SóProvas


ID
2603503
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os nacionalistas defendiam o desenvolvimento baseado na industrialização, enfatizando a necessidade de se criar um sistema econômico autônomo, independente do sistema capitalista internacional. Os adversários dos nacionalistas sustentavam uma postura de rígido combate à inflação, através do controle da emissão de moeda e de equilíbrio dos gastos do governo.

(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)


O texto refere-se a duas propostas de desenvolvimento econômico presentes e atuantes durante o governo de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954. As duas tendências divergiam, também, quanto

Alternativas
Comentários
  • Com o objetivo de recuperar a economia nacional, Vargas adotou o Plano de Reaparelhamento Econômico que consistiu na organização de políticas setoriais e no desenvolvimento industrial. Dessa maneira, foram disponibilizados capitais para a infraestrutura de determinados setores fundamentais como o rodoviário e a energia. Dentre as principais realizações do segundo governo de Getúlio Vargas estiveram as criações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE (1952), da Petrobrás (1953), e a proposição de criação da Eletrobrás (1954). O governo de Getúlio vargas assumiu um cárater protecionista,o conhecido modelo nacional-desenvolvimentista de substituição de importações.

  • Falou de Vargas, falou da Presença do Estado na Economia. LETRA C

  • Os Nacionalista favoráveis ao papel do Estado na economia. Os antinacionalIstas eram contra a participação do Estado na economia.

  • O Segundo governo de Getúlio Vargas ocorreu de 1951 a 1954, tendo sido ele eleito com uma ampla vantagem de votos em relação a outros candidatos. O período é marcado politicamente pela reconstrução da lógica democrática, regido pela constituição de 1946. Embora existissem em torno de 21 partidos neste período, o jogo político esteve vinculado essencialmente à UDN (União Democrática Nacional), ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e ao PSD (Partido Social Democrático), que congregavam as principais forças sociais da época. No entanto, a grande diferença entre os projetos políticos era a referente ao conceito de desenvolvimento econômico: nacionalista ou antinacionalista.

    A questão proposta, a partir do trecho, pede que seja apontada uma outra divergência fundamental entre as duas correntes, além daquela já apresentada no trecho transcrito.

    A) INCORRETA- A afirmativa apresenta duas ideias que não estão bem relacionadas. Qual a relação entre política industrial e exportação? Aliás, a proposta de industrialização não é para exportação. Além disso, para estimular exportação normalmente desvaloriza-se a moeda nacional. 
    B) INCORRETA- Os nacionalistas pregam exatamente uma maior autonomia em relação ao capitalismo internacional, mesmo que não possa ser total.
    C) CORRETA – Segundo os nacionalistas, cabia ao Estado o investimento maciço em áreas econômicas estratégicas e infra estruturais, base para o desenvolvimento econômico o mais autônomo possível.
    D) INCORRETA- A mobilização da classe operária é um mecanismo dos nacionalistas e a política de controle da inflação normalmente leva ao controle de salários, o que desagrada à classe trabalhadora.
    E) INCORRETA – Normalmente os nacionalistas são acusados de serem a favor de ditaduras mas é preciso não confundir Capitalismo de Estado, com a ação estatal – através do congresso - na economia com um governo autoritário .

    RESPOSTA : ALTERNATIVA C