SóProvas


ID
2602204
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.

(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma. Em: O sorvete e outras histórias.)

Assinale a alternativa em que a expressão destacada está empregada em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B). O sentido figurado está na expressão “de boca aberta”, pois não se quis afirmar que alguém ficou com a boca aberta, mas que todos ficavam surpresos. Assim, houve uma extensão do sentido para conotativo. As demais expressões não apresentam dificuldade na percepção de seu sentido literal.

  • no meu ver posso até esta errado mas ALTER e) alguém poderia explicar??

  • A alternativa "e" está errada pois a expressão "na pele" está em seu sentido próprio. Lendo o texto entende-se que Miguel costumava brigar com os irmãos deixando marcas de sua autoridade na pele deles (cicatrizes, machucados)

  • ESSA Questao deveria ter sido anulada. Ficar de boca aberta nao é sentido figurado! Vunesp errou nessa questao

  • Questão mal elaborada, pois a alternativa (e) pode muito bem ser no sentido figurado, pois a expressão "na pele" significa lembrança dos tapas e socos, não há no texto nenhuma indicação de que as brigas deixaram literalmente cicatrizes no corpo dos irmãos.

    Já a expressão "de boca aberta", por mais que tenha um sentido realmente figurado, também tem o sentido literal, muito mais aparente no sentido do texto, onde os irmãos literalmente ficavam de boca aberta com a capacidade do irmão mais velho.

    Por ser um texto literário, é comum o autor construir imagens na mente do leitor, dando inclusive margens para diversas interpretações, as vezes todas corretas. As bancas deveriam ser mais cuidadosas ao utilizar esse tipo de texto. 

    Mas, enfim, não adianta brigar com a banca, tem que fazer do jeito que eles acham que está certo. Eu entraria com recurso. 

  • Ao meu ver, a alternativa "e" seria o gabarito da questão (ou, pelo menos, mais plausível que a "b" - fato que anularia a questão por mais de uma possibilidade de resposta possível). 

    Como alguém pode trazer a marca de autoridade na pele? Que marca é essa? Qualquer possível resposta ao o que seriam aquelas marcas (cicatrizes, arranhões, ematomas, etc) não será LITERALMENTE uma marca de autoridade e sim um expressão que em sentido figurado que trás as consequencias das atitudes que outrora sofreram, não NECESSARIAMENTE uma marca de autoridade.

  • Questão ridícula, com total ambiguidade nas respostas, a E está muito mais correta que a B de acordo com o texto. Essa frase "trouxesse na pele" dá ideia de formação de caráter, aprendizados ou punições que absorveram do irmão etc... tipo "carregamos conosco"... "fomos marcados por isso" etc... RIDÍCULA.

  • Ao pessoal q discorda da alternativa correta, pensemos: Se dissermos q fulano ficou de boca aberta relativamente a algum fato ou situação, estamos na verdade, e literalmente, querendo dizer q ficou impressionado, surpreso. Já a alternativa E está expressa em seu sentido literal, pois trazer marcas na pele remete literalmente à ideia de agrassão, ofensivas físicas. Portanto, gabarito B 

  • O gabarito está correto, o texto fala mais de uma vez sobre brigas que, de fato, deixam marcas na pele.

  • Em uma Briga Física, Marcas na Pele são evidências das brigas. Então, no contexto do texto, torna isso a forma literal de se usar a palavra. 

  • Precisa ler o texto pra entender essa questão. 

  • RECURSO!!!

  • A questão nos pedi o trecho destacado. Somente o trecho "NA PELE" não é sentido figurado, agora "DE BOCA ABERTA" é uma forma de dizer que alguém ficou impressionado. Caracterizando-se como uma metáfora. 

     

    Fonte para consulta: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19916

     

    A boa é a alternativa B

     

    Forte abraço!

  • RECURSO!

  • OXEE nem digo nada sobre essa questão ,se vier uma dessa na minha prova eu peço recurso , nem irei ver os demais comentários 

  • É mais vantajoso buscar compreender o texto e a questão do que pedir recurso amigos... menos choro e mais estudo!

     

    PAZ

  • GAB: B       SEGUE O JOGO

  • Gabarito B - ... inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta... 

    "de boca aberta" - impressionados com os xingamentos.



    Letra E

    ... embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade.

    No Texto diz que eles brigavam muito. Marcas na pele são as cicatrizes que ficavam. A expressão tem sentido completo. outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.


    Dica: Leia o texto completo antes de responder a questão, pois, muitas vezes, o sentido figurado é aplicável somente ao contexto apresentado.

  • Eu errei, mas reparem em uma coisa: Assinale a alternativa em que a expressão destacada está empregada em sentido figurado.

    Ou seja, ''na pele'' não é figura de linguagem!

  • "Na pele" dá pra entender os dois sentidos, mas em regra é Denotativo. Portanto, Ficar de boca aberta é, sem dúvidas uma expressão usada para referir-se a uma situação que nos deixam impressionados.

    GABARITO B