SóProvas


ID
260365
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Parte da definição da arquitetura de um computador é a especificação do seu sistema de entrada/saída. O esquema de E/S no qual a CPU gasta maior parte do seu tempo em loop, esperando o dispositivo ficar pronto é a E/S

Alternativas
Comentários
  • Informações relevantes em: http://www3.di.uminho.pt/~amp/textos/COA/node9.html#SECTION00920000000000000000
  • Programadas: processador executa todas as tarefas
    Dirigidas por interrupção: processador envia interrupção. Dispositivo gera os dados. Processador busca
    Acesso direto à memória (DMA): Processador gera interrupção. DMA busca no dispositivo e põe na memória para processador usar.


    Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são mais lentos do que o processador. Para que o processador não fique esperando pelos dispositivos de E/S, os sistemas operacionais fazem uso de interrupções, que são sinais enviados do dispositivo de E/S ao processador.
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5ebb6cca-00

    http://regulus.pcs.usp.br/~jean/so/AULA%2017%20-%20Sistema%20de%20Entrada%20e%20Sa%EDda.pdf
  • LETRA C.

    Segundo Tanenbaum(2010,p.213),"O aspecto essencial da E/S programada é que após a saída de um caractere, a CPU continuamente verifica se o dispositivo está pronto para aceitar outro. Esse comportamento muitas vezes é chamado de espera ocupada(busy waiting) ou polling."

    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010- ANDREW S. TANENBAUM

  • Letra C

    Tbém chamada de "E/S Programada" ou "Busy waiting".

     

    As técnicas para acesso aos dispositivos de E/S são classificadas em:


    1) E/S Programada: CPU lê constantemente o status do controlador e verifica se a operação acabou (Busy-waiting). CPU espera até o fim da operação.


    2) E/S Dirigida por Interrupção: CPU é interrompida pelo módulo de E/S e ocorre transferência de dados. A CPU pode executar outras operações.


    3) E/S por DMA (Acesso Direto à Memória): quando necessário, o controlador de E/S solicita ao controlador de DMA a transferência de dados de/para a memória. Nesta fase de transferência, não há envolvimento da CPU. Ao fim da transferência, a CPU é interrompida e informada da conclusão da transação.

  • A operação de entrada e saída controlada por interrupções é mais eficiente que a controlada por programa, pois elimina a necessidade de o processador esperar pelo termino da operação e permite que várias operações de E/S sejam executadas simultaneamente.

    Alternativa: C