SóProvas


ID
2602195
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.

(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma. Em: O sorvete e outras histórias.)

O texto lido corresponde a trecho de

Alternativas
Comentários
  • erro de gabarito aqui tambem?

    para mim, é a letra (a).

  • igual pra mim A ..... 

  • A alternativa (a) está  correta, pois há, sim, reminiscências (recordação, lembrança, memória) de um dos irmãos, o qual assume a narração e relata episódios da infância. Isso é identificado, dentre outras, na seguinte passagem do texto que mostra a narrativa de um dos personagens, a qual é marcada em expressões, como “nos detestássemos”, “a gente”, “um de nós”. 

    site do estratégia.

  • GABARITO É LETRA "A"

  • as provas do TCE(agente de fiscalização) estavam com os gabaritos trocados no site

  • "Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. (...) Miguel era o mais velho, (...) Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável".

  • Reminiscências = representação mental de uma situação que teve origem no passado.

  • Texto interessante e engraçado, muito bom! 

  • Vamos PMPR!!

  • Rapaz, meus olhos encheram de lágrimas. Texto muito bom!!