SóProvas


ID
2602387
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que diz respeito à auditoria governamental, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Questão correta, o escopo das auditorias governamentais é dividido em auditorias de regularidade (que verificam o cumprimento das leis e regulamentos) e as auditorias operacionais (que avaliam a eficiência, eficácia e efetividade das ações públicas);

    b) Questão errada, as auditorias podem rever e propor alterações de programas de governo;

    c) Questão errada, a auditoria governamental não tem como objetivo detectar erros e fraudes, mas sim avaliar a legalidade, legitimidade da gestão pública.

    d) Questão errada, a auditoria governamental avalia sim o sistema de controle interno dos órgãos e entidades e suas funções de auditoria interna.

    e) Questão errada, a opinião do auditado deverá sim ser considerada na elaboração do relatório de auditoria, especialmente quando se tratar de auditorias operacionais.

    https://www.ricardoalexandre.com.br/auditor-tce-sp-prova-comentada/

  • Tipos de Auditoria Governamental

    1. Avaliação de Gestão: objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados;

     

    2. Acompanhamento de gestão: Realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade fedeal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional;

     

    3. Contábil: exame de registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma entidade, unidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprovatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade;

     

    4. Operacional: Consiste em avaliar as ações gerenciai e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto à eficiência, eficácia e economicidade.

     

    5. Especial: Objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente,

  • QUER DIZER QUE ESCOPOS DE AUDITORIA = TIPOS DE AUDITORIA?

    INTERESSANTE...

    ACREDITO QUE O ERRO DA "C" É FOCAR EM OBJETIVO APLICÁVEL EM EMPRESAS PRIVADAS (POSICAO FINANCEIRA, ECONOMICA...)

  • Item A: sabemos que a auditoria, segundo as NAG, é classificada em auditoria de regularidade e operacional. CORRETO

    Vamos aos erros das demais:

    Item B: a metodologia deve abranger exame de legalidade, legitimidade, razoabilidade, impessoalidade, publicidade e moralidade dos atos administrativos, independentemente dos resultados das políticas públicas e . INCORRETO

    Item C: assim como na auditoria independente, o objetivo de uma auditoria não é encontrar erros e fraudes, mas deve estar atento a eles. INCORRETO

    Item D: alcança o sistema de controle interno e as funções de auditoria interna dos órgãos e entidades da Administração Pública. INCORRETO

    Item E: a opinião do auditado acerca dos achados constatados deve ser considerada na elaboração do relatório pelos profissionais de auditoria, em respeito ao princípio da imparcialidade.

    Gabarito: alternativa A

  • Normas de Auditoria Governamental

    4201 – O escopo da auditoria governamental abrange as auditorias de regularidade e as operacionais.

    Gab. A

  • letra A

    a) Questão correta, o escopo das auditorias governamentais é dividido em auditorias de regularidade (que verificam o cumprimento das leis e regulamentos) e as auditorias operacionais (que avaliam a eficiência, eficácia e efetividade das ações públicas);

    b) Questão errada, as auditorias podem rever e propor alterações de programas de governo;

    c) Questão errada, a auditoria governamental não tem como objetivo detectar erros e fraudes, mas sim avaliar a legalidade, legitimidade da gestão pública.

    d) Questão errada, a auditoria governamental avalia sim o sistema de controle interno dos órgãos e entidades e suas funções de auditoria interna.

    e) Questão errada, a opinião do auditado deverá sim ser considerada na elaboração do relatório de auditoria, especialmente quando se tratar de auditorias operacionais.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão de auditoria governamental. 

    Bom, segundo as Normas de Auditoria do TCU (NAT):
    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:
    • Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil,financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.
    • Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.


    Dito isso, vamos às alternativas!
    A) Correta. Já é o nosso gabarito, segundo o que vimos acima!
    b) Incorreta. Pelo contrário, a auditoria operacional visa avaliar justamente organizaçòes, programas e atividades governamentais.
    c) Incorreta. O objetivo de qualquer auditoria é examinar. Seja examinar a legalitdade e legitimidade (regularidade) ou examinar economicidade, eficiência, etc (operacional). Auditoria não tem como objetivo detectar erros e fraudes.
    d) Incorreta. Pelo contrário, para haver uma auditoria é necessário avaliar o sistema de controle interno do objeto auditado. E pode haver inclusive auditorias nas auditorias internas (eu mesmo já fiz várias. Se tiver curioso, dê uma procurada nos Acórdaos do TCU 1.171/2017 e 1745/2020)
    e) Incorreta. Pelo contrário! o comentário dos gestores favorece a imparcialidade. Olhe só o item 144 das NAT:
    Um dos modos mais efetivos para assegurar que um relatório seja imparcial, objetivo e completo é submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade auditada. A inclusão desses comentários no relatório final resulta em um documento que não só apresenta os achados, as conclusões e as propostas da equipe, mas também a perspectiva dos dirigentes da entidade e as ações corretivas que pretendem tomar.
    Gabarito do professor: Letra A.