Sobre o modelo de Kuhlthau
Kulthau (1999) afirma que o modelo do processo de busca foi desenvolvido após uma série de pesquisas sobre a experiência e o comportamento de usuários de bibliotecas, e, mais tarde em ambientes de trabalho. Para a autora, as pessoas que buscam informação utilizam muitas fontes de informação em diversas fases da busca e, esse processo gera incerteza para o usuário em distintos momentos da sua busca. Seu modelo para observação do processo de busca de informações prevê as seguintes etapas: início, seleção, exploração e formulação.
Acrescentando...
A análise de conteúdo é usada, desde os primórdios do século XX, para determinar a ênfase relativa ou a frequência de vários fenômenos da comunicação. [..]. Na coleta de dados, a sua fase inicial é quantitativa, com ênfase na tabulação das frequências dos termos contidos no texto. Em seguida, ela torna-se menos rígida, sendo possível a interpretação qualitativa dos dados.
A observação é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:
Espontânea não estruturada;
Observação participante não sistemática;
Observação sistemática.
O Questionário é um dos métodos mais utilizados. Consiste numa lista de questões formuladas pelo pesquisador a serem respondidas pelos sujeitos pesquisados.
Gab. B
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11.pdf