SóProvas


ID
2603149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de eventos intracelulares e sua correlação com a tecnologia do DNA recombinante, comumente utilizada na genética forense, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Mutação silenciosa ocorre geralmente em genes que estão reprimidos, isto é, que não se expressam. ERRADA - Mutação silenciosa resulta da substituição de uma base do DNA por outra, mas que resulta na codificação do mesmo aminoácido.

    B) Nucleosídio é um composto orgânico constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila), uma pentose (ribose ou desoxirribose) e um grupo fosfato. ERRADA Nucleosídeo = Base + açucar.

    C) Citosina e timina são bases purínicas que apresentam um ciclo aromático. ERRADA São pirimidinas

    D)CORRETA

    E) Devido à instabilidade molecular do DNA mitocondrial, a análise dessa molécula deve ser desconsiderada na identificação de indivíduos em desastre de massa. ERRADA não deve ser desconsiderada, o mDNA  é muito utilizado nesses casos.

     

    GAB: D

  • Vamos analisar as alternativas:


    A questão aborda conceitos de biologia molecular e suas aplicações na identificação humana.


    A) ERRADA. Mutação silenciosa é aquela que dá origem a um códon para o mesmo aminoácido que o anterior à mutação (lembre-se que o código genético é degenerado, ou seja, há mais de um códon codificando o mesmo aminoácido na maioria das vezes). Não tem a ver com o fato de os genes se expressarem ou não.


    B) ERRADA. Nucleosídeo é um resíduo composto por uma base nitrogenada e uma pentose. O nucleosídeo não possui um grupo fosfato em sua estrutura (já o nucleotídeo, sim).  


    C) ERRADA. Citosina e timina são bases do tipo pirimidina, e não púricas.


    D) CERTA. Na metáfase da meiose I, os cromossomos encontram-se duplicados e dispostos na região mediana da célula, ou seja, com quantidade "2n" de material genético. Na fase G1 do ciclo celular, os cromossomos não se encontram duplicados, ou seja, temos "n" de material genético. Logo, a quantidade de DNA na meiose I é, de fato, o dobro da quantidade na fase G1.


    E) ERRADA. O DNA mitocondrial está presente em inúmeras cópias dentro das células (de centenas a milhares). Essa característica faz com que ele seja altamente resistente a degradação, ou seja, resiste a fatores ambientes desfavoráveis (como no caso de um desastre em massa). Dessa forma, a análise do DNA mitocondrial é muito útil na identificação de indivíduos em desastre de massa, contrariamente ao que a alternativa afirma.


    Gabarito do professor: alternativa D
  • Um nucleosídeo é um nucleotídeo sem o agrupamento fosfato.

  • Citosina e timina são bases PIRIMÍDICAS que apresentam um ciclo aromático.