SóProvas


ID
2603116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Existem casos em que a morte ocorre pela constrição do pescoço por um laço que exerce força ativa, ao passo que o corpo da vítima atua de forma passiva. Nesses casos, também é possível que haja obstrução da passagem do ar para os pulmões, compressão dos nervos cervicais e interrupção sanguínea para o encéfalo. Essas informações estão relacionadas à asfixia por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de ar aos pulmões, interrompendo a circulação do sangue ao encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. Nesse tipo de morte, ao contrário do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constrictiva do laço age de forma ativa.

  • A alternativa B está incorreta , pois no enforcamento o corpo da vítima é quem faz a força ATIVA. 

  •  ESTRANGULAMENTO

     

    Nesse tipo de morte, ao contrario do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constrictiva do laço age de forma ativa.

  • Gab. A

     

    O Enforcamento é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência do processo da constrição do pescoço por um laço FIXO, agindo o peso do próprio corpo da vitima como força ativa. É mais comum nos suicídios, podendo, no entanto, ter como etiologia o acidente, o homicídio e a execução judicial.

     

    No estrangulamento ,a morte se dá pela constrição do pescoço por UM LAÇO ACIONADO POR UMA FORÇA ESTRANHA, obstruindo a passagem de ar aos pulmões, interrompendo a circulação do sangue ao encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. Nesse tipo de morte, ao contrario do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constrictiva do laço age de forma ativa.

     

    Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela CONSTRIÇÃODO PESCOÇO PELAS MÃOS, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental

  • Só fazendo muita questão dessa matéria. O laço exerce força ativa... O que eu pensei: Se tinha o corpo da vítima, era essa a força que tinha condão de causar a asfixia. Pensei errado... Pois é o laço exerce a força ativa, diferente do peso da própria vítima - enforcamento - é qualquer força estranha ao corpo da vítima será portanto: estrangulamento... 

  • Estrangulamento= fio, corda ou pano para impedir passagem de ar o corpo da vítima atua passivamente e a força do laço age de forma ativa.

    Esganadura= exemplo o mata leão ou as mãos para impedir a passagem de ar

    enforcameno= é o peso do proprio corpo da vitima usando uma corda

  • Simples: Se o corpo da vítima atuar de forma passiva = estrangulamento Se o corpo da vítima atuar de forma ativa (o peso dela) = enforcamento Isso foi o que conclui das explicações sobre o assunto. Espero ter ajudado.
  • LINDA! PURA INTERPETRAÇÃO.

  • Tipica questao da Cesp

  • SE O PESO DO CORPO DA VITIMA ATUAR DE FORMA ATIVA: ENFORCAMENTO

    SE O PESO DO CORPO DA VITIMA ATUAR DE FORMA PASSIVA: ESTRANGULAMENTO

  • - ENFORCAMENTO geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE.

    Enforcamento pode ser: a) típico- nó está na parte de trás do corpo da vítima ou b) atípico- nó está na parte frontal ou lateral. Pode ainda ser: a) completo: corpo da vítima está totalmente suspenso, não havendo contato com o chão ou b) incompleto- corpo da vítima toca, de algum modo, o chão (seja através do contato com os pés, joelhos, etc).

    -ESTRANGULAMENTO sulco quase sempre múltiplo, profundidade uniforme, contínuo, direção horizontal, sobre a laringe, não apergaminha.

    - ESGANADURA- constrição do pescoço com as mãos em que há impedimento da passagem de ar.

    Sufocação: a) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia.b) sufocação indireta- compressão do tórax

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Questão recente para Médico-Legista!

              Falou em constrição do pescoço de forma ativa, falou em ESTRANGULAMENTO!

    Gabarito: A

  • "Existem casos em que a morte ocorre pela constrição do pescoço por um laço que exerce força ativa, ao passo que o corpo da vítima atua de forma passiva".

    Aqui mata a questão!

  • ESTRANGULAMENTO

    • O PESO DO CORPO DA VÍTIMA ATUA DE FORMA PASSIVA
    • SULCO HORIZONTAL, UNIFORME EM TODA PERIFERIA DO PESCOÇO
    • SULCO CONTÍNUO
    • SULCO DUPLO OU MÚLTIPLO
    • POR BAIXO DA TIREÓIDE

    BIZU: NO CORPO PASSIVO, EU DO O SOCO DUPLO E CONTÍNUO ESTRANGULANDO DE UNIFORME. ANTES DE OLHAR O HORIZONTE E VER POR BAIXO DA TIREÓIDE.

    (INVENTA QUALQUER COISA PRA LEMBRAR)

    ENFORCAMENTO

    • O PESO DO CORPO DA VÍTIMA ATUA DE FORMA ATIVA
    • SULCO OBLÍQUO
    • PROFUNDIDADE VARIÁVEL
    • INTERROMPIDO AO NÍVEL DO NÓ
    • SULCO ÚNICO
    • ACIMA DA TIREÓIDE

  • Essa questão não faz o menor sentido!!

    Segundo a traumatologia, se a lesão ocorre EM DECORRÊNCIA DA AÇÃO DO INSTRUMENTO CONTRA A PESSSOA (Que é o caso do estrangulamento), estaremos diante de um meio ativo!! Até aí tudo bem!!

    Mas porque falar do corpo como meio passivo!! Isso está errado!! Seria passivo se o corpo fosse DE ENCONTRO AO INSTRUMENTO, (Como no caso de enforcamento).

    Questão errada!!!

  • GAB A- Estrangulamento

    No estrangulamento, a morte se da pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de ar aos pulmões interrompendo a circulação do sangue ao encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. Nesse tipo de morte, ao contrário do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constritiva do laço age de forma ativa. O acidente e o suicídio nessa modalidade são raríssimos.

    Sintomatologia: no estrangulamento, os sintomas são variados conforme a sua maneira: lenta, violenta ou continua.

    Normalmente o estrangulamento passa por três períodos: desistência, perda de consciência e convulsões, asfixia e morte aparente. Depois surge a morte real.

    Sinais externos

    a-     Aspecto da face e do pescoço: face se mostra tumefeita e violácea, lábios e orelhas arroxeados, podendo surgir espuma rósea ou sanguinolenta das narinas e boca, língua projetada além das arcadas e extremamente escura, equimoses na face, conjuntiva e pescoço.

    b-     Sulco: quanto mais consistente e duro for o laço, mais consistente é o sulco. Pode ser único, duplo ou múltiplo, se apresenta em sentido horizontal, podendo, no entanto, ser ascendente ou descendente. Sua profundidade é uniforme e não há descontinuidade, verificando a super posição do sulco onde a parte do laço se cruza. As bordas são cianóticas e elevadas, e o leito é deprimido e apergaminhado. Geralmente o sulco está situado por baixo da cartilagem tireóide.

    FONTE: FRANÇA

  • ESTRANGULAMENTO:

    tem laço causador da morte por peso diverso do da vítima. Características: Profundidade: menos profundo - Sulco menos marcado e homogêneo em profundidade (porque não tem nó suspenso, tendo somente uma corda passada ao redor do pescoço). Localização mais baixa – Sulco no estrangulamento é mais baixo, portanto, abaixo do osso hioide, e situada sobre (ao nível) da cartilagem tireoide. Direção horizontal -

    direção do sulco no estrangulamento é horizontal