SóProvas


ID
2602765
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para o planejamento de um programa de preservação de acervos é necessário estabelecer conjuntos dentro do acervo da biblioteca, que poderão ser objeto de investimentos diferenciados na sua conservação. Hazen et al. (2001) propôs uma tipologia de conservação, em três classes, de acordo com algumas características dos materiais. Assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS.

( ) Os materiais da classe I possuem grande valor econômico e nenhum valor de pesquisa.

( ) O modo primário de preservação dos materiais da classe I é a preservação.

( ) Os materiais da classe II possuem grande valor de uso.

( ) O modo primário de preservação dos materiais da classe II são a substituição ou o reparo.

( ) Os materiais da classe III possuem baixo valor de uso e não têm valor para pesquisas futuras.

( ) Os investimentos na conservação dos materiais da classe III não são necessários.

( ) O programa de preservação das classes I e II requer decisão do gestor local.

( ) O programa de preservação das classes I e III requer um tipo de decisão macro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Atkinson (2001, p. 19-23) apresenta uma tipologia de preservação em três tipos:

    Preservação Classe 1: visa preservar materiais ou grupos de materiais que tem um grande valor econômico. A ênfase no valor econômico não implica obviamente negar que estes materiais tenham valor de pesquisa. Uma vez que o valor de artefato contribui grandemente para o valor econômico de muitos dos objetos de Preservação Classe I, seu modo primário é claramente a restauração. A tomada de decisão crítica é normalmente do tipo macro e o âmbito da decisão é sempre uma operação local.

    Preservação Classe 2: possuem elevado valor de uso. Devido à elevada utilização dos materiais classe 2, o modo primário de preservação tende a ser a substituição ou reparo. O âmbito da decisão é local e o tipo de decisão é micro.

    Preservação Classe 3: tem como função manter para a posteridade materiais de pesquisa de pouca utilização, tendo no microfilme (ou em seus equivalentes) seu modo principal de preservação. O âmbito da decisão é regional/nacional e o tipo de decisão é macro.

    Fonte: ATKINSON, Ross W. Seleção para preservação: uma abordagem materialística. IN: HAZEN, Dan et al. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.