SóProvas


ID
2602432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Com relação a local de crime e a exame pericial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E é a correta. 

    Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime.

    Cabe observar que o exame perinecroscópico não se confunde com necróspia, que é realizado por médico legista e o exame do corpo em seu exterior e interior. Visto que, o exame perinecroscópico limita-se ao exame externo, e os peritos criminais têm atribuição para exame do local e instrumentos do crimes. Portanto, esta é a conclusão que se extrai do art. 164 do CPP, "Art. 164. Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, na medida do possível, todas lesões externas e vestígios deixados no local do crime.".

  • A literatura da criminalística dividiu o local de crime em diversos aspectos. Neste trabalho, vamos explorar somente o aspecto espacial. Resumidamente, tem-se:

    Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.

    fonte: https://jus.com.br/artigos/56384/preservando-o-local-de-crime

  • Alternativa - E

    Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

    CPP , comentado - Renato Brasileiro de Lima, 2017.

    Morte violenta: nos casos de morte violenta, basta o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar (ex.: morte natural patológica decorrente de doença), ou quando as lesões externas permitam precisar a causa da morte sem que haja necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante (v.g., esmagamento do crânio)

    Art. 164. Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados,' bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime.2 (Redação dada pela Lei n. 8.862, de 28.3.1994)

    1. Fotografia dos cadáveres: quando se trata de morte violenta ou suspeita, é de fundamental importância que os cadáveres sejam fotografados na posição em que foram encontrados. Afinal, a depender das circunstâncias do caso concreto, as fotos podem funcionar como indícios de um suicídio, de um homicídio, ou de um simples acidente. Ante a importância dessas fotos, há de se tomar extrema cautela na preservação do local do crime para que não haja nenhuma adulteração do corpo de delito. 

    2. Fotografia das lesões externas e vestígios deixados no local do crime: o trabalho de fotografia executado pelo perito oficial - ou pelos 2 peritos não oficiais - não deve ficar restrito ao cadáver. Também devem ser objeto de fotografias as lesões externas encontradas no cadáver, como, por exemplo, os orifícios de entrada e saída dos projéteis, assim como os demais vestígios deixados na cena do crime (v.g., poça de sangue, marcas do solado de um sapato, etc.).

     

  • PERINECROSCOPICO É O EXAME PERIFÉRICO AO CORPO DE DELITO, OU SEJA, CUIDA DO ENTORNO DO MORTO.

     

    SEGUE O BAILE ! 

  • a) O exame pericial de local destina-se, precipuamente, a determinar a causa da morte da vítima. (ERRADO!)
    A função precípua do exame pericial no local do crime é de PERENIZAR (PERPETUAR, ETERNIZAR) as provas materiais para que posteriormente aqueles interessados, quando forem ler o laudo elaborado sintam-se como se estivessem inseridos no próprio local do crime.

     

    b)A vítima de homicídio, em regra, deve ser individualizada ainda no local do crime e antes do exame pericial. (ERRADO!)
    Via de regra, nos locais de homicídio os peritos iniciam os levantamentos dos vestígios "de fora para dentro", tomando o cadáver como o ponto central. 
    Por exemplo, no caso de um homicídio ter ocorrido dentro do quarto de uma casa, inicialmente, os peritos irão fazer os levantamentos nas adjacências da residência, depois na sala e por fim realizam o exame perinecroscópico, submetendo as individualizações no caso de mais de uma vítima.

     

    c) Local relacionado abrange o corpo de delito, seu entorno e espaços que contenham vestígios materiais do crime. (ERRADO!)
    Essa é a definição de local de crime

    Segundo o professor Carlos Kehdy: "local de crime é toda área onde tenha ocorrido qualquer fato que reclame as providências da polícia." ele ainda divide as áreas em imediatas e mediatas, sendo as primeiras aquelas onde se deu o fato delituoso e as segundas se constituindo nas adjacências da área imediata.

    Já o mestre Eraldo Rabello define local de crime como: "Local de crime é a porção do espaço compreendida num raio que tendo por origem o ponto no qual é constatado o fato, se estenda de modo a abranger todos os lugares em que, aparente, necessária ou presumivelmente, hajam sido praticados, pelo criminoso, ou criminosos, os atos materiais, preliminares ou posteriores, à consumação do delito, e com este diretamente relacionados."

     

    d)O local do crime é dividido, para efeitos de preservação, apenas em local imediato e em local relacionado. (ERRADO!)
    Não entendi muito bem o que o examinador quis dizer com a expressão "para efeitos de preservação", porém não impede uma explicação. Local de Crime é gênero que engloba várias espécies e quanto a preservação (acho que foi isso que ele quis dizer) o local de crime pode ser dividido em Idônio/Preservado e Inidôneo/Não Preservado, além dessa divisão, os locais de crime podem ser divididos quanto a área física abrangente (local imediato, mediato e relacionado), local Ermo ou Concorridos, Externo ou Interno, etc.

     

     

    e)Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime. (CORRETO!)
    O exame perinecroscópico nada mais é do que um tipo de exame de corpo de delito sobre os vestígios extrínsecos realizado pelos Peritos Criminais no local onde há um cadáver, as conclusões do exame perinecroscópico irão ser confrontadas com a necrópsia (exame sobre os vestígios intrínsecos) que será realizada pelo Médico Legista no IML, esta poderá corroborar com o exame perinecroscópico ou contradizê-lo.

  • Complementando:

     

    O exame perinecroscópico é a análise que o perito criminal faz do corpo assassinado. Basicamente, ele busca fazer a análise externa do cadáver, bem como a disposição de objetos e elementos que se encontram próximos a ele. Além disso, são analisadas as lesões que causaram a morte. O exame perinecroscópico é complementado, no laudo pericial, pela necropsia. 

  • A redação da letra C é maldade Pura, troca uma palavra! Local relacionado por Local de crime!

    G: letra E

  • perinecroscópico , essa foi a dúvida !!

    1. Perinecroscópico

    Exame realizado por peritos criminais no local de crime. Não deve ser confundido com a necrópsia, que é realizado por médico legista e exame do corpo em seu exterior e interior. O exame perinecroscópico limita-se ao exame externo.

    ou seja passou o olho..kkkkk

  • E eu, nesta minha inocência, fui procurar no Google, IMAGENS, o que seria esse maldito exame perinecroscópico ¬¬

  • Se você assim como eu, por descuido, errou essa questão vá DIRETO ao comentário do Marcos Tenorio.

  • essa questão a meu ver está mal classificada, já que a resposta não se encontra no CPP. então acho que está mais pra criminologia.

  • e mais uma vez errei

    não li a questão toda me lasquei

  • Eu continuo insistindo na letra C... uma hora mudo esse gabarito! rsrs

    Em 05/09/2018, às 13:46:04, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 05/09/2018, às 13:45:43, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 22/08/2018, às 16:40:27, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 22/08/2018, às 16:40:08, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 22/03/2018, às 08:35:27, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 22/03/2018, às 08:35:21, você respondeu a opção C.Errada

  • gabarito CERTO

     e)

    Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime.

  • Lembrar do CSI, fazem a pericia na hora e no local do crime. 

  • Gabarito: letra e

    Comentários retirados da internet: "Exame realizado por peritos criminais no local de crime. Não deve ser confundido com a necrópsia, que é realizado por médico legista e exame do corpo em seu exterior e interior. O exame perinecroscópico limita-se ao exame externo. Os peritos criminais têm atribuição para exame do local e instrumentos do crime, devendo efetuar o exame perinecroscópico para orientação de seus trabalhos, fotografando o corpo na posição em que for encontrado, bem como todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime, em obediência ao art. 164 do Código de Processo Penal . Os médicos legistas, por outro lado, efetuam o exame necroscópico , nas dependências do Instituto Médico Legal, por vezes sem ter conhecimento da dinâmica do evento, dos comemorativos ou mesmo dos achados de local. O médico legista tem melhores condições para exame do corpo que o perito criminal que, muitas vezes, examina o cadáver, na via pública e com recursos liitados. Sendo assim, um exame mais detalhado, no IML, venha a revelar ferimentos não observados no local dos fatos, mesmo porque o perito criminal não tem aceso aos ferimentos no interior do corpo. O laudo do Instituto Médico-Legal, baseado no exame no corpo da vítima, deve complementar os exames realizados pelo perito criminal no local dos fatos."

  • Em 01/10/2018, você respondeu C!!ERRADO

  • Perinecroscópico: Inspeção conjunta do cadáver e do local em que foi encontrado em busca de elementos que possam esclarecer a natureza da ocorrência.


  •  Exame perinecroscópico ---> Realizado por um perito criminal---> Analisa características externas


    Exame de necrópsia ---> Realizado por um médico legista ---> Analisa características externas e internas

  • Em 17/12/18 às 18:29, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 17/09/18 às 18:42, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!


    Você Errouuuuuuuu

  •  LOCAIS IMEDIATO, MEDIATO E RELACIONADO

    A literatura da criminalística dividiu o local de crime em diversos aspectos. Resumidamente, tem-se:


    Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.


    Fonte: https://jus.com.br/artigos/56384/preservando-o-local-de-crime

  • ERREI A QUESTÃO POR NÃO SABER O SIGNIFICADO DE PERINECROSCÓPICO, ACHEI QUE ERA ALGO RELACIONADO COM "PERÍNEO".

    VOU ESTUDAR MAIS ....

  • Alguém sabe me dizer se a letra E ta explícito no CPP? ou é da doutrina da criminalísitca baseado no parágrafo único do Art 162 do CPP?

  • Perinecroscópico:Exame realizado por peritos nos locais do crime

  • Perito é Perito

  • gb\e PMGO

    EXCELENTE BÔNUS.

  • Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

  • Resposta se encontra no paragrafo único do Art 162 do CPP

    Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

  • Vou marcar C a vida toda e f0da-se.

  • GB E

    PMGO

  • GB E

    PMGO

  • Em 01/08/2019, às 17:45:14, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 26/03/2019, às 23:31:35, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 04/03/2019, às 15:06:02, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 15/10/2018, às 20:53:11, você respondeu a opção C.Errada!

     

    carniça de questão

  •  

    Questão Muito Difícil 32%

    Gabarito Letra E

     

     

    Com relação a local de crime e a exame pericial, assinale a opção correta.
    [a) O exame pericial de local destina-se, precipuamente, a determinar a causa da morte da vítima.

    Erro de Contradição: 

    PRECIPUAMENTE = PRINCIPALMENTE

    A função precípua/principal do exame pericial no local do crime é de PERENIZAR (PERPETUAR, ETERNIZAR) as provas materiais para que posteriormente aqueles interessados, quando forem ler o laudo elaborado sintam-se como se estivessem inseridos no próprio local do crime.

     

    [b) A vítima de homicídio, em regra, deve ser individualizada ainda no local do crime e antes do exame pericial.

    Erro de Contradição: 

    Via de regra, nos locais de homicídio os peritos iniciam os levantamentos dos vestígios "de fora para dentro", tomando o cadáver como o ponto central. 
    Por exemplo, no caso de um homicídio ter ocorrido dentro do quarto de uma casa, inicialmente, os peritos irão fazer os levantamentos nas adjacências da residência, depois na sala e por fim realizam o exame perinecroscópico, submetendo as individualizações no caso de mais de uma vítima.

     

    [c) Local relacionado abrange o corpo de delito, seu entorno e espaços que contenham vestígios materiais do crime.

    Erro de Contradição:

    Trocou o conceito de Local imediato com o local relacionado

    Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.

     

    Exemplo de uma cena de homicídio:

    Local imediato: Local do cadáver e a região onde encontram-se a barra de metal e as pegadas;

    Local mediato; a região próxima, um matagal por exemplo, que contém mais pegadas

    Local relacionado: um galpão, a cerca de 2 km do cadáver, onde verificou-se a presença de roupas ensanguentadas, que, posteriormente constatou-se ser do autor

     

    [d) O local do crime é dividido, para efeitos de preservação, apenas em local imediato e em local relacionado.

    Erro de Contradição

    Comentado na alternativa C

     

    [e) Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime.

    exame perinecroscópico nada mais é do que um tipo de exame de corpo de delito sobre os vestígios extrínsecos realizado pelos Peritos Criminais no local onde há um cadáver, as conclusões do exame perinecroscópico irão ser confrontadas com a necrópsia (exame sobre os vestígios intrínsecos) que será realizada pelo Médico Legista no IML, esta poderá corroborar com o exame perinecroscópico ou contradizê-lo.

     

     

     

    Bendito Seja o nome do Senhor!

  • Toda a vênia, DOUGLAS ALGAYER, Não vejo como maldade, mas sim, capcioso. Os concursos são assim, do contrário todo e qualquer inimputável entraria. Faço um link ao nosso colega.

    Lúcio Weber. Abraços...rsrsrsrsr

  • Questão de medicina legal.

  • PERinecroscópico = PERimetro, PERiférico.

  • A) o exame pericial de local se destina a analisar corpo de delito, já a autópsia é que analisa as causas da morte da vítima. Art 162.

    B) Será individualizada no próprio exame pericial.

    C) = Local Imediato

    D) Faltou local mediato

    Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.

    E) Exame Perinecroscópico = é uma analise externa do cadáver. §único do art 162.

  • Assertiva E

    O exame perinecroscópico È realizado pelo perito criminal no local do crime. Inclui apontamentos como: a analise dos ferimentos, sua relação„o com a provável arma do crime, analise das vestes e sua correspondência com os ferimentos, vestígios de material hematoide

  • Assertiva E

    Em casos de morte violenta, o exame perinecroscópico deve ser realizado pelo perito criminal ainda no local do crime.

  • essa questão melhor se enquadraria em med. legal. mas bola p frente!
  • Errei por conta da Letra E, mas errei com gosto e gostando erra, pois aprendi algo novo.

  • exame perinecroscópico nada mais é do que um tipo de exame de corpo de delito sobre os vestígios extrínsecos realizado pelos Peritos Criminais no local onde há um cadáver.

  • Bora analisar cada afirmativa!

    (A) Incorreta! O exame de local de crime possui diversas finalidades e a determinação da causa da morte não é uma delas! Esse mister cabe ao médico-legista ao realizar o exame necroscópico!

    (B) Incorreta! Não se deve interferir no local e muito menos na vítima, antes do exame pericial!

    (C) Incorreta! Já vimos a definição correta sobre local relacionado. Todas as áreas com presença de vestígios é o local de crime!

    (D) Incorreta! O local de crime é dividido em local imediato, mediato e relacionado. Para efeitos de preservação, pode ser classificado em local idôneo e inidôneo.

    (E) Alternativa correta! O exame perinecroscópico é a INSPEÇÃO EXTERNA DO CADÁVER, REALIZADA NO PRÓPRIO LOCAL DE CRIME em que foi encontrado, relacionando com todos os vestígios relacionados à prática da ação delituosa em busca de esclarecer a natureza da ocorrência.

     Gabarito: E

  • Exame perinecroscópico ---> Realizado por um perito criminal---> Analisa características externas;

    Exame de necrópsia ---> Realizado por um médico legista ---> Analisa características externas e internas.

  • Questão referente à disciplina de criminalística

  • exame perinecroscópico nada mais é do que um tipo de exame de corpo de delito sobre os vestígios extrínsecos realizado pelos Peritos Criminais no local onde há um cadáver, as conclusões do exame perinecroscópico irão ser confrontadas com a necrópsia (exame sobre os vestígios intrínsecos) que será realizada pelo Médico Legista no IML, esta poderá corroborar com o exame perinecroscópico ou contradizê-lo.

    Fonte: Comentários de colegas do Qc

  • 3. EXAME DO CADÁVER

    3.1. Exame do cadáver no local

    Em primeiro lugar, devemos diferenciar o exame perinecroscópico da necropsia. Segundo Gerhard Erich Boehme:

    Significado de Perinecroscópico: Exame realizado por peritos criminais no local de crime. Não deve ser confundido com a necrópsia, que é realizado por médico legista e exame do corpo em seu exterior e interior. O exame perinecroscópico limita-se ao exame externo. Os peritos criminais têm atribuição para exame do local e instrumentos do crime, devendo efetuar o exame perinecroscópico para orientação de seus trabalhos, fotografando o corpo na posição em que for encontrado, bem como todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime, em obediência ao art. 164 do Código de  Penal. Os médicos legistas, por outro lado, efetuam o exame necroscópico, nas dependências do Instituto Médico Legal, por vezes sem ter conhecimento da dinâmica do evento, dos comemorativos ou mesmo dos achados de local. O médico legista tem melhores condições para exame do corpo que o perito criminal que, muitas vezes, examina o cadáver, na via pública e com recursos limitados. Sendo assim, um exame mais detalhado, no IML, venha a revelar ferimentos não observados no local dos fatos, mesmo porque o perito criminal não tem aceso aos ferimentos no interior do corpo. O laudo do Instituto Médico-Legal, baseado no exame no corpo da vítima, deve complementar os exames realizados pelo perito criminal no local dos fatos.

    O perito deve seguir alguns procedimentos nesse exame. O cuidado básico é verificar o conceito de “ destruição da ponte”.  Alguns vestígios são destruídos quando coletados, como uma ponte destruída assim que atravessada. Por isso o cuidado na coleta de informações existente no cadáver.

    Como orientação, deve-se verificar: i) os ferimentos; ii) sinais de violência (intensidade, se fora realizados no local, etc); iii) sinais de luta (essenciais para verificação de possível legítima defesa ou qualificadora de uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, elementos comumente desconsiderados pela autoridade policial na elaboração do relatório do Inquérito Policial); iv) reação de defesa (em complemento ao item anterior); v) vestígios intrínsecos, como sêmen, vísceras, vômitos, salivas, fezes; vi) sangue (informar a forma de produção, se escorrimento, gotejamento, concentração, etc), devendo ser fotografado na forma que foi encontrado. Se possível, identificar se havia sangue do agressor, o que denotaria sinais de luta; vi) vestígios extrínsecos (manchas, pelos, material orgânico, terra, etc); vii) material do agressor (verificar unhas, mãos e órgãos genitais da vítima); viii) observar se relógios, anéis, brincos, cordões, foram arrancados (essencial para a contraposição entre latrocínio e homicídio).

  • a) Orientação do exame

    No exame do cadáver no local, o perito deve seguir as seguintes etapas: i) exame visual, sem tocar no corpo, com registro de todos os vestígios possíveis; ii) exame com as vestes, no qual o cadáver começará a ser movimentado; iii) exame retirando as vestes, devendo ter cuidado para não perder os vestígios. Aqui um lembrete: o morto mantém a dignidade objetiva. Por isso, o isolamento visual do local, para afastar olhares incaltos se faz essencial nessa etapa; iv) exame sem as vestes, essencial para a verificação das lesões, em sua quantidade e qualidade.

    O perito também deve ter uma orientação para a análise do cadáver, sendo recomendado que utilize a sequência: cabeça, pescoço, tórax, membros superiores, mãos, abdômen, dorso, órgãos genitais e membros inferiores.

    b) Exame das vestes

    As vestes dizem muito sobre o crime. Infelizmente, por descuido da autoridade policial na preservação da prova, desaparecem antes de poderem ser exibidas aos jurados em Plenário do Tribunal do Júri. A sequência de análise das vestes é: a) exame das vestes sem tocar no cadáver; b) exame das vestes ao movimentar o cadáver; c) exame das vestes enquanto essas são retiradas do corpo da vítima; e d) exame da cada peça, de forma individual.

    O perito deve observar as condições em que estavam as vestes, principalmente: i) rasgões; ii) orifícios e perfurações; iii) botões arrancados; iv) manchas de sangue (se formados por gotejamento, concentração, alimpadura, respingos, rastro de sangue, indicando que o corpo foi arrastado, etc); v) substâncias estranhas nas vestes; vi) examinar os bolsos (se encontrar valores, registrar na frente de testemunhas, para evitar acusações de subtração pela autoridade policial); e vii) adotar procedimento para que as vestes siga junto com o cadáver para o IML.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/50691/da-pericia-em-crimes-contra-a-vida-parametros-de-atuacao-pelo-ministerio-publico

  • A) ERRADA. O exame pericial do local busca, precipuamente, vestígios que comprovem a materialidade do crime.

    B) ERRADA. A vítima não precisará ser individualizada no local, na verdade isso quase nunca acontece. Geralmente ela é levada ao IML, após a perícia, para a identificação.

    C) ERRADA. Local relacionado é todo o local que pode ter relação com o fato delituoso e onde, por qualquer circunstância, possa haver algum vestígio relacionado ao crime. O que abrange o corpo de delito é o local IMEDIATO.

    D) ERRADA. Para efeitos de preservação, o local do crime é dividido em idôneo e inidôneo.

    E) CORRETA!