE ESCONDER DEBAIXO DA MESA NA HORA DO PEGA PRA CAPAR

  • A questão exige conhecimento relacionado à disciplina constitucional acerca das Funções Essenciais à Justiça, em especial no que tange à organização do Ministério Público. O gabarito da questão está na literalidade da Constituição, segundo a qual, no art. 129, § 3º , “O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação".

    Gabarito do professor: letra D.    



  • A todos Bacharéis em Direito que sonham em ser Magistrados ou Delegados um dia, tem decorado esse prazo minimo. kkkkk

  • O requisito é similar para o ingresso na magistratura, ou seja, mínimo de 3 anos de atividade jurídica.

  • GAB: D 

     

    Requisitos para ingressar na carreira de membro do MP:

     

    - Ser aprovado em concurso público de provas + títulos (com participação da OAB em todas as fases)

    - Ser bacharel em direito

    - Ter 3 anos de atividade jurídica

     

    ATENÇÃO !!! Os requisitos para ingresso nas carreiras do Ministério Público e da Magistratura devem ser comprovados nainscrição definitiva, e não na posse.

     

  • GABARITO D

    Exige-se do bacharel em Direito, para o ingresso na carreira do Ministério Público pelo menos TRÊS anos de atividade jurídica.

    Art. 129, §3º da CF/88:
    "O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
    (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)"

  •  

    GAB: D

    Lembre-se :  no ato da inscrição definitiva comprovar 3 anos de experiência (atividade juridica).

     

  • Autor: Bruno Farage , Mestre em Teoria e Filosofia do Direito - UERJ

    A questão exige conhecimento relacionado à disciplina constitucional acerca das Funções Essenciais à Justiça, em especial no que tange à organização do Ministério Público. O gabarito da questão está na literalidade da Constituição, segundo a qual, no art. 129, § 3º , “O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação".

    Gabarito do professor: letra

  • MUUUUUUUITO CUIDADO !!

    Na CF são 3 anos Art. 129, § 3º
    Na lei 75/93 são 2 anos  Art 187

  • Lembrando:

    - Os 3 anos começam a contar da conclusão do curso (e não da colação de grau)

    - A comprovação se dá na inscrição definitiva (e não na posse)

  • Segundo Pedro Lenza, esse período também é chamado de "quarentena de entrada". 

  • tinha uma questão mais fácil não?

  • Não confunda -> estabilidade 2 anos;

    Requisito -> 03 anos de atividade jurídica.

  • Famosa '' quarentena ''

  • Dispenso esse tipo de questão que 99% acerta.

  • Examinador bem tosco esse aí, hein...fará muita diferença para um policial saber dessa informação em suas atividades.

  • Observada a ordem de nomeação, o ingresso na carreira do Ministério Público se dará mediante concurso público de provas e títulos, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

  • Quinto Constitucional (TST, TRF, TRT e TJ) Mínimo de 10 anos de atividade, tanto para MP e ADV.

    Terço Constitucional do STJ para ADV e MP, também 10 anos de atividade.

  • Para complementação dos estudos:

    De acordo com Informativo 993 STF, os cursos de pós-graduação podem ser considerados como tempo de atividade jurídica para fins de concurso público no âmbito do Ministério Público

  • ALTERNATIVA

    D)

    Art. 129, § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 200

    MACETE BÁSICO:

    São 3 formas:

    1) Aprovação em concurso;

    2) Bacharel em direito

    3) O terceiro ponto já diz a respeito dos anos que devem ter de atividade Jurídica, TERCEIRO TOPICO, 3 ANOS!

  • Exigência desnecessária, em minha opinião, na prática esses três anos acabam por não agregar em nada, se a pessoa já tem conhecimento e o prova através das avaliações, já deveria ter o direito ao cargo, o tempo de 3 anos de exercício me parece apenas uma burocracia insossa.

  • INFORMATIVO 821, STF

    "A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto, nos termos do art. 93, I, da CF, deve ocorrer no momento da inscrição definitiva no concurso público.

    [...]

    Isso porque é importante que todos os candidatos que adentrem na disputa tenham condições para o exercício do cargo naquele momento, inclusive para se evitar o óbice do certame em razão de medidas judiciais precárias, voltadas a tratar de excepcionalidades, ou mesmo para se prevenir a existência de cargos vagos “sub judice” por período indeterminado. Além disso, impende observar o princípio da isonomia. Nesse sentido, o edital serve para orientar os potenciais candidatos sobre a possibilidade de serem aprovados, tendo em vista o preenchimento dos requisitos exigidos. Não se pode estimular, assim, aqueles que não atendem às exigências a adentrar no certame, com a esperança de lograrem êxito judicialmente, tendo em vista que houvera outros que, nas mesmas condições, optaram por obedecer à regra prescrita e não efetuaram inscrição. [...]"

  • três anos é o número de ouro com relação a experiência no funcionalismo público.

    É o tempo do estagio probatório e, se não me engano, o tempo exigido do delta de atividade policial ou jurídica.

  • Art. 129, § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica... 

    DI-REI-TO = 3 ANOS